Doom é um dos jogos mais importantes da história, sem dúvidas. O jogo de John Romero foi um grande influenciador nos anos 90 e diversos jogos vieram no seu encalço, seja naquela época, seja ainda nos dias de hoje. Fashion Police Squad é um desses jogos, mas é um daqueles que transformam essa influência em algo completamente diferente e ousado. E o resultado? É mais surpreendente do que imagina.
Em Fashion Police Squad você faz parte de uma espécie de esquadrão policial da moda, combatendo a falta de senso de estilo na cidade, ao invés de criminosos. Todos aqueles que pensarem em agredir a moda vão ser punidos pelo esquadrão. Para isso, você tem uma arma especial que traz estilo e cor a todos que estiverem se vestindo mal. O jogo funciona como um shooter em primeira pessoa com gráficos que lembram muito clássicos como o já citado Doom e Duke Nukem, adotando uma identidade retro noventista que por mais estranho que pareça conversa muito bem com a proposta.
As missões são simples e avançando pelas 13 do jogo você vai enfrentando inimigos cada vez mais desafiadores que querem lutar pelo seu direito de serem bregas, enfrentando tipos variados de inimigos e os derrotando com diferentes poderes da sua arma especial de moda. O humor é um elemento constante no jogo e suas sacadas, piadas e diálogos são bastante engraçados, já que em momento algum a história se leva a sério, abraçando bastante o absurdo que Fashion Police Squad é.
Outra coisa muito interessante aqui é o show de referências que o game possui, não só em suas inspirações para construir o gameplay e a estrutura geral dele, mas também no comportamento de seus personagens. O Sargento Des, personagem principal do qual controlamos durante a campanha, em alguns momentos lembra muito Axel Foley, personagem clássico de ‘’Um Tira Da Pesada’’, interpretado pelo saudoso Eddie Murphy. É possível também ver referências a outras jogos e até a mangás, como Jojo`s Bizarre Adventure e suas famosas poses. Isso em momento algum tira a originalidade de Fashion Police Squad, que é um jogo que respira criatividade em todos os momentos. Seus cenários são vibrantes, variados e todos muito bem construídos, com construções malucas e bizarras a cada esquina.
A trilha sonora é verdadeiramente muito boa, eu me peguei diversas vezes batendo o pé no chão no ritmo das músicas que tocavam durante as missões. É perceptível o quanto o trabalho do estúdio Mopeful Games é bom e dá a impressão que mesmo em uma proposta de jogo tão inusitada eles estavam confiantes diante de suas ideias e isso com toda certeza contribuiu no processo de criação do jogo.
Fashion Police Squad não é um jogo longo e dependendo da sua habilidade pessoal em shooters, é possível terminar com 2 ou 3 horas de jogatina, já que as missões são curtas, porém frenéticas. Isso também não é um problema no geral, mas pode acabar frustrando alguns jogadores, já que como o jogo tem curta duração, a escala de dificuldade acontece rapidamente, fazendo com que quem estiver jogando pode se deparar com uma missão muito mais difícil que a anterior sem ao menos ter se preparado para algo com um nível de desafio tão alto. Isso pode causar alguma frustração, mas é bastante relativa, conduto, a desenvolvedora poderia ter se atentado melhor a esses detalhes.
Apesar de achar que um jogo curto, principalmente dentro de uma proposta como essa é sim um fator muito positivo, eu também tive a impressão de que o jogo poderia ser um pouco maior. Evidentemente, não precisavam aumentar demais, mas, uma hora de jogatina a mais poderia ter sido de grande benefício para ele, pois pelo menos na minha experiência com ele, não achei que seu fator replay fosse alto, ao menos caso tenha o hábito de buscar por platinas.
Fashion Police Squad é um jogo inusitado, mas muito bom. A primeiro momento, é até compreensível não o levar a sério, mas é justamente o seu tom descompromissado e debochado que faz dele um jogo interessante. As poucas horas que estive com ele foram ótimas e caso esteja procurando algum jogo leve, divertido e que possa te proporcionar boas risadas, deveria olhar com carinho para esse título, que entrega exatamente o que é proposto e apesar de uns pequenos deslizes, é uma experiência muito agradável.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm