Análise: Emio - The Smiling Man - Neo Fusion
Análise
Emio - The Smiling Man
14 de setembro de 2024
Jogamos Emio - The Smiling Man com uma chave fornecida pela Nintendo.

Emio – The Smiling Man é um jogo visual novel investigativo, onde o jogador receberá pistas e deve interagir com o cenário e conversar com testemunhas e pessoas chave para desvendar o mistério do caso, dito isso esse jogo faz parte da série Famicom Detective que foi relançado como remake para Nintendo Switch, depois de 30 anos em hiato.

Como nos jogos anteriores, em Emio – The Smiling Man continua com o mesmo tipo de mecânica interativa durante as conversas e investigações, mesmo que grande parte do jogo seja muito mais diálogo, é necessário clicar na ordem correta de opções para desbloquear os eventos e diálogos, e assim progredir no jogo, algo que já acontecia em seus antecessores.

Uma lenda se propaga

A história do jogo segue uma premissa bem interessante e esse é o ponto de partida para um excelente thriller de suspense, o seguimento de narrativa que o jogo adota é bom e não torna a experiência tão chata e tediosa, algo que é comum acontecer com esse tipo de jogo.

A narrativa gira em torno de um grupo de investigadores que junto da polícia deverão elucidar o assassinato de um estudante de 15 anos, ao qual foi encontrado com um saco de papel na cabeça onde está desenhado um rosto sorrindo, a partir de algumas pistas o caso passa a ser associado a uma série de assassinatos ocorridos há 18 anos atrás com as mesmas características e circunstâncias.

Outro ponto misterioso da narrativa é que os assassinatos são baseados em uma lenda urbana, o que dará mais uma pitada de suspense e mistério nesse thriller.

A partir daí o jogador deverá atentar-se aos detalhes de toda investigação, relato e até mesmo certas coincidências dos fatos, há muitos diálogos a cada interação, alguns poucos momentos que o jogador deverá observar o ambiente para chegar a certas conclusões, por vezes até é normal ficar perdido sem saber qual a próxima ação que o jogo está esperando do jogador, tornando esse fato uma ação de tentativa e erro até adivinhar aonde o jogador deverá clicar (confesso que isso me irritou em alguns momentos).

Outro ponto é que o jogo exige sequencia de fatos, ou seja, caso o jogador já saiba onde clicar e o que fazer o jogo não aceita até que se faça a sequência de clique e diálogo que deve ser feito para progredir, o que de certa forma deixa a experiência mais engessada, sem permitir uma maior ramificação de possibilidades, poderiam ter deixado essa parte mais dinâmica.

O jogo tem muito diálogo entre os personagens, além dos pensamentos do protagonista, portanto para um jogador que não preza muito por jogos narrativos/visual novel, Emio – The Smiling Man não é um jogo recomendado, principalmente se o jogador não ter um domínio intermediário de inglês, infelizmente o jogo não está traduzido, o que de certa forma já afasta uma grande gama de jogadores entusiastas pelo gênero, porém Emio – The Smiling Man é um bom começo para quem está em busca de se aventurar nesse tipo de jogos investigativos.

Emio – The Smiling Man está dividido em 10 capítulos, em que cada um o jogador irá visitar um local para coletar mais pistas sobre o caso, cada capítulo é possível finalizar em até 1 hora, sendo tranquilamente um jogo de cabeceira, onde pode-se jogar em doses homeopáticas, sem pressa e absorvendo tudo o que o jogo oferece, sendo que toda vez que o jogador retorna ao jogo, é possível ler um resumo de todo os acontecimentos mais recentes.

Emio – The Smiling Man é um jogo altamente recomendável, porém ainda com a nuance de falta de tradução, além de que vale lembrar que o jogo trata de temas bem sensíveis portanto é importante verificar as recomendações e temas que o jogo trata, antes de ir fundo.

 

Emio - The Smiling Man consegue engajar logo de cara, com um misterioso caso de assassinato que por si só deixará o jogador curioso e ansioso para desvendar o caso e na melhor forma possível, utilizando de mecânicas dignas de um detetive.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm