The Touryst foi o primeiro jogo que terminei no Xbox Series X. Eu comecei a jogá-lo simplesmente porque era um dos poucos jogos disponíveis no Xbox Game Pass já otimizado para o novo console, mas me cativou o suficiente para ir até o fim.
O jogo chama imediatamente a atenção pelos visuais, formados por voxels que geram a estética “3D pixel art”. Além disso, a iluminação e efeitos de câmera são vibrantes, aspectos recorrentes da desenvolvedora Shin’en. Mesmo considerando os aspectos bidimensionais do jogo, há bastante charme nas texturas. Curiosamente, também foi o primeiro jogo que me fez apreciar o modo 120 fps do Series X, oferendo extrema fluidez no controle da câmera.
Tanto visualmente quanto em alguns sentidos de narrativa e exploração, The Touryst me lembrou muito FEZ, já considerado um clássico indie marcado pelos segredos escondidos em diferentes pontos de vista e desvendados pela comunidade. Ambos brincam com a relação entre o 2D e o 3D, e começam com uma premissa extremamente simples que, aos poucos, revela a verdadeira natureza de suas histórias. The Touryst não vai tão a fundo quanto o jogo independente de 2012, até por ser bem mais curto, mas a influência está ali.
Talvez o aspecto mais cativante de The Touryst é que ele constantemente apresenta novos estilos de jogabilidade. A campanha principal envolve adquirir núcleos de energia em templos misteriosos em diversas ilhas, mas nesse processo conhecemos uma grande diversidade de habitantes e turistas, quase todos nos apresentando algum tipo de missão. Assim, side quests e minigames formam o corpo do jogo tanto quanto a missão principal.
Os minigames talvez foram o que mais me empolgaram. Eles envolvem surfar, pilotar um drone, canoagem, mineiração e até um arcade com suas próprias homenagens a jogos como F-Zero. Sempre que eu achava que já havia visto tudo que o jogo tinha para oferecer, mais alguma coisa aparecia para me surpreender.
The Touryst é compacto, mas cheio de momentos memoráveis, e é recomendável para qualquer jogador que curte indies criativos no Switch. Aliás, é também download obrigatório para assinantes do Xbox Game Pass.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm