Há diversos jogos de exploração de masmorras, onde o jogador precisa explorar, chegar até o fim da masmorra, enfrentar o chefe final e repetir, em uma próxima run. Esse costuma ser o padrão para tal estilo de jogo, e o que pode determinar a diferença entre um e outro é como essa mecânica envolto a narrativa será construída.
Em Dungeons of Hinterberg a Curve Digital, soube trabalhar muito bem, construindo personagens interessantes, um mundo bonito e divertido de ser explorado e o mais importante de tudo, entregou uma personagem central carismática, cujo os diálogos possuem personalidade e um bom humor.
E do que se trata o jogo? Como o próprio nome já diz, Dungeons of Hinterberg é um jogo de exploração de masmorras, Luisa é a personagem central de toda essa narrativa, ela chega na cidade de Hinterberg para passar suas férias, onde ela espera enfrentar monstros e explorar as masmorras, e pra isso Luisa já vem muito bem equipada com sua espada e algumas informações importantes sobre o vilarejo.
De cara Luisa conhece alguns residentes da cidade, e o mais importante deles é Klaus, o guia turístico que irá auxiliar Luisa ensinando alguns truques para enfrentar os perigos das masmorras do vilarejo, além é claro, de apresentar Luisa aos demais moradores de Hinterberg, e é aqui que o jogo mostra o seu brilho.
Cada morador da cidade possui uma habilidade que irá beneficiar Luisa durante suas aventuras, e para conseguir tais habilidades, é preciso conquistá-las, aumentando o vínculo social com algum morador da cidade, muito parecido com o que vemos nos jogos de Persona, mas para quem não está familiarizado com isso eu explico, por exemplo: para que o jogador possa adquirir mais estamina para as esquivas, é preciso fortalecer o seu vínculo social com a Marina (dona da sorveteria da cidade), para conseguir bons upgrades para seus equipamentos é importante reforçar seu vínculo com a Hannah, ou seja, cada residente detém um beneficio cujo o jogador irá investir, e posso ressaltar que isso é importantíssimo para garantir o sucesso de sua exploração.
Como todo jogo em que vínculos sociais são importantes, o jogador terá seu dia dividido de tal maneira que:
De manhã será o momento de explorar as masmorras, que são divididas em 4 mapas diferentes e diversas masmorras com dificuldades escalonadas de 1 ao 8, claro que o jogo segue o padrão para que o jogador inicie pelas mais fáceis, bloqueando as mais complexas no começo, e isso de certa forma é bom, porque a curva de aprendizado fica mais fluída e menos frustrante.
No período da tardezinha para noite, é possível explorar o vilarejo de Hinterberg com mais liberdade, conhecendo outros residentes da cidade, passando tempo com quem o jogador mais quer um vínculo mais próximo, ou até mesmo aproveitando de atividades sozinho, como ir ao cinema, ao SPA ou até mesmo relaxando.
Na madrugada o jogador pode optar por dormir e descansar para o próximo dia, ler um livro (para aumentar o status de familiaridade) ou assistir televisão (para aumentar status de diversão), o grande aviso é que se o jogador passar a madrugada acordado fazendo uma dessas duas atividades, sua barra de vida diminuirá 25%, pois estará cansado.
Como mencionado acima, Luisa tem alguns status que irão garantir alguns benefícios a ela no vilarejo, e aumentando qualquer um deles também é possível obter benefícios de algumas armas, que podem aumentar seu poder de dano caso o status de fama estiver acima de um determinado número.
Parece complexo, mas toda essa parte de equipamentos de Luisa é bem simples e não requer builds muito construídas, tudo aqui é bem trivial.
Uma das partes mais importantes de um jogo assim, são as batalhas, em Dungeons of Hinterberg o jogador terá sim momentos de batalhas, porém nada grandioso ou muito difícil, os inimigos em sua grande maioria repete e não são tão perigosos, o segredo está na movimentação, que precisa ser mais dinâmica.
Durante as batalhas, além da espada, temos também as magias, que são poderes que ao utilizar é preciso esperar recarregar, além disso, cada mapa onde fica localizado as masmorras, Luisa irá adquirir dois tipos de poderes que auxiliam na resolução dos diversos quebra-cabeças que o jogador irá encontrar em cada masmorra (e são muitos), diria até que há mais sessões de quebra-cabeças do que batalhas contra inimigos.
E talvez é na questão de jogabilidade que Dungeons of Hinterberg peca, diversas vezes pude sentir um pouco de delay nos comandos, tanto em batalhas, quanto para atravessar algum ponto do mapa, sendo um movimento um pouco desengonçado e pouco preciso, que de certa forma pode irritar algumas vezes, porém ainda assim o jogo diverte e compensando muito esse fator.
Dungeons of Hinterberg é um jogo que merece ser conferido, além de ter uma bela arte que chama atenção, a história é bem legal e carrega uma pitada de mistério, além é claro de ter uma gameplay muito divertida, é uma ótima surpresa para o ano de 2024.
O jogo está traduzido em português Brasil e por enquanto está presente aos assinantes de Gamepass, porém está presente somente no Xbox series S/X e no PC.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm