Síntese: Of Bird and Cage - Neo Fusion

Of Bird and Cage

27 de maio de 2021
Cópia digital do jogo cedida pela All in! Games.

Algumas ideias são empolgantes. Ao ler a sinopse de livro, filmes e, claro, jogos, a empolgação de encontrar algo promissor anima e nos faz desejar colocar as mãos naquela obra o mais rápido possível. Quando me deparei com um jogo que é contado através de músicas de heavy metal, um álbum jogável, fiquei extremamente animada em vivenciar Of Bird and Cage. E que grande decepção ele acabou sendo.

Com cerca de duas horas para finalizar um dos finais, o jogo conta a história de Gitta, uma jovem adulta viciada em drogas, que deseja ser uma cantora de heavy metal famosa. Ela mora com seu pai alcóolatra e tem um relacionamento com seu próprio traficante. Gitta é então sequestrada por Bres Lupus, um homem misterioso que ela acha que conhece, mas não consegue se recordar.

Cada momento do jogo é embalado ao som das músicas de Gitta — que descrevem a situação e possuem as participações dos outros personagens do jogo. As músicas são ou baladas melódicas pra tentar trazer uma melancolia à cena ou metal pesado para tentar trazer intensidade. A duração da música vai ditar o tempo que temos para explorar os cenários e executar as tarefas.

Apesar de ter um conceito extremamente interessante, Of Bird and Cage consegue ser mediano e falhar em quase todas as suas propostas. Apesar de dizer que as decisões tomadas afetam a história, ela é bem parecida independente da sua escolha, ou seja, vai mudar detalhes que não importam muito para o desfecho. O fato de termos um tempo específico para explorar o cenário também não importa: se executarmos ou não as tarefas, o resultado é o mesmo. Inclusive fiz o teste de não executar tarefa nenhuma e o jogo prosseguiu com tudo já feito, como se eu tivesse sucedido.

As músicas são legais, afinal temos nomes de peso que atuaram na composição das mesmas, mas a história é tão fraca que alguns momentos são cômicos ao invés de trágicos. A música que toca nos créditos é a melhor do jogo todo. Em alguns momentos, a música está contando uma história enquanto temos que jogar e focar no jogo. Precisamos nos concentrar em escapar de um determinado lugar enquanto a música fala por que e onde estamos. Como o tempo é cronometrado, temos que escolher em que focar nossa atenção.

Por fim, o fato da personagem ser viciada em drogas não tem também uma relevância pra história. Se ela fica muito tempo sem usar, começa a alucinar, mas não precisamos nos preocupar em de fato obter as drogas. Parece que foi uma decisão que eles tomaram para trazer uma mecânica mais perturbadora, mas que também não é bem executada.

Of Bird and Cage promete algo inovador, promissor, mas mal executado. Tenta muito entregar algo diferente, mas parece que todas as ideias foram jogadas sem um plano concreto de conexão entre elas. As músicas são o ponto alto do jogo, mas não conseguem salvar o resto.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm