Minha história com Children of Morta começou na BGS de 2017. Em meio ao estande da 11 Bit Studios, o jogo surgia como uma espécie de Diablo em 2D com gráficos pixelizados tão lindos quanto era intensa a sua dificuldade — que, no contexto do que era apresentado na feira, parecia simplesmente quebrada.
Depois de jogar mais uma demonstração oferecida pelo estúdio, dessa vez através do Steam, me apaixonei de vez pela versão final do game quando ela foi lançada em 2019. Tão desafiante quanto em sua primeira versão jogável, o título trazia um sistema de evolução envolvente e uma narrativa não-linear que se encaixava muito bem em seu estilo marcado por múltiplas tentativas e erros na hora de explorar labirintos repletos de perigo.
Agora, em 2021, os desenvolvedores da Dead Mages nos apresentam a Children of Morta: Ancient Spirits, novo DLC que introduz um personagem inédito ao já extenso elenco principal. Não pertencente à família Bergenson, ponto central da trama, Yajouj’Majouj é uma criatura fruto da mistura de um humano com um goblin que traz um gameplay bastante diferente.
Yajouj’Majouj (cujo nome é usado neste texto na base do Copiar e Colar) está disponível somente no modo Family Trials, introduzido anteriormente em uma atualização de Children of Morta. Ele abandona qualquer pretensão narrativa, transformando o jogo em uma série de labirintos em que cada andar possui um objetivo específico — matar inimigos ferozes ou acionar todos os portais, por exemplo.
A modalidade também muda o sistema de progressão que, embora continue estruturado em níveis, não traz mais o desbloqueio de habilidades. Todas elas já estão disponíveis desde o início, e cabe a você decidir quais modificadores deseja aplicar sobre elas. Para completar, ainda é possível obter artefatos (que somem ao morrer) e aplicar uma série de bônus que se destravam conforme objetivos mais amplos são obtidos (como matar tal número de adversários ou explorar tantos níveis com um personagem específico).
Nesse contexto, Yajouj’Majouj surge como um personagem único por sua capacidade de se transformar a qualquer momento em dois formatos. Um deles traz ataques com maior distância máxima e um poder que causa dano em área, enquanto outro pode atrair inimigos para pontos específicos e também possui um ataque de área que, embora seja forte, é lento.
Essa dinâmica permite que essa figura misteriosa se adapte bem aos diferentes cenários do jogo, se tornando especialmente poderoso quando o jogador destrava algumas modificações de suas habilidades. A princípio, confesso que estranhei um pouco o conjunto de habilidades oferecidas, mas demorou muito até que me acostumasse com elas e passasse a admirá-las — a Dead Mages foi competente o bastante para criar um personagem que, embora traga memórias de alguns Bergerson, traz características que o tornam realmente único.
No entanto, isso não muda a essência de Children of Morta — o que não é problema algum, visto a base sólida construída anteriormente. Para os demais personagens, a desenvolvedora traz novos conjuntos de máscaras e itens que ajudam a dar mais variedade para os labirintos — porém, no meu caso, isso não foi o suficiente para inspirar uma terceira passagem pela campanha principal.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm