Síntese: Neversong - Neo Fusion

Neversong

30 de julho de 2020
Cópia digital da versão de Switch do jogo gentilmente cedida pela Serenity Forge.

Após certos eventos traumáticos, existem vários relatos e estudos nas áreas da psicologia que, para tentar aguentar o peso de traumas e afins, a pessoa afetada começa a criar uma realidade paralela em sua cabeça a partir de percepções, que vão desde mentiras pequenas contadas sobre situações que viveu até mesmo completas distorções de memória que criam momentos que não existiram ou simplesmente aconteceram de forma completamente diferente. Geralmente precisam sim ser analisados e bem resolvidos sob o cuidado de profissionais, mas ao sair deles ou a pessoa afetada irá começar a aceitar o acontecimento e dar seus passos para a melhora ou terá que sentir o duro golpe total do trauma e começar outra fase do tratamento.

Narrativamente, filmes e jogos trabalham esse ponto até que bastante, podendo ser considerado até um tropo de certa forma. Eu gosto muito do episódio de Natal da segunda temporada de Community — animado em Stop Motion — no qual o personagem Abed tem que lidar com seus problemas referentes à data tentando criar uma bizarra aventura natalina inspirada nos desenhos clássicos infantis da época. O ponto que eu quero chegar é: tal recurso narrativo não é inovador e já foi feito e visto muitas vezes. Neversong, jogo sobre o qual escrevo nesse texto, nunca escondeu que faria uso disso.

Embora tenha sim algumas surpresas como as coisas progridem narrativamente, o jogo está totalmente dentro desse tropo e nota-se que ele se sente confortável com isso. Trabalhando a ideia de que os adultos responsáveis por nossas criações são grandes catalisadores para nossos problemas sociais e mentais, o jogo vai tentando mostrar um caminho para o protagonista Peet lidar com o destino de sua namorada ao perceber e pensar sobre todas as camadas possíveis para o acontecimento que é seu grande trauma.

Visuais extremamente exóticos e bizarros lembrando animações de Tim Burton vão dando os tons, cores e formas para a narrativa se desenvolver a partir de uma jogabilidade no estilo metroidvania sem muitas inovações. As poucas mecânicas que adicionam variedade no gameplay, com a física do jogo, se tornam um tanto quanto cansativas e, até em certos momentos, entediantes. Talvez o mais divertido elemento de jogabilidade seja a mais utilizado: o skate. Conquistado pelo protagonista na última área do jogo, é usado pontualmente durante os 40 minutos finais de jogo, deixando aquele gostimho de “quero mais”. 

No fim, é curioso o que o jogo tenta ser. Focado na história por meio de subtexto, talvez tentando inspirar-se em Hollow Knight, Neversong consegue resultados interessantes, mas suas três horas de duração sejam curtas demais para um maior apreciação. Para ser honesto, o que mais me intriga após ter terminado é se este jogo terá mais discussões enriquecedoras sobre o que ele tenta alcançar e o que ele realmente é. Uma experiência bem interessante no fim das contas.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm