Enquanto as imagens e descrição me venderam uma experiência estratégia no melhor estilo da série Civilization, bastaram alguns minutos dedicados a Suzerain para perceber que sua proposta é completamente diferente. Sim, temos elementos de estratégia fortes, mas aqui eles são apresentados dentro de uma narrativa densa que se aproxima muito do universo de uma visual novel.
Tomamos controle da presidência de um país em crise no ano de 1954, em um universo alternativo ao nosso. Enquanto todos os nomes são inventados, as situações são bem reais: pressionado por duas grandes potências (uma capitalista e outra capitalista), o jogador precisa lidar com um passado autoritário e com as diferentes pressões e demandas de empresários, grupos de interesse diversos e de países nas proximidades.
Tudo isso é apresentado na forma de longos diálogos, nas quais você deve negociar com outros membros do governo a melhor maneira de conduzir as coisas. É preciso levar em consideração tanto as promessas de campanha que o elegeram presidente quanto as características específicas de cada região do país, o comportamento de outros partidos políticos e o surgimento de crises que fogem de seu controle.
Para ajudar o jogador a navegar por esse universo denso, Suzerain traz uma extensa biblioteca de referências que ajuda a entender (ou lembrar) as características e interesses de cada membro desse universo. Tudo é bastante denso e um tanto complicado de digerir logo de cara, o que torna o começo da experiência um tanto confuso, mas em questão de pouco tempo você consegue entender o que está acontecendo — ao menos de um ponto de vista mais amplo.
No entanto, mesmo uma maior familiaridade com suas mecânicas não elimina o fato de que Suzerain é um jogo “pesado” e que pode se tornar cansativo rapidamente. Há muito para ler, planejar e entender, e os resultados de suas ações demoram bastante tempo até surtir efeito: em outras palavras, o ritmo é deliberadamente lento. Felizmente, a demora para a chegada de consequências é compensada pelo fato de que elas realmente trazem peso à narrativa, muitas vezes de forma inesperada.
Essas características fazem com, ao menos para mim, esse não seja um game que consigo jogar durante longas horas seguidas. Mas, ao tratá-lo como uma “série”, com sessões que variam de 30 minutos a 1 hora, tenho descoberto uma experiência interessante e que funciona bem quando trato cada nova cena como um capítulo individual de minha experiência.
Caso você esteja interessado em um jogo estratégico denso e com doses pesadas de leitura, recomendo dar uma chance a Suzerain — inclusive pelo preço acessível na Steam. No entanto, fica o alerta: o game não possui tradução para o português, então é preciso ter um belo conhecimento do inglês para conseguir se aprofundar em sua história recheada de política, revoluções e confrontos diplomáticos.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm