Síntese: The Stanley Parable - Neo Fusion

The Stanley Parable

14 de fevereiro de 2019

Na coluna Síntese, a equipe Fusion fornece seus rápidos pensamentos sobre um determinado jogo ou assunto.

Mais de cinco anos se passaram desde que The Stanley Parable deixou de ser um mod não-oficial de Half-Life 2 e se tornou um título original pelas mãos dos ousados e criativos Davey Wreden e William Pugh. Este é um daqueles jogos importantes nos quais se discute o quanto a indústria AAA ainda se encontra estagnada em escolhas seguras e previsíveis de game design — além de presentear jogadores com uma conquista um tanto bizarra na plataforma Steam.

Uma conquista que demora cinco anos para ser obtida: crítica e experimentação a todo momento.

Uma conquista que demora cinco anos reais para ser obtida: crítica e experimentação a todo momento.

Com cenários propositalmente desinteressantes e repetitivos, o jogo nos coloca no papel de um funcionário em conflito com sua vida profissional — que ultrapassou os limites da monotonia e estagnação há tempos. Esse tema é refletido na limitada interação que temos com o ambiente ao nosso redor — seja pela falta de curiosidade do personagem ou por estar preso em um loop constante de burocracia e subserviência.

Acontece que a implícita tomada de decisões advinda da jogabilidade in natura começa a ter mais peso quando percebemos que a única voz do jogo, um narrador observador, participa ativamente de nossa jornada, nos influenciando a seguir caminhos previamente determinados (uma analogia ao excesso de eventos roteirizados nos jogos da atualidade). Cada ação do jogador que proponha quebrar a previsibilidade e/ou expectativa propostos pelo narrador serão retrucados com anedotas, questionamentos comportamentais ou até hostilidade.

É importante ressaltar que a intencionalidade lúdica e narrativa de The Stanley Parable não é fazer você correr atrás das melhores escolhas para obter um final correto. Há diversas rotas que convergem em diferentes conclusões, mas é você quem decide onde deseja parar. Como um jogo experimental, o importante é tentar tirar o máximo de proveito de sua ironia e satirização dos paradigmas e manias recorrentes das grandes produções.

Para a esquerda ou para a direita? Eis a questão.

Para a esquerda ou para a direita? Eis a questão.

Como minha intenção não é estragar a experiência alheia, não vou me ater em discutir o que cada uma das muitas rotas que percorri efetivamente representou para mim. Com um gameplay que pode durar em torno de 15 minutos ou se estender por algumas horas ao longo de “jogadas” distintas, The Stanley Parable me cativou bastante com sua quebra de expectativas e diálogo diretamente direcionado ao jogador propriamente dito.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm