Entre Stardew Valley e Animal Crossing, os últimos anos da indústria dos videogames tiveram um leve boom com o sucesso de jogos que não tem violência ou combate, focando muito mais em cuidar de fazendas ou cidades com visuais fofos e simular uma vida mais “colorida” que a real. Considerando o período caótico que estamos vivendo nos nossos mundos de carne e osso, a proposta de um jogo desses sem dúvidas pode ajudar psicologicamente muita gente…caso seja divertido.
Não é o caso de Summer In Mara. Embora seus visuais sejam extremamente detalhados, em cerca de 20 minutos de jogo você já irá conseguir cansar do quão conceitual são certas ações e do vai e vem constante de um lado da ilha para outro sem nenhum evento ou mudança aparente além de estar de dia ou de noite. As tarefas que você recebe dos poucos NPCs também são repetidas a exaustão, constantemente fazendo você embarcar em fetch quests que ficam cada vez mais chatas e exaustivas.
O jogo tenta se diferenciar por meio de uma história no meio do cuidado de sua ilha, com vários momentos que gritam clichê e profecias do grande escolhido (você). Se você lê o meu material publicado aqui normalmente, sabe que eu sempre acabo comentando sobre clichês e que não sou tão críticos a eles, caso eles sejam bem executados. Aqui, eles só tornam toda a estrutura e andar do jogo pior e, pelo menos para mim, não fazem sentido algum.
Termino minhas impressões dando um pequeno voto de esperança para Summer in Mara e dizendo que, caso ele não tivesse saído tão próximo de Animal Crossing: New Horizons, eu o olharia com olhos melhores. Infelizmente, ele saiu pouco menos de 3 meses depois, então comparações se tornam impossíveis com algo tão fresco em minha memória — e, com certeza, na memória de tantos jogadores.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm