Assim como o simpático One Day Better, que comentei sobre aqui no site uns dias atrás, UVSU é outra curta experiência feita para a Game Jam do popular canal Game Maker’s Toolkit. O tema da Jam era “papeis trocados/reversos”, e neste aqui a ideia é a própria pessoa que joga ser o principal obstáculo, mas também e/ou ajuda para passar de um estágio.
Isso rola pois nossos avatares tem iterações, e cada uma precisa lidar com a repetição dos movimentos da(s) anterior(es). Na primeira temos total controle, podendo andar pular e soltar projéteis. Mas assim que chegamos no objetivo, uma “sombra” que irá repetir tudo aquilo que foi feito pela primeira. A próxima iteração volta a ser uma que temos total controle, porém precisamos lidar com os movimentos gerados lá na primeira e com nosso primeiro “eu” como obstáculo.
É bem mais simples na prática em relação ao que foi explicado aqui. Os estágios vão apresentando novos cenários, com mais iterações para “enfrentarmos”, com desenhos que obrigam diferentes soluções, além de em alguns espaços termos uma marcação de onde vão surgir as iterações. A versão mais compacta e atual do jogo já possui um número bacana de fases com interessantes variações em suas propostas e desafios.
Em alguns estágios nosso “eco” não funciona apenas como obstáculo, mas é necessário para podermos ativar alguma coisa na tela e progredir com nossa iteração atual, fazendo da relação uma de perigo mas também de necessidade no progresso do estágio.
O mais legal é que UVSU terá uma versão estendida, visto que a ideia agradou tanto durante a Game Jam, quanto vem conquistando entusiastas para além dela. UVSU pode ser jogado gratuitamente em sua versão tal qual para a GMTK Jam 2023 no itch.io de forma gratuita e via navegador, caso desejado. O jogo também está com uma página na Steam para sua futura versão estendida.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm