Análise: Mario Kart 8 Deluxe - Neo Fusion
Análise
Mario Kart 8 Deluxe
16 de novembro de 2017

Poucos jogos capturam a essência da diversão tão bem quanto Mario Kart 8. É fácil de averiguar isso: coloque um controle nas mãos de uma criança, de um jogador veterano, ou de um idoso que nunca encostou em um vídeo game. Em poucos minutos, muito provavelmente, todos estarão com um largo sorriso, independente de quantos cascos vermelhos tenha levado. Não há como não se divertir com os visuais vibrantes, personagens carismáticos e pela simples sensação de jogá-lo.

Tudo isso era verdade em 2014, quando o jogo original saiu para Wii U, e continua sendo verdade agora, com Mario Kart 8 Deluxe no Switch. O jogo como um todo é o mesmo, mas um pouco maior, um pouco melhor e, acima de tudo, portátil. Pode ser difícil optar por pagar o preço de um jogo novo em um relançamento, mas esta versão realmente dá nova vida ao jogo de corrida. Para aqueles que nunca tiveram um Wii U ou o jogo original, a escolha passa a ser muito fácil: Mario Kart é um complemento obrigatório para qualquer Nintendo Switch.

Igual, porém diferente

Além de incluir todo o conteúdo do jogo original e ambos pacotes de DLC, a versão Deluxe inclui alguns pilotos adicionais, como King Boo e os Inklings de Splatoon. A quantidade de pistas é a mesma, mas o modo batalha foi completamente renovado, trazendo arenas novas e clássicas para um formato mais similar ao dos Mario Karts antigos: no jogo de Wii U, o modo havia sido criticado por usar apenas pistas comuns.

O jogo também conta com melhorias visuais, particularmente por rodar em 1080p nos mesmos 60 quadros por segundo, ao invés de 720p como no original. No entanto, modos de três ou quatro jogadores no mesmo Switch fazem o jogo passar a rodar a 30fps — nenhuma novidade para a série.

Por fim, há alguns itens novos e agora é possível carregar dois deles ao mesmo tempo, modificando substancialmente algumas estratégias ofensivas e defensivas durante as corridas.

Da telona para a telinha

Todas essas mudanças da versão Deluxe são bem-vindas. Elas tornam um jogo que já era excelente em algo ainda melhor, mas o mais incrível é como Mario Kart 8 se adaptou bem ao hardware do Switch. Mais do que qualquer outro jogo de Switch até agora, é impossível desassociar Mario Kart 8 da proposta do console. Parece que todas as peculiaridades do sistema são úteis de alguma forma para Mario Kart.

Primeiro, temos pela primeira vez um Mario Kart completo rodando, sem a necessidade de ajustes, em um portátil. Por mais que Mario Kart DS e Mario Kart 7 sejam entradas sólidas na série, nunca foram plenamente comparáveis aos jogos de console. Mario Kart 8 Deluxe é o grande Mario Kart atual, e podemos carregá-lo para qualquer lugar. Basta separar os Joy-Cons para termos uma experiência multiplayer local robusta com apenas um sistema. E, confie em mim, você vai querer fazer isso com frequência.

A versão de Switch também incorpora um aspecto que, antes, era exclusivo dos Mario Karts portáteis: multiplayer local com diversos sistemas. Com vários Switches disponíveis, é extremamente fácil montar uma sessão de até doze jogadores presenciais (dois em cada Switch): perfeito para longas noitadas e torneios rápidos.

Uma ajudinha no volante

Jogar com apenas um Joy-Con não é ideal, mas é perfeitamente aceitável. Algumas pessoas se mostram confusas quando as entrego um dos controlinhos, não tendo certeza se devem segurar de lado ou de pé (sendo perfeitamente honesto, isso acontecia com o Wii Remote também). Mas, após explicar que elas devem pensar na posição dos botões, ao invés de seus rótulos, e contar o que cada um deles faz, dava tudo certo.

Uma importante novidade para jogar com novatos é a adição de assistências de direção. Agora, é possível permitir que o jogo auxilie o jogador a fazer curvas e evitar cair em buracos. É sempre divertido perguntar quem quer esse tipo de ajuda ou não, e ver algumas pessoas que jogaram Mario Kart 64 se sentido aptas a encarar Big Blue em 200cc. As que optam pela assistência frequentemente acabam se divertindo mais, pois não precisam se preocupar em acertar todos os drifts da Rainbow Road, e é um jeito de tornar uma corrida com novatos e veteranos mais equilibrada.

Um prazer para os olhos e ouvidos

A apresentação visual em 1080p deixa extremamente claro que Mario Kart 8 é um dos jogos mais bonitos que a Nintendo já produziu. Com a abundância de cores, as animações carismáticas dos personagens e os cenários cheios e vivos, é difícil não se maravilhar.

Como complemento, o jogo também possui uma das melhores trilhas sonoras que a Nintendo já lançou. Quase todas as músicas foram gravadas usando instrumentos reais no estilo big band que marcou a era Wii U, incluindo novos arranjos de músicas clássicas da série e temas de Animal Crossing, Zelda e F-Zero para as pistas temáticas. Mario Kart não precisava ter uma trilha sonora original — a série Mario tem várias músicas que poderiam ter sido adaptadas para o jogo de corrida —, mas a dedicação em produzir uma trilha original de alta qualidade é louvável.

Algumas das músicas, inclusive, são dinâmicas de acordo com a pista. Sessões embaixo d’água têm sonoridade diferente e elementos sonoros da própria pista se integram no ritmo da música. Uma das pistas mais marcantes do jogo, Mount Wario, é uma longa descida por uma montanha, dividida em algumas sessões; sua música também é dividida em sessões, que tocam de acordo com o progresso do jogador na pista. Então, certos temas melódicos sempre acompanham determinados lugares, tornando cada momento da corrida memorável.

Diferente, porém igual

É muito difícil tentar analisar Mario Kart 8 Deluxe objetivamente como jogo, independente das características do Switch. O jogo em si não é particularmente revolucionário: é a mesma base de Mario Kart que existe há décadas, em sua maior, mais bonita e melhor forma até agora. Mas isso já era verdade no Wii U. Mas esse mesmo jogo faz mais sentido no Switch do que em qualquer outra plataforma, e é uma adição perfeita para a biblioteca do console, especialmente em seus primeiros meses.

Infelizmente, Mario Kart 8 continua tendo poucas opções para jogadores solitários, além de jogar online indefinidamente. Não há qualquer campanha similar à de Sonic & All-Stars Racing Transformed, nem a amplitude de desafios de Mario Kart DS. Este é um jogo para jogar com a galera e, em geral, apenas isso.

Mas, no fim das contas, depois passar dezenas de horas em Breath of the Wild Super Mario Odyssey, provavelmente é disso que nós precisamos.

Pode ser apenas um relançamento, mas Mario Kart 8 continua sendo um jogo excelente e é uma combinação perfeita com o Switch. É só separar os Joy-Cons e os sorrisos estão garantidos.

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Comentários

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 18/02/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/previa/valheim/) […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

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[…] não sendo tão inovador e debatível quanto Her Story, o título certamente conquista um espaço importante no (já não tão popular) gênero dos […]

Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Só aproveitando o hype ( e o ódio ) das pessoas online: é voltado para crianças. Você, adulto, pode brincar e curtir, mas é voltado para crianças. Com 7, 8 anos você AMARIA jogar nisso, então não seja chato e curta essa ideia sensacional que a Big N teve

Me senti assim quanto aos ports de games de Wii U para o Switch. https://www.youtube.com/watch?v=E3sG7pfvgJU

THE WORLD ENDS WITH YOU HYPE

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Cuphead leva quase todos (a meu ver, claro) Mas a Nintendo tá massacrando esse ano

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

Treta foi massa demais

? vou seguir o Renan aqui tbm

oi

oi

oi?