Análise: Dead Rising Deluxe Remaster - Neo Fusion
Análise
Dead Rising
Deluxe Remaster
26 de setembro de 2024
Jogamos Dead Rising Remaster com uma chave fornecida pela CAPCOM.

Depois de 18 anos do primeiro jogo da franquia, a Capcom acerta mais uma vez em lançar mais um jogo remasterizado, que devido a qualidade gráfica em que atualmente se encontra parece mais um remake, estamos falando de Dead Rising Remaster, que chega para a nova geração Playstation 5 e Xbox Series X/S e PC.

Além dos gráficos atualizados que estão bem melhorado e polido, essa nova versão do game conta com salvamento automático em alguns pontos do jogo, alguns elementos adicionais de câmera, inclusive o jogador pode optar por jogar com os controles atualizados ou modo de controle clássico.

Uma narrativa loucamente engraçada

Apesar de ser um jogo de zumbi, e que aparentemente nos mostra que a diversão é sair destruindo tudo, Dead Rising tem sim uma narrativa e surpreendentemente é uma boa, não é a narrativa mais rebuscada ou que irá destacar a ponto de ter muitos plot twists, mas sim uma narrativa coerente com a proposta do jogo, carregada de momentos cômicos e críticas sociais.

O jogador controla Frank West, um jornalista investigativo que busca pelo maior e melhor furo de reportagem e para isso não se importa em arriscar-se, sua jornada inicia-se em um shopping center onde Frank pede para ser deixado e assim conseguir a matéria de sua vida, ele pretende investigar um incidente ocorrido em Willamette – Colorado, uma misteriosa infestação de zumbis.

Toda essa jornada irá durar 3 dias, tempo necessário para que Frank reúna as provas cruciais para sua matéria (e essa será a missão principal do jogador), e o interessante aqui é a importância de estar nos locais determinados no horário certo, para não perder os furos de reportagem, portanto planejar bem a maneira como irá fazer as missões é de suma importância.

Salve-se quem puder

Como dito anteriormente, a mecânica principal do jogo é eliminar os zumbis que estiverem atrapalhando o seu caminho, e junto disso ajudar os sobreviventes que ainda estão pelo shopping, presos em alguma loja ou em algum setor, e para isso Frank tem um tempo determinado para conseguir chegar a tempo para o resgate, são mais de 50 sobreviventes e cada um tem uma rápida narrativa, alguns é possível oferecer algum tipo de arma para te ajudar a chegar na sala de segurança (local seguro onde o jogador terá de retornar muitas vezes), e outros precisaram de ajuda para andar, fazendo Frank carregá-los nas costas.

É possível escoltar até 8 sobreviventes, afinal escoltar um por um, torna-se uma tarefa demorada, e lembrando mais uma vez, Frank tem 3 dias para cobrir a matéria que ele tem como objetivo principal.

Além desses sobreviventes que clamam pela ajuda de Frank, há alguns sobreviventes contrários a isso, os psicopatas, que funcionam como chefes que Frank irá enfrentar, porém nada difícil, e sim algo até interessante porque esse personagens são muito caricatos e cada um carrega uma história, que não se expande ou tenha profundidade, apenas ocorre ali durante o enfrentamento e termina ali mesmo.

Destruir, ajudar e fotografar

Como já dito, Frank é um repórter em busca de uma boa matéria, portanto ele carrega consigo uma máquina fotográfica, e é através de boas fotos que o jogador irá aumentar sua experiência e adquirir novas habilidades, resgatar sobreviventes e matar psicopatas também garantirão muita experiência, mas uma boa foto pode garantir isso de maneira mais rápida.

Puxara câmera e fazer uma boa foto é rápido e não demanda muitas etapas, embora no começo seja um pouco confuso e pouco usual, justamente se o jogador nunca jogou nada da série.

As armas disponíveis, é praticamente qualquer coisa que estiver pelo caminho e cada uma tem uma maneira peculiar de funcionar, além de que as armas mais inesperadas são as mais eficazes, todas tem durabilidade, mas a variedade e a disponibilidade delas pelo caminho, nem atrapalha ou faz o jogador sentir-se vulnerável.

Único problema que pude sentir durante a jogatina é que mesmo um pouco mais distante de algum zumbi, ou até mesmo após desferir um golpe, os zumbis te agarram com muita facilidade, algo que não ocorrida com tanta frequência assim na versão original, mas até ai pode ser que a Capcom atualize e corrija esse tipo de problema.

Dead Rising Remaster é uma ótima surpresa para os fãs que amam a série e uma excelente nova experiência para quem nunca jogou nada da série, além de ser um jogo bem satisfatório em tentar fazer tudo, ajudando todos os sobreviventes e cumprindo todas as missões, mesmo depois de finalizar é possível retornar no dia em que Frank perdeu alguma missão ou pedido de ajuda.

 

Dead Rising Remaster merece ser revisitado pelos fãs da série e experimentado por aqueles que nunca jogaram nada da série e que tem curiosidade em adentrar.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm