A tempestade não parava, e eu estava com minhas mãos no bolso tentando me proteger do frio enquanto via meus marinheiros tentando mudar o curso do navio para uma rota aparentemente mais tranquila. O casco já contava com rachaduras, e o vômito de Jonathan, recém-falecido, ainda manchava o caminho até minha cabine.
A chuva continua caindo. Tive um sonho na noite anterior que me fazia pensar como toda essa experiência seria simulada no futuro em máquinas estranhas e tecnológicas, com alguns falando que ela era parecida com “FrostPunk”. Não entendi nada e só fiquei pensando em como desde aquela fatídica manhã em que perdi meu capitão e a Temperance, nosso navio, ficou preso naquela parede de gelo, a esperança parece ter abandonado meus olhos.
Terem me escolhido como o líder tem me causado dores de cabeça. Recentemente, na busca de suprimentos, decidi utilizar um dos membros da parte de engenharia da nossa tripulação, e ele acabou morrendo antes de conseguir fazer qualquer coisa. Erro craso, que afetou toda a moral da equipe e ainda fez seus olhares para comigo se tornarem mais críticos, principalmente os vindos dos colegas do homem morto.
Das 35 semanas em potencial que levaremos para ser resgatados, vivemos dez. A esperança de completar nosso objetivo, achar o navio Viscount e sua tripulação, há muito já morreu. Só queremos sobreviver, e não acho que eu seja capaz de liderar essa tripulação para este objetivo.
Quanto mais penso nisso tudo, mais parece que a loucura do desespero começa a tomar conta da minha mente. Parece que enxergo em uma espécie de árvore de habilidades futuros escondidos, que caso eu tivesse tomado certas decisões poderiam ter ocorrido. Não sei o que eles reservam, mas só a existência deles parece cada vez mais perfurar minha cabeça.
Também tenho a sensação que muitas vezes eu repito meus dias, mudando alguma decisão simples que poderia afetar todo o futuro da tripulação por saber, de alguma forma, que se a alteração não ocorresse tudo poderia se tornar muito mais díficil.
As vezes a sensação é que há alguém me controlando. Que eu não passo de estatísticas em uma brincadeira insana, e que essa pessoa pode voltar atrás e repetir momentos de minha vida ao seu bel-prazer. Isso me incomoda, mas sigo.
Nesta décima semana eu preciso de comida – e, Deus me perdoe, a morte recente de alguns marinheiros fez com que a quantidade necessária para nossa sobrevivência seja bem menor. Talvez essa noite, se a expedição que estou planejando der certo, eu consiga dormir sem sentir fome.
Eu sabia que a missão não seria fácil, mas nunca pensei que tantos corpos estariam em minha bagagem durante ela. Pode ter sido uma infelicidade, mas sigo tentando. Dos oito membros principais de minha tripulação, poucos me aceitam, e vejo que além da sobrevivência de recurso, posso logo ter que enfrentar a revolta deles. Não quero pensar nisso, mas talvez nunca mais veja Londres mesmo que a Temperance consiga voltar para o porto.
Enquanto escrevia isso, recebi a notícia que dois de meus marinheiros estão com queimaduras pelo frio críticas. Infelizmente, só temos recursos para atender um deles – e para mim a decisão é simples. Quem provou sua lealdade a mim sobreviverá, enquanto aquele que não concorda com minhas práticas terá que ser mais uma das perdas das viagens. Talvez pareça algo muito tirano, quase que como se eu fosse um rei, mas a verdade é que no fim, embora toda essa tripulação esteja sobre minha responsabilidade, eu quero sobreviver também por mim mesmo.
Só espero que caso eu chegue a Londres, eu possa conviver com meus pecados.
Diário de Robin Shaw, semana 28 de 52.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm