Análise: Breath of the Wild: The Master Trials - Neo Fusion
Análise
Breath of the Wild: The Master Trials
13 de dezembro de 2017

É natural que nossa primeira reação após completar um jogo que adoramos seja pensar “quero mais disto”. Considerando o histórico de lançamentos da série, é razoável supor que levará anos até vermos outro jogo como The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Para saciar nossa vontade de explorar ainda mais Hyrule, há duas expansões sendo lançadas ainda este ano para o game. A primeira, The Master Trials, foca em dar acesso a diversos itens e funcionalidades especiais e em providenciar desafios ainda maiores para os jogadores que já completaram a campanha.

Utilidades, não tão úteis

Ao ativar a expansão dentro do jogo, recebemos diversas notificações sobre as novas side quests disponíveis. A maior parte delas são para coletarmos novos itens e roupas para o Link. Entre esses itens, encontram-se figuras memoráveis da série Zelda, como a Majora’s Mask, a máscara da Midna e roupas do Tingle. Além disso, há o Travel Medallion, que permite posicionar um ponto de fast travel no mapa.

Na altura em que eu me encontro no jogo, há pouca utilidade prática para esses itens. Porém, serviu como uma desculpa para explorar Hyrule novamente e, sinceramente, isso é tudo que eu queria. A exceção, em termos de utilidade, é a máscara Korok, que dá sinais audiovisuais quando há uma semente a ser encontrada por perto. Depois de tudo que joguei, ainda há quase 700 delas a ser encontradas.

A outra funcionalidade adicionada com esta expansão é o modo Hero’s Path, que mostra no mapa todo o trajeto feito pelo jogador por até 200 horas. Além de mostrar o trajeto em si no mapa, é possível “rebobinar” a linha e assistir, em tempo acelerado, ao trajeto se formando.

Tudo isso agrega valor ao jogo, mas, considerando as práticas de atualizações em jogos como Splatoon 2 e ARMS, tenho a impressão de que esse tipo de adição poderia ter sido incorporada gratuitamente. Do jeito que está, parece que a Nintendo estava apenas procurando motivos para justificar o preço da expansão. Por sorte, o restante do pacote faz isso de forma mais convincente.

Para quem quer mais Zelda

Como eu disse na análise do jogo original, o início de Breath of the Wild é uma das partes mais interessantes de qualquer videogame. O aspecto de sobrevivência gerado pela escassez de recursos é divertidíssimo; há jogadores que simplesmente jogam e re-jogam a área inicial sem progredir além disso.

No Trial of the Sword, a Great Deku Tree nos apresenta uma série de desafios que remetem a esse início do jogo. Os desafios são divididos em três níveis de dificuldade e, em cada uma delas, devemos abordar uma série de salas repletas de inimigos com uma quantidade bastante limitada de recursos. Cada etapa inicia com Link de cuecas e desarmado e fica a critério do jogador descobrir como enfrentar a primeira leva de inimigos.

Ainda mais do que no começo do jogo, o uso criativo de bombas, barris explosivos, pedras e do próprio arranjo da sala é essencial para obter sucesso. Armas quebram com facilidade e comidas são razoavelmente raras. Mesmo com 30 corações disponíveis, eu tive que refazer cada etapa algumas vezes até obter sucesso.

Curiosamente, assim como o jogo principal, os desafios ficam mais fáceis com o tempo ao invés de mais difíceis. Isso ocorre porque é possível tirar bom proveito das armas e comidas encontradas no começo do desafio para ter um estoque confortável delas ao final. Após cada confronto com um chefe, há uma área de repouso que fornece comidas e, em alguns casos, até mesmo fadas e roupas. O uso esperto desses recursos garante que, dali em diante, será mais fácil se curar quando necessário.

Não acho que isso é necessariamente ruim. Afinal, é algo que já vimos no jogo todo e, de certa forma, a relativa facilidade dos últimos desafios é consequência do bom desempenho do jogador nos primeiros. E, para aqueles que querem levar os desafios ao extremo, sempre é possível abordá-los com apenas três corações.

Para quem quer muito mais Zelda

Para prolongar ainda mais a aventura, há o Master Mode, que é “apenas” o modo difícil do jogo. Alguns Zeldas anteriores já contavam com o Hero Mode para isso, então continua sendo curioso este modo ser parte de uma expansão paga. A Nintendo tenta justificar isso oferecendo mudanças maiores do que apenas números ajustados, mas, na prática, o efeito não é tão diferente.

No Master Mode, todos os inimigos encontrados são de uma classe superior ao jogo normal. Por exemplo, os Bokoblins do Great Plateau que eram vermelhos passam a ser azuis, contando então com uma quantidade significativamente maior de vida. Além disso, há uma quantidade maior de inimigos, Link recebe mais dano por ataques, a vida de inimigos regenera com o tempo e há uma nova classe de inimigos acima da prateada: a dourada.

Sinceramente, achei demais. O que eu achava divertido no jogo original, como pensar em formas de derrotar vários inimigos com bombas ou pedras, deixa de ser útil aqui, porque os inimigos simplesmente têm vida demais para ser derrotados assim, e o dano causado é regenerado se o jogador não partir imediatamente para a ofensiva. Como muitas das armas do começo do jogo quebram facilmente, também é inviável abordar inimigos diretamente. Por um bom tempo, tudo que podemos fazer é roubar armas e sair correndo.

Há diversão a ser encontrada em tentar jogar Breath of the Wild de forma completamente stealth, mas, para mim, é tudo um pouco hostil demais. A todo canto tem um Lynel pronto para fazer chover flechas elétricas, e por tempo demais somos completamente incapazes de enfrentá-lo. E, apesar de toda essa dificuldade adicional, a longo prazo o jogo continua se tornando mais fácil. Afinal, as armas e comidas disponíveis escalam muito mais do que os inimigos que já começam fortes.

Isoladamente, The Master Trials traz uma série de adições que são muito bem-vindas no jogo. Para aqueles que ainda não completaram a campanha, diversas dessas adições se mostrarão legitimamente úteis e, para os que terminaram, são motivos para revisitar aquele mundo. O Trial of the Sword, em particular, agrega praticamente tudo de divertido no combate do jogo em um só lugar. Já o Master Mode é um verdadeiro desafio para aqueles que buscam isso, mas não foi o suficiente para eu querer rejogar a campanha toda.

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Comentários

[…] No último sábado, 13 de março, completei um ano de isolamento social. Posso contar nos dedos as vezes que saí para resolver alguma pendência obrigatória presencialmente. Pensar que o mundo mudou tanto em 365 dias me causa ansiedade. Mas, pensar como eu mudei, ou deixei de mudar, nesse período me causa mais angústia. Obviamente, não tem sido fácil para ninguém. O que restou, além das adaptações de rotina, foi reaprender a me comunicar de maneira remota. Uma dessas lições foi aprendida por meio de Stardew Valley. […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 18/02/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/previa/valheim/) […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

[…] a alternativa não é descartada. Até mesmo tivemos uma história inédita do marsupial em Crash Bandicoot 4: It’s About Time. Poderíamos ter uma nova versão futuramente de Crash Bash – o party game da franquia […]

[…] mas também foi possível prestigiar títulos à parte dos cartunescos, como, por exemplo, o novo Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, que resgatou a alma de um dos jogos de esporte mais icônicos de sua geração. Embora a origem […]

[…] não sendo tão inovador e debatível quanto Her Story, o título certamente conquista um espaço importante no (já não tão popular) gênero dos […]

Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm