Síntese: Tunche - Neo Fusion

Tunche

17 de novembro de 2021
Cópia digital da versão de PC do jogo cedida pela HypeTrain Digital.

É sempre interessante quando um jogo traz alguma mitologia ou história diferente. Apesar da floresta Amazônica já ter sido cenário para diferentes jogos, combiná-la com a mitologia peruana é algo que só vi em Tunche.

Este é um jogo que mistura beat’ em up com roguelike e nos faz acompanhar a história de quatro aprendizes de xamã que precisam proteger a floresta do Tunche. O jogo possui uma rica história, contada na forma de quadrinhos, que nos ajuda a entender o passado de cada personagem, o que está acontecendo e, é claro, quem é esse tal de Tunche.

Por ser um roguelike, como esperado, a história vai progredindo conforme vamos falhando nas tentativas, liberando novas mecânicas. Há 5 personagens que podemos escolher para jogar, e cada um conta com sua possível combinação de habilidades e poderes, background e personalidades únicos.

Tunche possui um sistema de luta bem descomplicado: podemos dar um ataque simples, soltar um poder, pular e jogar os inimigos para cima. A criatividade e combinação desses golpes vão gerar uma avaliação para aquela fase e, quanto maior sua nota, melhores suas recompensas no final. Existe uma boa diversidade de inimigos e chefões — algo que torna a jogatina interessante no começo —, porém o desenrolar do jogo em termos de progressão pode afastar bastante nosso interesse no jogo.

É esperado de jogos roguelike que a progressão só aconteça no término de cada run, porém em Tunche as recompensas são poucas em relação ao “preço” das melhorias. Mesmo uma ótima run, com pontuações altas e recompensas maiores, não é o suficiente para melhorar consideravelmente suas habilidades. Não gosto de comparar jogos mas, quando pensamos em Hades, a progressão acontece quase que perfeitamente e isso torna o jogo viciante. Em Tunche, esse desequilíbrio no sistema de recompensas pode se tornar um problema para jogadores menos acostumados com esse estilo de jogatina.

Porém, para mim, as outras características do jogo tornam ele muito bom para ser jogado. A arte maravilhosa, a trilha sonora muito bem criada e a história contando o folclore peruano faz de Tunche uma experiência cativante para um roguelike diferente.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm