Vídeo game é uma mídia diversa. E essa diversidade é exatamente uma das coisas que mais me atraem, pois essa diversidade pode ser estendida a uma infinidade de boas ideias que nos entregam os mais inusitados resultados. E aqui vamos colocar Joon Shining, um jogo que antes de jogar eu sequer sabia que existia e que por mais inusitado e esquisito que pareça, traz uma estranha proposta que tem seus méritos.
Mas do que se trata Joon Shining? Olhando para a sua capa na Steam, definitivamente a sua impressão vai ser de tudo, menos do que ele de fato se trata: um jogo de golfe em plataforma 2d. Até ai, tudo bem, existem vários jogos com propostas parecidas, mas a forma que ele se apresenta até o seu desenvolvimento e que é bem interessante. Aqui, nós conhecemos o jovem Joon, que está em treinamento e aprendendo a usar de forma mais eficaz a sua magia. Para prosseguir com treino, ele resolve fazer isso jogando umas espécie de golfe mágico. Sim, é exatamente isso que você leu.
A partir daqui, somos apresentados a gameplay do jogo, que nada mais é do que usar a física da magia de Joon para acertar o alvo, como se fosse em um jogo de golfe, mas em plataformas que são verdadeiros puzzles. Você precisa calcular bem onde vai jogar a ”bola” e usar algumas das habilidades do mago para que possa cumprir seu objetivo. A dificuldade vai aumentando a medida que você avança durante a jogatina e uma boa pontuação leva em conta o tempo que foi levado para a resolução da fase e a sua habilidade para terminar. Os circuitos são relativamente simples, embora alguns possam acabar sendo desafiantes, pessoas que já tem familiaridade com jogos de puzzle em geral devem tirar de letra.
Joon Shining é um jogo bem simples e sua simplicidade é seu grande acerto. O game é bastante relaxante e ele parece ter sido pensado exatamente para isso. O visual é bem colorido, as fases são gostosas de se fazer e a trilha sonora cumpre bem esse papel. Sabem aqueles jogos excelentes para se jogar conversando ou ouvindo um podcast? Joon Shining entra facilmente nesses requisitos. Enquanto jogava para desenvolver esse texto, o fiz por muitas vezes conversando com amigos no Discord ou simplesmente ouvindo musica em um momento do qual eu queria ter algo para jogar sem muito compromisso e pretensão, apenas para relaxar. Nesse quesito, o jogo de fato brilha.
O grande problema do jogo da Orchid Of Redemption é justamente ser relaxante demais. Muitas fases são carentes de um desafio maior, o que pode frustrar alguns jogadores que buscam algum jogo de puzzle para se desafiar, o que é completamente compreensível. Principalmente para um jogo que ficou durante um tempo em Early Acess, recebendo feedback do seu público, que considerando o gênero onde ele se encaixa, é quase certo que os desenvolvedores leram sobre a dificuldade dos desafios.
A apresentação de Joon Shining também é bem precária, já que olhando sua página na Steam é difícil saber do que se trata e isso definitivamente é ruim para o produto, principalmente em uma loja onde diversos jogos jogos estão disponíveis para a compra, sobretudo de estúdios independentes com ideias tão inusitadas quanto. E para um jogo que carrega uma proposta de relativa criatividade e cumpre bem a sua proposta primária, é algo que pode e deve impactar seu alcance, o que seria uma pena.
Joon Shining me foi uma grata surpresa, eu não esperava que pudesse ser uma experiência tão gostosa e agradável assim. Recomendo bastante para quem procura um jogo simples e divertido para jogar em um momento de descanso. Infelizmente o preço dele está meio salgado na Steam, custando por volta de 60 reais ao menos até a postagem desse texto. Ainda que derrape em coisas básicas é um jogo bastante interessante e vale a pena conferir não só pela sua ideia inusitada, mas pela boa diversão que proporciona.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm