Síntese: Superliminal - Neo Fusion

Superliminal

28 de julho de 2020
Cópia digital da versão de Switch do jogo gentilmente cedida pela Pillow Castle.

Um dos conceitos da Física mais difundidos em nosso linguajar cotidiano é a Relatividade. De uma forma bem simplista e intencionalmente ingênua, Albert Einstein a explicava dando exemplos sobre como o tempo parece passar de formas diferentes para cada um de nós. Em Superliminal, porém, é o espaço que assume esse caráter relativo e associado a pontos de vista.

Preso dentro de um emaranhado de sonhos e controlando um personagem em primeira pessoa, seu objetivo é sair desse tratamento que se torna cada vez menos terapêutico e cada vez mais bizarro. Isento de super-poderes, você deve estar sempre atento a sua volta e cultivar a experimentação, fazendo uso correto dos objetos realçados a sua volta.

No início de suas aproximadas cinco horas de campanha, Superliminal me remeteu bastante às sensações evocadas em obras como The Stanley Parable e Antichamber. Entretanto, à medida que fui entendendo a mensagem da corporação Somnasculpt (e seus experimentos oníricos manifestados em forma de puzzles), essas primeiras impressões foram se afastando. Apesar de bons desafios e da constante presença de um narrador-observador, o jogo passa longe de ser um primor nos âmbitos metalinguístico e estrutural.

A cópia da cópia de uma cópia. Entendeu a referência?

Entre as operações que podem ser realizadas estão a projeção de elementos sobre superfícies, alinhamento de figuras, replicação, encaixe de padrões e, é claro, reposicionamento de objetos. Coloridos por tons que escurecem gradativamente rumo à conclusão narrativa, os cenários apresentam uma quantidade limitada de recursos — o que também limita o escopo das soluções. Para mim, esse também é o maior defeito do jogo: impedir certo nível de imprevisibilidade e criatividade por meio de ferramentas já apresentadas e (supostamente) internalizadas pelo jogador — por mais que eu entenda que o mundo que se desdobra é controlado por forças externas.

A trilha sonora é bem sutil e se destaca nos intervalos mais contemplativos. A sonoplastia, assim como a sinalização de cores e formas, auxilia o jogador a entender se está no caminho certo por meio de um feedback agradável. Outro ponto importante são os idiomas (que incluem português brasileiro) e a opção de desligar o balanço de câmera, um elemento que pode incomodar pessoas mais sensíveis a movimentos suavemente repetitivos. A versão de Switch, porém, tem seus problemas de desempenho referentes a framerate e carregamentos excessivamente longos.

Não deixe que seus olhos te enganem: mude sua perspectiva para resolver os enigmas.

No fim, Superliminal não se trata de uma obra-prima do gênero, mas encanta em alguns momentos com quebras-cabeças inteligentes e uma mensagem final bem positiva. Resta-nos saber se você quer viver para sempre esse sonho ou acordar para a triste realidade que vivemos atualmente.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm