Síntese: Samurai Shodown - Neo Fusion

Samurai Shodown

26 de março de 2021
Cópia digital da versão de Xbox Series do jogo cedida pela SNK via Theogames.

No final de 2017, eu estava voltando de uma visita a São Paulo quando, ao entrar na rodoviária do Tiête, vi em sua livraria um livro laranja que muito me chamou atenção: Musashi, de Eiji Yoshikawa — uma biografia “romanceada” do lendário samurai. Durante a leitura, aprendi muito sobre o bushido e como os samurais lidam com a morte, sobre a elucidação da vida como um todo e filosofias interessantes para serem seguidas. Nada disso tem relação com Samurai Shodown além do fato de que alguns personagens do jogo são samurais, já que SamSho se aproxima muito mais de um anime do que uma história dos guerreiros japoneses.

Eu já joguei bastante Samurai Shodown antes de ele ganhar sua versão para o Xbox Series — eu adoro a versão para PlayStation 4. Seu sistema de combate é diferente da maioria dos games de luta, pois ele não é baseado em combos, mas sim em uma jogabilidade que exige atenção e calma. Cada golpe da espada chega a tirar extremos que chegam a 50% da vida do adversário, então um erro de defesa pode inundar a tela com o líquido vermelho dos jogadores. É divertido e é tenso, características que gosto bastante.

Na versão de Xbox Series, fiquei bem contente em ver que um jogo que já considero bonito conseguiu ficar mais ainda atraente. A iluminação, principalmente em fases que têm água, é algo espetacular. As espadas dos personagens agora contam com diferenças de luz dependendo do momento e do local da fase que estão e as animações parecem ter ganho alguns pontos a mais. Os carregamentos entre telas também estão fantásticos, não passando de 4 segundos para iniciar o jogo. É surpreendente.

Infelizmente, assim como The King of Fighters XIV, SamSho conta com um netcode péssimo e, nas poucas lutas online que encontrei no Xbox, a conexão parecia um slideshow. Tudo bem que o meu Series S não está cabeado, mas isso é algo que espero que a SNK resolva em KOF XV com o sistema de rollback.

SamSho foi lançado originalmente em 2019, mais de 14 anos depois do último título principal da série; abandonou os sprites para entrar no modelo de jogos 2.5D, tão trabalhados pela Capcom na era do PS3 e Xbox 360. O resultado é um jogo fantástico que, por mais que no quesito online não traga muitos benefícios por conta de seu péssimo netcode, localmente ofereceu boas partidas enquanto jogava com meu irmão durante a pandemia.

Fica a recomendação para quem quiser um dos melhores jogos de luta da última geração melhorado para os novos consoles, e também fica registrado que esses upgrades, por hora, só estão presentes no Xbox. Não há nenhuma previsão de que o PS5 receba algo do tipo até o momento.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm