Síntese: Sea of Solitude - Neo Fusion

Sea of Solitude

7 de abril de 2021

Durante apresentação da EA na E3 2018, a CEO e diretora de arte do estúdio Jo-Mei Games, Cornelia Geppert, apresentou de maneira emotiva e aparentemente insegura Sea of Solitude, afirmando basear-se muito em experiências de sua vida pessoal especialmente pelo tema no qual o jogo toca: solidão.

Trata-se de um jogo linear, cuja narrativa gira em torno de uma garota chamada Kay. Você começa à deriva, em um barco, e tem como objetivo buscar a luz em um cenário tomado por sombras e tempestade. Durante sua jornada, Kay se depara com pessoas que tiveram alguma ligação familiar ou afetiva com ela durante a vida e que, de alguma forma, estão representadas metaforicamente por “monstros” dominados por diversos sentimentos negativos ao longo da jornada.

A jogabilidade é simples e, por vezes, precária, já que não é o foco do jogo. Em certos pontos, é necessário drenar formas de sombras para purificá-las a partir de uma mochila carregada pela protagonista. Quanto maior sua mochila fica, mais lento se torna nossa travessia — o que, de alguma forma, irá irritar os jogadores mais exigentes e ansiosos. Essa falta de agilidade e lentidão durante o progresso, porém, se justifica no final do jogo, caso o jogador entenda a mensagem transmitida. Confesso que fiquei bem espantada com tal genialidade quando me dei conta dos profundos sentimentos humanos que o jogo carrega e entrega.

Há diálogos e até questionamentos da própria personagem para si mesma, o que deixa claro todo acontecimento ali implícito e o que ocorreu naquela lembrança. Portanto, não há pontas soltas para além da compreensão básica ou discussões do que poderia ter acontecido ali — o que de certa forma agrada jogadores que preferem desfrutar da experiência sem ter que ficar imaginando teorias.

O jogo me emocionou e me fez refletir que devemos primeiro nos perdoar e estarmos bem com nós mesmo para que possamos transmitir isso ao nosso redor; o ser humano está susceptível a errar, e, por esse motivo, você não pode ser responsável por todo sentimento ruim ao seu redor. O jogo tem aquele final esperado com a redenção de Kay, mas não deixa de ser emocionante durante suas quase 5 horas de gameplay (caso não busque os coletáveis, pouco relevantes para a experiência). É uma metáfora representada de maneira sútil, porém muito forte — deixarei para você, caro leitor, descobrir mais sobre isso.

Sea of Solitute com certeza é um jogo para se ter na biblioteca e ser desfrutado de maneira intensa. Não é um jogo para qualquer público, porém: quem não gosta muito de jogos com foco em narrativo, ficará entediado. Se você gosta de jogos que transmitem bem as emoções, venha ancorar nesse mar de solidão.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm