Análise: Breath of the Wild: The Champions' Ballad - Neo Fusion
Análise
Breath of the Wild: The Champions' Ballad
14 de dezembro de 2017

Após tantos meses sem jogar e as saudades causadas pela infinidade de premiações, eu estava realmente a fim de voltar a The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Seu segundo pacote de DLC, entitulado The Champions’ Ballad, chega no momento ótimo para curtir o mês de dezembro e relembrar o que faz deste jogo algo tão bom e memorável.

Uma expansão para se pensar

Enquanto o primeiro pacote de DLC, The Master Trials, focava em aumentar a dificuldade de combate do jogo através do Trial of the Sword e do Master Mode, desta vez a ênfase cai em quebra-cabeças únicos e intrigantes. Além de uma nova dungeon, que havia sido prometida lá no começo do ano, contamos com dezesseis novas shrines. Todo esse novo conteúdo é bem pensado, sendo entrosado com o mundo já existente e apresentando alguns dos desafios mais criativos que vimos nessa nova Hyrule.

Além dos interiores das shrines, cada uma exige que algum objetivo seja cumprido no mundo, formando efetivamente novas Shrine Quests. Isso pode envolver derrotar um grupo de inimigos ou cumprir um desafio de shield surf, por exemplo. É difícil falar mais sem arriscar algum spoiler, mas no geral foi tudo muito satisfatório. Talvez em algum texto futuro abordaremos melhor o design de diversas shrines do jogo.

A última dungeon, naturalmente chamada de Final Trial, faz jus ao nome ao incorporar diversas mecânicas e habilidades que vimos ao longo de todo o jogo. Ela é composta de quatro seções, que são relativamente pequenas mas têm mecanismos intrigantes que devemos compreender e explorar.

Grande parte do objetivo de The Champions’ Ballad é explorar narrativamente as personalidades dos quatro campeões: Mipha, Urbosa, Revali e Garuk. Isso é feito através de cinco cutscenes que, ao meu ver, dão um quê de carisma a mais a cada um deles. Quando a Nintendo anunciou “story DLC“, acreditei que se trataria de uma campanha mais tradicional (talvez até se passando 100 anos antes da história principal), mas não é o caso. Assim como na campanha principal, a narrativa é contada através de flashbacks à medida que Link recupera memórias. Ao final de tudo, me senti realmente emocionado pela nova perspectiva que temos sobre aqueles personagens.

Zelda Kart 8

Uma das reclamações que as pessoas têm de Breath of the Wild é como o jogo parece recompensar pouco o jogador por tudo que ele faz. Pelo menos em The Champions’ Ballad é difícil concordar com isso: a recompensa final pela parte principal do DLC é a Master Cycle Zero, uma motocicleta que Link pode pilotar por Hyrule.

O legal é que ainda há algumas missões secundárias no pacote, nos dando a oportunidade de aproveitar o brinquedo novo para explorar. A moto é, curiosamente, mais lenta que cavalos em algumas circunstâncias, mas nos permite fazer manobras e é melhor de controlar em montanhas. Claro que os jogadores que já finalizaram quase tudo do jogo base não vão ter tanto uso para a novidade, mas ela por si só dá vontade de revisitar o jogo mais e mais vezes.

The Champions' Ballad se sustenta melhor isoladamente do que o primeiro pacote de DLC, mas, como ambos só são vendidos juntos, fica fácil dizer que é um ótimo pacote. Juntos, me fizeram jogar entre 15 e 20 horas a mais de Breath of the Wild, sem contar o Master Mode. É mais conteúdo ótimo em uma obra excelente, e isso por si só faz valer a compra.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm