Análise: Loop Hero - Neo Fusion
Análise
Loop Hero
24 de março de 2021
Cópia digital do jogo cedida pela Devolver Digital.

Nunca fui muito de jogar em computadores, principalmente na última década. Parece que, inegavelmente, todo jogo que é mais exclusivo para a plataforma ou é muito complexo, vide Crusader Kings III, ou é roguelike — gênero que em geral não me atrai muito.

É complicado. Quando recebi a missão de avaliar Loop Hero, admito que, assim como o icônico momento de Messi vomitando durante um jogo, eu fiquei tenso. Será que aquilo que eu sentiria pelo jogo não estaria embasado em um certo desconforto? Quase duas semanas depois, afirmo feliz que isso foi uma desinteligência enorme da minha parte e que, possivelmente, Loop Hero é o meu jogo favorito de 2021 até agora.

Um mundo devastado para você recriar

Por algum evento aterrorizante, o mundo de Loop Hero se desfez e algumas poucas pessoas sobreviveram — entre elas, o garoto com armadura de cavaleiro, que é o principal centro de nossa interação com personagens no jogo. Ele explora o mundo de forma automática, sempre andando por um pedaço de terra gerado de forma aleatória que forma um loop. Slimes, os inimigos clássicos de RPG, vão aparecendo por esses pedaços de terra e o garoto luta contra eles automaticamente. Matando-os, o personagem pode ganhar tanto armas quanto cartas, e é aí que começa a interação do jogador.

As armas são simples, cada uma tendo um valor de ataque e alguns buffs. Pode ser que, quando o garoto bata com a espada, o vampirismo seja ativado e ele recupere vida, ou a defesa aumente. Cabe o jogador conferir as armas que recebe e construir como quer que seu personagem se comporte. Particularmente, em minhas 5 horas de jogo, acabei preferindo sempre focar minha build em personagens com vampirismo, já que inimigos surgem em quantidade generosa no mapa depois de um tempo.

Já as cartas que o personagem obtém não passam de terrenos, e aí é que o jogo talvez tenha me conquistado. Você, leitor, já ouviu falar em Carcassonne, o jogo de tabuleiro em que cada turno é marcado pelo jogador pegando uma peça embaralhada que representa uma parte do mundo e a colocando no jogo? É o meu jogo analógico preferido, e Loop Hero parece ter muita inspiração dele.

Embora as regras como “só ligar floresta com floresta” ou “montanha com montanha” não existam em Loop Hero, a inspiração é clara: basta colocar 9 montanhas e rochas prontas para você ganhar bônus de recursos, ou conectar várias florestas para fazer combos. Esse ritmo, no qual você torce para que cada inimigo ofereça as armas e as cartas que você está querendo, faz com que as partidas se tornem viciantes. 

Existem vários tipos de cartas: as que colocam desde cemitérios para inimigos esqueletos que aparecem no mapa até florestas com raízes carnívoras; as que absorvem unidades que passarem por ela com menos de 15% de HP; etc. Saber manejá-los e entender o momento certo de construir cada uma dessas coisas é o que torna tão agradável esse jogo e seu ritmo.

A parte roguelike

Quando uma certa quantidade de cartas de terreno é colocada em jogo, o chefe do capítulo aparece. Essa luta é bem difícil e é recomendado que sua build esteja bem construída, mesmo que você esteja lidando com o chefe do primeiro capítulo. A diferença desses monstros em relação aos inimigos comuns é brutal e absurda. Se o personagem morre, ele perde 70% dos recursos coletados e volta para o seu acampamento. Lá, ele gasta o que coletou para melhorar cozinha, farmácia ou até mesmo a forja, que dão habilidades passivas que ajudam o garoto para sua próxima aventura em loop.

Aqui é onde mais está concentrado o viés roguelike do jogo, já que, a cada nova Expedição (como são chamadas as aventuras pelo loop dentro do jogo), o garoto começa sem nenhuma arma ou carta. Esse ciclo é necessário, mas a cada vez que o personagem passa pelo ciclo, ele consegue recursos que permitem ir melhorando buffs passivos para o começo de cada jornada.

Até o ponto em que avancei, o game oferecia vantagens como novas poções e uma quantidade maior de força de ataque a cada reinício. É provável que, até eu conseguir finalizar o jogo, outros fatores entrem em jogo.

Loop Hero combina um de meus jogos favoritos com um gênero que eu não gosto, e faz isso de forma genial. O fato de eu o considerar, até o presente momento, meu jogo favorito de 2021, diz muito sobre isso. Com certeza, durante essa pandemia, quem me ver online na Steam durante os próximos meses vai me encontrar jogando esse game genial.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm