Análise: IRMÃO Grande & Brasileiro 2 - Neo Fusion
Análise
IRMÃO
Grande & Brasileiro 2
21 de outubro de 2021
Cópia digital da versão de PC cedida pela Jogo Joia.

Todo jogo tem (ou deveria ter) uma visão concreta de quem ele quer atingir com a sua proposta e de qual maneira ele fará isso. Dentre os diversos gêneros conhecidos na indústria dos games, talvez o mais criativamente aleatório seja o jogo de simulação e gerenciamento. Existe uma cartela bem ampla de opções para escolher e abordar um ponto de vista, muitas vezes de maneira cômica. Um estúdio brasileiro resolveu seguir essa linha em sua maior potência.

IRMÃO Grande & Brasileiro 2 é um recém-lançado título que apresenta um simulador de cárcere privado competitivo. Apesar desta definição, por si só, já ser irônica, este é um jogo sobre nada mais nada menos que uma versão humorística de um dos reality shows mais famosos da TV brasileira (aquele que você conhece).

Veja o circo pegar fogo

IRMÃO Grande e Brasileiro 2

Desenvolvido pela equipe do Vírgula Leal e distribuído pela Jogo Joia, este, na verdade, é uma sequência de um projeto disponível gratuitamente online que viralizou na internet justamente pela sua acidez e aspecto cômico. Ao assumir o papel de ‘Big Boss’, o jogador pode montar um elenco em uma casa personalizável e esquematizar o melhor do entretenimento.

As configurações permitem a escolha de cômodos específicos, bem como a criação de diferentes nichos de participantes. Então, se você quiser colocar uma figura pública popular da televisão brasileira para conviver em um mesmo espaço que o seu amigo de infância, você pode. Não há limites para a criatividade em jogo e é justamente esse fato que torna o jogo estranhamente divertido.Elementos que beiram ao ridículo fazem sentido aqui e só contribuem para risadas descontraídas. Afinal, são cenários irreais com pessoas realizando ações bem questionáveis. Ou seja, tudo que o brasileiro poderia amar em um reality show.

Uma casa fictícia dominada pelo caos

IRMÃO Grande e Brasileiro 2

A criação de elenco é diversa e funciona em um esquema de pontuação de experiência. Cada slot de participante pode ser preenchido com nome, profissão, alinhamento (da ordem ao caos), natureza e, o melhor, a imagem que você quiser. Na temporada da Família Neo Fusion, por exemplo, nosso querido Arthur Pieri era ninguém menos que o ‘Tutu Noel’ — sim, entramos na brincadeira.

Após criar o time dos sonhos, o editor de casas será o próximo passo para a montagem das salas, cozinhas, banheiros ou quaisquer locais físicos que o jogador deseje incluir. A melhor parte é que não há limites, e o game incentiva ainda mais isso com um modo especial, ativado nas configurações, chamado Caos Absoluto. O nome já diz tudo.

IRMÃO Grande e Brasileiro 2

Ao começar uma nova temporada, o ‘Big Boss’ escolhe como será decidido cada questão. Os elementos personalizáveis são: Paredão, Público, Provas, Monarca, Hierofante e Romance. Esmiuçando melhor cada parte, o Paredão é a chave para que a eliminação aconteça, em que duas se enfrentam em uma votação para decidir quem sai da casa.

O público é composto pelas pessoas que votarão em que deseja ser eliminado. As provas não acontecem manualmente e apenas mostram quem ganhou, porém com uma descrição do que o vencedor precisou passar para conseguir tal feito. Monarca e Hierofante são alusões a Líder e Anjo — um está imune e não pode ser votado, enquanto o outro imuniza um segundo participante, mas ainda está passível de ir ao Paredão.

IRMÃO Grande e Brasileiro 2

Por fim, o Romance. O que é um reality show sem um romance? Neste tópico, o jogador decide ser haverá troca de carinhos ou atos carnais (nada muito explícito) dentro da casa. É possível configurar participantes como membros da própria família. Assim, eles são impedindo de desenvolver um relacionamento acalorado na temporada. Todos esses tópicos podem ser escolhidos de forma manual, no qual o próprio jogador toma as decisões, ou simulada, em que o jogo decide sozinho através de seu sistema, os acontecimentos da casa. Este último, com certeza, é muito mais atrativo.

Sistema de jogo perspicaz, embora com deslizes

IRMÃO Grande e Brasileiro 2

Nas configurações da página inicial, o jogador escolhe quantas ações acontecem em cada semana. Ao iniciar o game, os participantes já começam suas estratégias, conflitos, desentendimentos, ou simplesmente reflexões sobre seu estado psicológico. O fator essencial para a comédia funcionar é a relação do humor com os acontecimentos de seus amigos na casa. Situações absurdas são postas à mesa, como se as regras fossem líquidas. Mas tudo em nome do entretenimento.

Conforme o jogo avança, as polêmicas vão acontecendo e, no fim, restam apenas três participantes. Um deles sai vencedor e leva todo o prêmio, que consiste em… tudo que você quiser, pois não há valor estipulado dentro do jogo.

Em relação aos pontos fracos do game, existem alguns momentos em que o jogo repete alguns acontecimentos dentro da casa, embora haja uma grande variedade de relações entre os participantes. Depois de muito tempo, algumas ações não são tão impactantes quanto a primeira vez.

IRMÃO Grande e Brasileiro 2

Os robôs da página inicial (vistos na capa deste post), apesar de ter todo o caráter cômico e de homenagem ao produto original cuja relação é direta, poderiam não ser sexualizados de tal maneira. Porque, no fim das contas, é algo gratuito e não tem contato direto com as atitudes que o jogador tomará na temporada propriamente dita. Além disso, algumas frases que completam os eventos por semana sofrem de erros gramaticais e de pontuação. Seria interessante também se houvesse a opção de jogo em tela cheia em vez de apenas janela fixa.

Entre uma piada e outra, IRMÃO Grande & Brasileiro 2 encontra no meme da internet o seu potencial e apresenta ao jogador uma experiência totalmente despretensiosa e isenta de timidez. Quem se aventurar, terá uma ótima personalização combinada com o teor do ridículo, o que soa como uma boa tarde de domingo nublado com os amigos em uma chamada no Discord.

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Comentários

[…] No último sábado, 13 de março, completei um ano de isolamento social. Posso contar nos dedos as vezes que saí para resolver alguma pendência obrigatória presencialmente. Pensar que o mundo mudou tanto em 365 dias me causa ansiedade. Mas, pensar como eu mudei, ou deixei de mudar, nesse período me causa mais angústia. Obviamente, não tem sido fácil para ninguém. O que restou, além das adaptações de rotina, foi reaprender a me comunicar de maneira remota. Uma dessas lições foi aprendida por meio de Stardew Valley. […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 18/02/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/previa/valheim/) […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

[…] a alternativa não é descartada. Até mesmo tivemos uma história inédita do marsupial em Crash Bandicoot 4: It’s About Time. Poderíamos ter uma nova versão futuramente de Crash Bash – o party game da franquia […]

[…] mas também foi possível prestigiar títulos à parte dos cartunescos, como, por exemplo, o novo Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, que resgatou a alma de um dos jogos de esporte mais icônicos de sua geração. Embora a origem […]

[…] não sendo tão inovador e debatível quanto Her Story, o título certamente conquista um espaço importante no (já não tão popular) gênero dos […]

Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm