É natural que nossa primeira reação após completar um jogo que adoramos seja pensar “quero mais disto”. Considerando o histórico de lançamentos da série, é razoável supor que levará anos até vermos outro jogo como The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Para saciar nossa vontade de explorar ainda mais Hyrule, há duas expansões sendo lançadas ainda este ano para o game. A primeira, The Master Trials, foca em dar acesso a diversos itens e funcionalidades especiais e em providenciar desafios ainda maiores para os jogadores que já completaram a campanha.
Ao ativar a expansão dentro do jogo, recebemos diversas notificações sobre as novas side quests disponíveis. A maior parte delas são para coletarmos novos itens e roupas para o Link. Entre esses itens, encontram-se figuras memoráveis da série Zelda, como a Majora’s Mask, a máscara da Midna e roupas do Tingle. Além disso, há o Travel Medallion, que permite posicionar um ponto de fast travel no mapa.
Na altura em que eu me encontro no jogo, há pouca utilidade prática para esses itens. Porém, serviu como uma desculpa para explorar Hyrule novamente e, sinceramente, isso é tudo que eu queria. A exceção, em termos de utilidade, é a máscara Korok, que dá sinais audiovisuais quando há uma semente a ser encontrada por perto. Depois de tudo que joguei, ainda há quase 700 delas a ser encontradas.
A outra funcionalidade adicionada com esta expansão é o modo Hero’s Path, que mostra no mapa todo o trajeto feito pelo jogador por até 200 horas. Além de mostrar o trajeto em si no mapa, é possível “rebobinar” a linha e assistir, em tempo acelerado, ao trajeto se formando.
Tudo isso agrega valor ao jogo, mas, considerando as práticas de atualizações em jogos como Splatoon 2 e ARMS, tenho a impressão de que esse tipo de adição poderia ter sido incorporada gratuitamente. Do jeito que está, parece que a Nintendo estava apenas procurando motivos para justificar o preço da expansão. Por sorte, o restante do pacote faz isso de forma mais convincente.
Como eu disse na análise do jogo original, o início de Breath of the Wild é uma das partes mais interessantes de qualquer videogame. O aspecto de sobrevivência gerado pela escassez de recursos é divertidíssimo; há jogadores que simplesmente jogam e re-jogam a área inicial sem progredir além disso.
No Trial of the Sword, a Great Deku Tree nos apresenta uma série de desafios que remetem a esse início do jogo. Os desafios são divididos em três níveis de dificuldade e, em cada uma delas, devemos abordar uma série de salas repletas de inimigos com uma quantidade bastante limitada de recursos. Cada etapa inicia com Link de cuecas e desarmado e fica a critério do jogador descobrir como enfrentar a primeira leva de inimigos.
Ainda mais do que no começo do jogo, o uso criativo de bombas, barris explosivos, pedras e do próprio arranjo da sala é essencial para obter sucesso. Armas quebram com facilidade e comidas são razoavelmente raras. Mesmo com 30 corações disponíveis, eu tive que refazer cada etapa algumas vezes até obter sucesso.
Curiosamente, assim como o jogo principal, os desafios ficam mais fáceis com o tempo ao invés de mais difíceis. Isso ocorre porque é possível tirar bom proveito das armas e comidas encontradas no começo do desafio para ter um estoque confortável delas ao final. Após cada confronto com um chefe, há uma área de repouso que fornece comidas e, em alguns casos, até mesmo fadas e roupas. O uso esperto desses recursos garante que, dali em diante, será mais fácil se curar quando necessário.
Não acho que isso é necessariamente ruim. Afinal, é algo que já vimos no jogo todo e, de certa forma, a relativa facilidade dos últimos desafios é consequência do bom desempenho do jogador nos primeiros. E, para aqueles que querem levar os desafios ao extremo, sempre é possível abordá-los com apenas três corações.
Para prolongar ainda mais a aventura, há o Master Mode, que é “apenas” o modo difícil do jogo. Alguns Zeldas anteriores já contavam com o Hero Mode para isso, então continua sendo curioso este modo ser parte de uma expansão paga. A Nintendo tenta justificar isso oferecendo mudanças maiores do que apenas números ajustados, mas, na prática, o efeito não é tão diferente.
No Master Mode, todos os inimigos encontrados são de uma classe superior ao jogo normal. Por exemplo, os Bokoblins do Great Plateau que eram vermelhos passam a ser azuis, contando então com uma quantidade significativamente maior de vida. Além disso, há uma quantidade maior de inimigos, Link recebe mais dano por ataques, a vida de inimigos regenera com o tempo e há uma nova classe de inimigos acima da prateada: a dourada.
Sinceramente, achei demais. O que eu achava divertido no jogo original, como pensar em formas de derrotar vários inimigos com bombas ou pedras, deixa de ser útil aqui, porque os inimigos simplesmente têm vida demais para ser derrotados assim, e o dano causado é regenerado se o jogador não partir imediatamente para a ofensiva. Como muitas das armas do começo do jogo quebram facilmente, também é inviável abordar inimigos diretamente. Por um bom tempo, tudo que podemos fazer é roubar armas e sair correndo.
Há diversão a ser encontrada em tentar jogar Breath of the Wild de forma completamente stealth, mas, para mim, é tudo um pouco hostil demais. A todo canto tem um Lynel pronto para fazer chover flechas elétricas, e por tempo demais somos completamente incapazes de enfrentá-lo. E, apesar de toda essa dificuldade adicional, a longo prazo o jogo continua se tornando mais fácil. Afinal, as armas e comidas disponíveis escalam muito mais do que os inimigos que já começam fortes.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm