Uma nova semana, um novo metroidvania indie. Em um gênero repleto de jogos bons, ótimos e excelentes, o grande desafio de cada desenvolvedor é encontrar uma maneira de se distinguir. Nesse sentido, Billy Basso, o desenvolvedor único de Animal Well, cumpriu a missão excepcionalmente bem. Temos aqui um exemplo de jogo que não é tímido de mostrar as raizes de suas influências, ao mesmo tempo que cria novas e surpreendentes combinações de seus elementos.
Este é um jogo de mistérios, sobre mistérios, repleto de mistérios. Tentarei ao máximo evitar descrevê-los de forma além do superficial mas se você quiser, como eu quis, uma experiência completamente às cegas, recomendo ir jogá-lo imediatamente. Animal Well é um jogo especial como poucos outros, e raramente temos a oportunidade de jogar algo assim com a cabeça livre de expectativas.
Começamos o jogo chocando de nosso ovo e rapidamente estamos a explorar um mundo escuro e opressor, mas também colorido e simpático. Com efeitos de iluminação que eu nunca vi antes em um jogo de pixelart, os visuais foram a primeira coisa que chamam a atenção. Acho que isso não se traduz bem em imagens estáticas, porque a magia está nos movimentos. Luzes e sombras interagem de formas que não apenas são bonitas em nossas telas, mas também incorporam-se à jogabilidade e mistérios do jogo.
Cedo no jogo, quando adquirimos o mapa, descobrimos quatro marcadores em formato de fogo que dão uma ideia dos caminhos que podemos seguir. Esta é a primeira camada do jogo, aquela mais parecida com um metroidvania tradicional. A busca pelas quatro chamas é divertida e uma experiência completa por si só, deixando pouco a desejar. O jogo naturalmente incentiva não-linearidade e, graças a habilidades com usos múltiplos, frequentemente podemos abusar de uma para evitar a necessidade de outra.
Já falei em um texto sobre The Witness o quanto eu admiro um jogo que consegue explicar mecânicas complexas de forma não-verbal. Enquanto a obra de Jonathan Blow é, de certa maneira, um exercício para demonstrar como isso é possível, Billy Basso cumpriu o dever de casa e implementou o game design de forma silenciosa e intuitiva. Há uma discussão a ser tida comparando a estrutra com a de Metroid Dread, um jogo que também nos guia silenciosamente, mas de forma mais pesada e visível. No fim das contas Dread é um jogo linear que oferece uma ilusão de exploração, pelo menos no primeiro contato. Por outro lado, Animal Well se assemelha a The Witness dando ao jogador uma liberdade maior desde o início, mesmo que isso nos permita acessar áreas e desafios que estão além do nosso alcance.
É um respeito pela inteligência e autonomia do jogador que jamais veremos em um título destinado ao mercado em massa. Estou curioso para colocar o jogo nas mãos de alguém com pouco costume de videogames para ver como os meus vieses de gamer naturalmente afetaram meu progresso. Sinto que alguns desafios de plataforma exigem destreza demais, mas ao mesmo tempo pode ser que eu tenha encontrado soluções alternativas justamente porque tenho a destreza necessária para aplicá-las.
Assim como The Witness e outros jogos deliciosamente misteriosos como Fez e Tunic, atingir os créditos de Animal Well significa apenas um risco na superfície do jogo. Com elementos de interesse espalhados por quase todos os cantos do mapa, o jogador curioso se sentirá compelido a continuar explorando. A própria temática e estética do jogo parece ser um mistério a ser resolvido. Talvez se fosse só por mim eu me daria por satisfeito e concluiria meu tempo com o jogo um pouco depois disso.
Mas a experiência que estou tendo, e que quero aproveitar ao máximo, é de colaborar com dois ou três amigos que também estão jogando Animal Well. Cada um no seu ritmo e com suas ideias, descobrimos mistérios e dicas de formas completamente diferentes. E, considerando o caráter abstrato de tantos desses mistérios, me parece que este tipo de colaboração é exatamente o que Billy esperava.
Não sei se eu e meus amigos vamos continuar jogando até encontrarmos tudo que o jogo tem a oferecer. Mas por enquanto temos alguns indícios claros que queremos seguir e provavelmente continuaremos enquanto tiver um barbante para puxar. Evitando ao máximo procurar informações na internet, é uma rara oportunidade de colaborar como era feito antigamente. Sinto que, por enquanto, o nível de complexidade dos mistérios é perfeito justamente para isso.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm