Síntese: Pirates Outlaws - Neo Fusion

Pirates Outlaws

10 de abril de 2023

Eu nunca tinha entendido a diferença entre roguelike e roguelite, eu apenas achava que um era mais difícil que o outro. Nos últimos anos, temos visto uma grande onda de jogos dos gêneros sendo lançados. Para quem não sabe a diferença, Roguelite permite que você progrida na história mesmo morrendo; muitas vezes tendo que morrer para conseguir progredir, como Hades e Dead Cells. Roguelike é muito mais punitivo, fazendo com que você perca praticamente todo progresso que fez durante aquela partida, como Spelunky 2.

Pirate Outlaws é um jogo de cartas roguelike com temática de, isso mesmo, piratas. Nosso objetivo é viajar pelo mar passando por batalhas, eventos e tavernas até chegarmos no boss final. Com jogabilidade bem fácil, o jogo consiste em usar seu deck de cartas para batalhas que você encontra pelo caminho, participar de eventos aleatórios que podem te ajudar ou prejudicar muito e coletar cartas que se complementam e te ajudam a ganhar.

Temos vários personagens que podemos liberar e cada um tem suas características, como por exemplo poder curar vida mas não ganhar escudo, e um conjunto de cartas específicas com o qual começaremos a partida. Cada personagem tem uma quantidade limitada de munições que são usadas para ataques de longa distância e a estratégia do jogador consiste em combinar um deck que seja forte e eficiente para derrotar o chefe final daquele mapa. Ao final de cada partida, ganhamos pontos que serão usados para liberar novos mapas, personagens e modos de jogo.

Vários pontos precisam ser analisados durante a partida. Cada batalha, evento ou local consome “pontos de ação” do seu navio que se acabarem irão consumir sua vida para navegar, então é necessário se atentar ao caminho que você vai escolher. Outro ponto é não ter muitas cartas de ataque de longa distância pois a munição é limitada. Porém, eu senti que seu desempenho numa partida é totalmente influenciado pela sua sorte porque os eventos podem trazer uma batalha inesperada que vai te afetar mais do que esperado, ou fazer você perder uma carta que era crucial para o seu baralho.

Pirate Outlaws

Apesar de ser viciante, Pirate Outlaws pode se tornar maçante porque a progressão é muito lenta. Esses pontos que ganhamos ao finalizar uma run são poucos considerando o quanto é necessário para liberar os personagens ou mapas novos, que é o que traz mais dinamicidade para o jogo. Como não há história no jogo e o progresso consiste em liberar novas cartas que podem ficar disponíveis, se voce não for muito bom pode levar um tempo para conseguir liberar coisas novas.

Pirate Outlaws vem na onda de jogos que existem no celular e depois migraram pro console, como falei no texto de Blocky Farm. Ao contrário deste, Pirate Outlaws funciona muito bem para o console. Ele permite partidas rápidas, é desafiante e apesar de precisar de um grind grande, existe uma progressão plausível no jogo. Além disso, eu achei a arte do jogo bem bonita, apesar de simples (me lembrou Dredge, lançado recentemente) e a trilha sonora te ajuda a concentrar no jogo.

Mesmo parecendo que todo seu esforço possa ser em vão por puro azar durante a partida, Pirate Outlaws consegue ser desafiador e viciante, pelo menos por um tempo. Se você gosta de roguelike, eu recomendo experimentar o jogo e se aventurar mar a dentro.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm