Deck ‘em! é um jogo casual que transforma o mundo do boxe em um jogo de cartas com regras fáceis de entender. No papel de um lutador amador, cabe a você desafiar o grande campeão não com a intenção de vencer, mas sim de conseguir sobreviver tempo o bastante para chegar até o último round.
Para conseguir isso, vai ser necessário dominar os sistemas do jogo e saber o momento certo de atacar, se defender ou usar itens de cura. Também vai ser preciso ter uma boa dose de sorte, já que as cartas disponíveis são organizadas de maneira aleatória, mas quase sempre rendem combinações que vão contra o jogador.
Aprender como jogar Deck ‘em! é uma tarefa simples, já que o game não possui muitas cartas distintas. Há aquelas que representam o campeão, que surgem com diferentes tipos de força, as de cura, as de defesa e duas de ataques diferentes — uma delas causa pouco dano nas cartas de campeão, enquanto outra elimina totalmente um ataque inimigo da jogada.
Dentre todas, as mais importantes e com mecânicas complexas são as de defesa. A mesma carta pode ser usada várias vezes, contanto que os ataques inimigos tenham intensidade maior ou menor que a anterior. Caso isso não seja respeitado, o jogador vai sofrer o impacto total do ataque feito pelo campeão.
Vou explicar: em uma rodada específica, surge uma carta com 10 pontos de defesa, e duas cartas de campeão: uma com 10 pontos de dano, e outra com 8. Para ter a maior eficiência possível no jogo, você precisa defender primeiro a carta de valor maior e, somente depois, a de valor menor — caso a carta de 8 pontos seja usada antes, a de 10 vai causar o dano total.
Essa regra básica é a mais importante do jogo, e vai determinar a sua capacidade de sobreviver até o décimo segundo round. Gerenciar a vida de seu personagem é o ponto mais importante do jogo e, às vezes, vale a pena receber o dano total de uma carta de ataque com valor baixo (como 2 ou 3) para preservar a utilidade dos recursos de defesa disponíveis.
Deck ‘em! também oferece dois espaços para cartas reservas (uma de ataque e outra de defesa), que ajudam a criar estratégias mais complexas de sobrevivência. Para vencer, é necessário ficar ciente de que seu personagem sempre vai apanhar e muitas vezes ficar perto da derrota, e você só vai conseguir ir longe sabendo o momento certo de deixar isso acontecer.
Apesar de o jogo ser divertido, ele também pode ser bastante frustrante. Isso porque há momentos em que a sorte é o elemento mais forte da partida, e não é incomum se deparar com rodadas em que o campeão surge com três ataques de alto dano e simplesmente não há recursos para responder a eles.
Também decepciona o fato de que, apesar de em todas as partidas o jogador ser estimulado a apostar o dinheiro que ganhou, o recurso não tem qualquer utilidade. Não há novos personagens, skins ou cartas a desbloquear, fazendo com que seja totalmente inconsequente vencer ou perder as apostas feitas.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm