Síntese: XEL - Neo Fusion

XEL

15 de maio de 2023

Por mais que a primeira vista possam existir menos jogos ao estilo de The Legend of Zelda do que sugiriria o atual e enorme sucesso da série, a influência do rei dos jogos de aventura é sentida por aí aos montes. XEL propõe uma jornada bem pautada em conceitos da franquia da Nintendo: desde a forma como conseguimos novos itens em alguma dungeon podendo resolvê-la e depois interagir com outros espaços, passando pelas chaves encontradas nos “calabouços” que podem abrir alguma porta, até a utilização do tempo como mecânica e temática.

Também existem alguns acenos ao tempo mais moderno a partir de Breath of the Wild. De qualquer forma, o título devidamente nomeado XEL não esconde sua influência. Dessa maneira, entrega a ideia de maneira competente, ainda que sem muito que o faça se destacar.

A protagonista Reid chega a XEL

Veja, conseguimos alguns itens, desde um “grapling hook” até um lança chamas, que além de ajudar na progressão e exploração também podem ser usados em batalha. Destes, o mais interessante é o martelão. Com ele podemos enfraquecer inimigos de um determinado tipo, além de atacar em área e quebrar vidros com o abalo. Também gosto da mina de eletricidade, com ela resolvemos os puzzles mais interessantes.

Também existem chefes aqui e ali e, naturalmente, vencê-los demanda a utilização desses novos poderes adquiridos a partir dos equipamentos. Para fortalecer a protagonista, Reid, é importante explorar e coletar os corações para aumentar HP e os frutos para aumentar stamina. Vencer inimigos e destruir caixotes nos dá acesso a espólios utilizados na melhoria da arma e dos equipamentos, e também no processo de cozinhar.

A mecânica do tempo em XEL

XEL se passa em uma estação espacial uns tempos após uma catástrofe e declínio do local. Vemos lixo por toda parte, e aos ambientes esperados de uma campanha do tipo (floresta, lagos, deserto, áreas geladas e vulcões) somam-se estações científicas e um bom tanto de ruínas de construções mais tecnológicas. A trama passa por lidar com os sobreviventes e descobrir o que rolou nesse lugar, enquanto Reid busca resgatar sua memória e entender o motivo de ter seus poderes.

O principal destes é a capacidade de acessar, em lugares bem específicos, aquele espaço no passado. Isso é utilizado para progredirmos nas “dungeons” e resolver alguns quebra-cabeças espaciais. O combate também parte de uma espécie de Z-targeting e, em geral, é bastante restrito. Não existem muitas opções para além de um único combo de espada, um parry e a utilização dos itens de progressão. Não ajuda que é tudo um pouco travado e não muito empolgante.

XEL, tela de batalha

Para além de ser um jogo pouco empolgante em sua execução, XEL traz problemas substanciais de performance. São bastante comuns quedas bruscas de frame-rate e também do tempo de cada quadro na tela. Existem bugs aqui e acolá, como áreas que não carregam e demora excessiva para abrir baús ou salvar.

Como uma curta aventura ao estilo mais clássico de Zelda, XEL consegue se justificar e entrega uma campanha de cerca de 4 ou 5 horas razoavelmente divertida. Infelizmente mesmo isso é puxado para baixo pela performance do jogo.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm