Análise: Mario Kart 8 Deluxe: Booster Course Pass - Wave 2 - Neo Fusion
Análise
Mario Kart 8 Deluxe:
Booster Course Pass - Wave 2
11 de outubro de 2022

Mario Kart 8 Deluxe recebeu a segunda parte (de oito prometidas ao todo) do seu DLC, agora chamado de Booster Course Pass – Wave 2. Sim, conteúdo adicional para uma versão melhorada de um jogo que já tinha recebido pistas, veículos e personagens vendidos à parte.

Nós publicamos a análise do Booster Course Pass – Wave 1 aqui no Neo Fusion e concluímos que, até aquele momento, não valia a pena adquirir o pacote de DLC. Será que agora, com a adição de oito pistas ao catálogo que já conta com 56, a opinião mudou? Infelizmente não será desta vez! Continue a leitura para entender por quê.

Tour New York Minute

Personagem na linha de largada em uma rua; prédios à frente e dos lados; céu noturno.

Cenário inicial de Tour New York Minute: bons visuais para smartphones, mas não para o Switch.

A referência a “um minuto” se encaixa bem para esta pista, que, como qualquer outra do Mario Kart Tour, é bem curta. Além do seu comprimento, outra característica das pistas de MK Tour é ter variações de caminhos a cada volta, passando por trechos por onde não se passou antes.

Parte da pista dentro de uma floresta, com algumas árvores em primeiro plano e, ao fundo, prédios com luzes acesas.

Toda Tour New York Minute tem visuais simples.

A Nintendo colocou vários pontos molhados no chão, que dão um efeito legal com os reflexos. As construções também são bem iluminadas, dando um bom contraste com a noite de Nova Iorque. Mas, tal qual já vimos em outras pistas do Tour, os objetos do cenário são feitos com uma baixa quantidade de polígonos e detalhes, além das texturas fazerem tudo parecer feito de plástico, da grama aos prédios.

SNES Mario Circuit 3

Linha de largada do circuito; montanhas verdes ao fundo; blocos coloridos indicam os limites da pista.

Pouco mudou desde que SNES Mario Circuit 3 foi refeita para o Mario Kart Wii.

Esta pista do Super Mario Kart — o primeiro da série, para o Super Nintendo — já tinha sido (muito bem) recriada para o Mario Kart Wii, lançado em 2008. Maior, larga o bastante para caber 12 corredores e vários itens espalhados pelo asfalto, SNES Mario Circuit 3 não mudou muito para chegar ao Nintendo Switch.

Comparação entre SNES Mario Circuit 3 (acima) e SNES Donut Plains 3 (abaixo).

Pode não parecer, mas as duas são pistas tiradas do mesmo jogo, Super Mario Kart. Mas apenas uma foi lançada como parte do Booster Course Pass.

Exceto por alguns poucos detalhes visuais, como blocos suspensos em algumas curvas, o circuito está exatamente igual, incluindo o plano de fundo com as montanhas verdes de Super Mario World (jogo do Mario para Super Nintendo). A impressão é que se trata de um jogo de Nintendo Wii em alta definição, trazendo consigo detalhes aceitáveis… na segunda metade dos anos 2000.

N64 Kalimari Desert

A largada de N64 Kalimari Desert; montanhas de ambos os lados; curva à esquerda.

A vantagem de N64 Kalimari Desert é ser um deserto, então não há muito o que criticar.

Esta é uma icônica pista do Mario Kart 64, com cenário de deserto e com um trem que a corta e é bem-sucedido para atrapalhar os corredores em ao menos uma das suas três voltas. Foi recriada e bem adaptada para Mario Kart 7, do Nintendo 3DS. Depois de ter saído em Mario Kart Tour sem mudanças significativas, volta a aparecer no Booster Course Pass — Wave 2.

O desenho criado em MK7 adicionou à pista seções opcionais de planador, que podem servir como bons atalhos. O ponto alto fica para a segunda volta, que traz uma mudança de percurso obrigatória: agora os corredores precisam passar por dentro do túnel do trem, podendo inclusive competir com ele por espaço. A mudança é tirada de MK Tour, mas neste caso é positiva por ser algo novo para a série.

Colagem entre dois momentos de N64 Kalimari Desert: em cima o desvio, embaixo a entrada do túnel, com o trem saindo dele.

Em cima, o desvio na pista. Embaixo, o trem deixa pouco espaço para que os corredores passem pelo túnel.

Contudo, como não houve modificações na pista, o espaço disponível entre o trem e as paredes do túnel é pequeno, sendo mais fácil que o jogador colida com algum vagão do que com itens deixados por outros personagens. As texturas são simples e os objetos do cenário são pouco detalhados, mesmo as montanhas do deserto.

DS Waluigi Pinball

Largada de DS Waluigi Pinball; túnel logo em seguida.

DS Waluigi Pinball é um show de cores!

Esta é a pista mais bonita do DLC até o momento, considerando as duas ondas. Sim, os gráficos deixam a desejar, com aquelas texturas que fazem tudo parecer feito de plástico e objetos com geometria simplificada. Contudo, a direção artística pesa bastante para beneficiar este circuito.

Original do Mario Kart DS, Waluigi Pinball foi refeita para o Mario Kart 7, aparecendo depois no MK Tour e, agora, em Mario Kart 8 Deluxe. A pista é adorada desde a sua primeira aparição, o que justificaria poucas modificações desde sua versão de Nintendo 3DS, mas poderia ficar ainda melhor se as características do Mario Kart do Wii U/Switch fossem consideradas.

Parte final de DS Waluigo Pinball, com muitas luzes coloridas e uma estátua de Waluigi ao fundo.

As cores causam uma ótima impressão, mas a pista em si parece feita de plástico.

Ainda assim, é uma pista bonita de se ver, graças às luzes neon, reflexos e à figura de Waluigi ao final. Um intenso show de cores!

Tour Sydney Sprint

Larga de Tour Sydney Sprint, com a Casa de Ópera da cidade ao fundo.

Tour Sydney Sprint mostra cartões postais da grande cidade australiana.

A esta altura, já estão ficando repetitivas as críticas às pistas do Booster Course Pass e, principalmente, àquelas originais do Mario Kart Tour. Tour Sydney Sprint é curta como as demais, com texturas das mais simples e que fazem o jogo se parecer como uma remasterização tirada direto do Nintendo Wii ou do Nintendo 3DS. A bonita cidade australiana poderia ser muito mais bem representada, caso os gráficos estivessem à altura da capacidade do Nintendo Switch.

Quatro imagens de Tour Sydney Sprint.

Na imagem superior esquerda, uma curva que daria um bom atalho, mas por algum motivo isto não é possível; nas demais, a “beleza” da pista.

Ainda que a Casa de Ópera de Sydney e a Ponte do Porto, dois grandes cartões postais da cidade, não sejam tão impactantes no jogo, ao menos o tom alegre da música utilizada para a pista faz valer a pena umas voltas.

GBA Snow Land

Largada de GBA Snow Land; o cenário é gelado, com tons azulados; o céu é cor de rosa.

A primeira pista de neve do Booster Course Pass, mas não a primeira oportunidade perdida pela Nintendo. Desnecessário falar que os visuais passam longe do esperado, mas ainda é relevante o descaso que a Nintendo teve com seu próprio jogo. GBA Snow Land, original do Mario Kart: Super Circuit, tem uma curva com uma grande poça de água que atrapalha os corredores desatentos.

Diferentemente do que foi feito em GCN Sherbet Land, aqui a Nintendo resolveu não fazer nada, ao invés de colocar toda uma seção de pista debaixo da água, o que a tornaria mais interessante. O resultado é que, das 16 pistas já lançadas do DLC, nenhuma possui qualquer trecho subaquático.

Wii Mushroom Gorge

Largada de Wii Mushroom Gorge.

A pista não sofreu modificações em relação ao lançamento original, em Mario Kart Wii.

Se o Nintendo Wii fosse um videogame com a capacidade de gráficos em alta definição, assim seria um jogo lançado para ele. Wii Mushroom Gorge é uma pista ótima, com bastante variação (com retas, curvas e partes pelo ar), e que também não recebeu modificações desde seu relançamento em Mario Kart 7.

Parte de dentro do túnel de Wii Mushroom Gorge, com vários cogumelos gigantes onde o corredor pula ao encostar.

Este é o cenário mais bonito que Wii Mushroom Gorge tem a oferecer.

Se em 2008 estes visuais pareceriam de ponta, hoje são elogiados apenas se a finalidade for rodar o jogo com fluidez em celulares e tablets… e é justamente isso o que a Nintendo fez, sem levar em conta que o Switch é uma máquina própria para rodar jogos.

Sky-High Sundae

Largada de Sky-High Sundae, dentro de um grande cubo de gelo; fora do gelo, um sorvete de casquinha parece estar suspenso no ar.

A pista “inédita” passa longe de empolgar.

Quando do anúncio da data de lançamento do Booster Course Pass — Wave 2, a Nintendo destacou que uma das oito pistas que seriam disponibilizadas seria nova, não retrô. Sim, porém apenas por uma questão de dias, já que pouco após o lançamento deste pacote Sky-High Sundae chegou a Mario Kart Tour, indicando que para este jogo o circuito foi originalmente pensado. O que não seria, por si só, algo ruim, não fosse a falta de nexo com o material original.

Colagem de duas imagens; na de cima, o momento anterior a um salto; em baixo, um momento posterior; não se vê o chão onde o kart aterrissará.

Em cima, a visão de antes do pulo; em baixo, a visão depois do pulo. Cadê o chão?

Após receber duras críticas pela falta de seções com anti-gravidade na Wave 1, já que esta é a grande novidade na jogabilidade de Mario Kart 8, a Nintendo “resolveu” o problema na Wave 2: colocou o recurso em uma pista inteira — e apenas nela. Os visuais não se destacam, e o pior fica mesmo para o desenho do percurso, que possui ladeiras íngremes com saltos em seus picos, e a câmera do jogo não permite que o jogador veja onde está o chão, de forma que se torna comum a queda no precipício, principalmente quando há vários jogadores.

Propaganda enganosa

Após o segundo lançamento neste DLC, a conclusão óbvia é a de que a Nintendo não foi totalmente honesta quanto ao que se deveria esperar do Booster Course Pass. Melhorias foram, sim, feitas, mas devido ao histórico de Mario Kart 8 desde 2014, com pistas incríveis e DLC no mesmo nível — como já explicamos na análise da Wave 1 —, o mínimo que uma empresa como a Nintendo deveria entregar era um trabalho grandioso. Não aconteceu.

Percebe-se certo esforço da dona do Switch em melhorar os visuais da Wave 2 em comparação à Wave 1. No entanto, ainda é um esforço minúsculo, visto que todas as 48 pistas presentes inicialmente em Mario Kart 8 Deluxe possuem não só gráficos muito melhores, como também possuem uma direção artística diferente do que é entregue com o Booster Course Pass.

Ao anunciar que o espetacular Mario Kart 8 Deluxe receberia, por DLC, 48 pistas lançadas originalmente em jogos anteriores da série, o mínimo que se esperava era algo do nível Wii Wario’s Gold Mine ou 3DS Neo Bowser City, que possuem ótimos visuais. A Nintendo, claro, sabia da expectativa dos fãs, mas não esclareceu que na verdade se tratava de um port de pistas do Mario Kart Tour. Ou seja, todas as 16 pistas lançadas até o momento foram feitas para o jogo de plataformas móveis e, só então, transportadas para funcionarem no jogo de Switch.

Ao não deixar claro desde o início do que se tratava, a Nintendo pode ter induzido a erro muitos consumidores. O que chamamos, justamente, de propaganda enganosa. No fim, fica a pergunta: onde está a tão elogiada genialidade da Nintendo? Porque no Booster Course Pass que não é!

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm