Sempre encarei os jogos da série Total War com certo receio. Meu irmão, um ávido jogador de games de estratégia que achava Civilization simples perto de outros títulos de sua biblioteca, sempre destacou a franquia comandada pela SEGA como um exemplo de batalhas complexas e de exigência de um gerenciamento inteligente de estratégias de combate.
Assim, encarei com um pé atrás a missão de jogar a remasterização de Total War: Rome Remastered — e confesso que não sabia se daria conta a partir dos meus conhecimentos mais voltados à estratégia em tempo real (como StarCraft). Felizmente, bastaram algumas horas com a versão atualizada para apreciar os gráficos atualizados e algumas das melhorias de qualidade de vida que tornam ele um pouco menos exigente.
Aqui, o foco certamente são os combates, nos quais centenas de unidades se digladiam em campos de batalha. Contando com um esquema “pedra/papel/tesoura” de forças e fraquezas, o game desafio o jogador a dominar questões como posicionamento e estratégia para conseguir vencer sem apelar necessariamente para a simples força bruta — que claro, pode entrar em jogo, mas vai exigir mais recursos.
Confesso que ainda explorei pouco dos sistemas de combate, mas já consegui perceber que, com uma estratégia inteligente, há como vencer inimigos supostamente mais fortes controlados pela IA. Quem não tem a paciência ou o desejo de explorar essa profundidade sempre pode resolver os confrontos de forma automática, que geralmente resultam em um número maior de baixas (e costumam poupar a vida de seus inimigos, o que pode cobrar seu preço posteriormente).
Quando você não está no campo de batalha, precisa dedicar seu tempo a gerenciar seu império crescente. Tal qual acontecia na Roma antiga, o método de sobrevivência mais eficiente é apostar na constante expansão de seus domínios — o que traz em si seus desafios. Além de manter a população feliz, você precisa investir em obras de infraestrutura e no treinamento de novas unidades para expandir seu exército.
No entanto, não basta simplesmente criar o máximo de unidades possível para garantir a vitória. Qualquer cidade deixada desprotegida pode ser alvo de ataques externos e revoltas, e forças que não possuem um general ou comandante perdem eficiência e poder no campo de batalha. Assim, Total War: Rome “pune” jogadores muito ávidos por se expandir rapidamente, obrigando-os a também explorar a parte de gerenciamento se quiserem manter-se vivos no campo de batalha.
Nesse aspecto, o título se assemelha muito à série Civilization, mas de maneira menos profunda. Sim, você pode apostar em atos diplomáticos e em espiões para vencer, mas não há tantas árvores de pesquisa ou opções além do combate, que acaba sendo o foco aqui — a vitória é resultado da conquista militar, e não há como “fazer as pazes” com os gauleses e tentar dominá-los através da expansão cultural, por exemplo.
Mesmo com essa característica mais focada, Total War: Rome Remastered ainda é um jogo que vai exigir um bom tempo. Uma única partida pode durar facilmente mais de 10 horas, e mesmo o novo tutorial exige pelo menos uma hora para ser finalizado. Isso porque a remasterização agiliza algumas áreas do gerenciamento, oferecendo acesso mais rápido às unidades espalhadas pelo mapa e oferecendo diversas sugestões de como agir nos próximos turnos — tornando o jogo mais recomendável que sua versão original.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm