Análise: Beyond Good & Evil - 20th Anniversary Edition - Neo Fusion
Análise
Beyond Good & Evil - 20th Anniversary Edition
30 de junho de 2024
Jogamos Beyond Good & Evil com uma chave fornecida pela Ubisoft.

Originalmente lançado em 11 de Novembro de 2003, Beyond Good & Evil tornou-se um clássico de ação da Ubisoft, grande parte dos fãs relembram com muito carinho do game, que na época não vendeu muito bem, porém recebeu diversas críticas positivas por parte da imprensa, o que de certa forma ajudou a alavancar as vendas.

jade_menu_neoFusion

Após 20 anos a Ubisoft trouxe uma versão comemorativa de aniversário para todas as atuais plataformas, proporcionando maior acessibilidade desse clássico para não ficar esquecido ou perdido, garantindo que mais pessoas possam jogar e conhecer esse jogo que foi tão importante pra sua época. Principalmente para os padrões em que estava inserido, como por exemplo: ter uma protagonista feminina.

Mais que gameplay, uma história interessante

Além da jogabilidade diversa de Beyond Good & Evil, o jogo apresenta uma narrativa engajante, a personagem principal, e a qual você jogador irá controlar, é Jade um repórter investigativa, que através de diversos acontecimentos, recebe a missão de ajudar um grupo de resistência a desmascarar uma grande corporação militar, cujo as atividades são bastante duvidosas.

beyond good and evil_map

Com sua câmera, Jade precisa fotografar provas a cada missão enviada, juntamente com essa premissa, o jogador também pode tirar fotos da biologia dos locais, garantindo alguns trocados que são essenciais para compra de recursos e até mesmo upgrades, uma maneira bem legal e interessante, uma vez que o jogo faz um catalogo das suas fotos.

Diante disso, Jade também conta com ajuda de alguns personagens durante sua jornada, em batalhas ou até mesmo para resolução de alguns quebra cabeças, o que de certa forma é ótimo para não focar apenas em um jogo de ação, o equilíbrio entre ambos é bem balanceado e o jogador não se sentirá fadigado de fazer a mesma coisa sempre.

robot_neofusion

Ainda na gameplay, apesar do jogo estar muito bem repaginado, com gráficos mais coloridos e mais modelados, a câmera continua ruim para determinados momentos, principalmente em partes que é necessário ser furtivo, porém é algo que irá irritar momentaneamente, o que não impede o jogador de progredir ou seja um fator preponderante para desistir do jogo.

Ação de diversas maneiras

Beyond Good & Evil, também se destaca por misturar jogabilidade de controlar e até mesmo batalhar com um barco, claro que nada grandioso como um barco em alto mar, mas durante o deslocamento de mapas e alguns momentos de exploração, o jogo traz de maneira bem polida momentos de ação à bordo de um pequeno barco, outro fator que ajuda bastante a não deixar o jogador tão cansado de explorar o mundo que é apresentado, afinal tem até um mini game bem divertido de corrida.

racebeyondgoodevil

Dito isso, ao decorrer das missões o jogo vai apresentando outras maneiras e de jogabilidade, para resolução de quebra cabeça, portanto é bem importante o jogador estar atento a toda e qualquer possibilidade a cada sala ou mapa que estiver passando, eu mesma já fiquei sem saber o que fazer, o jogo não te guia muito bem, é necessário abrir o menu para verificar o seu objetivo e depois ver corretamente no mapa onde fica a localidade, nada complexo mas é preciso ficar bem atento.

Beyond Good & Evil é uma pérola de seu tempo, mesmo depois de 20 anos é possível desfrutar muito bem de todas as boas ideias apresentadas para sua época, principalmente agora com o lançamento da edição de 20 anos, não há mais desculpa para não jogar Beyond Good & Evil 20th Anniversary Edition.

Vale lembrar que Beyond Good & Evil 20th Anniversary Edition está com legendas em português BR, com uma ótima localização.

 

Um jogo imperdível para quem nunca jogou e um deleite para quem gostaria de relembrar

Leia também

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm