Análise: Metal Slug Tactics - Neo Fusion
Análise
Metal Slug Tactics
5 de novembro de 2024
Jogamos Metal Slug Tactics no PC com uma chave fornecida pela Dotemu

Desenvolvido pela Leikir Studio, Metal Slug Tactics transforma a famosa série da SNK, conhecida pelos tiroteios e progressão lateral, em um jogo estratégico com ritmo rápido. No entanto, ao mesmo tempo em que o tipo de gameplay muda, o novo projeto mantém o estilo visual caricato da franquia e seus principais personagens.

A missão principal mais uma vez envolve derrotar Donald Morden, que parece ter voltado da morte para causar confusão. Ele conseguiu reunir um novo exército de rebeldes, e cabe a você montar um time com três soldados capaz de passar por várias áreas, explodindo combatentes inimigos e grandes chefes mecânicos no caminho.

No entanto, não se engane pensando que Metal Slug Tactics é um jogo tático convencional no estilo de Final Fantasy Tactics ou XCOM. Respeitando as origens clássicas da série, a Leikir criou um verdadeiro roguelike, no qual partidas rápidas convivem com a necessidade de repetir várias vezes o mesmo ciclo — mas será que isso funciona?

Metal Slug Tactics traz gameplay inovador

Enquanto em um primeiro momento é fácil confundir Metal Slug Tactics com outras opções do gênero, não demora muito para perceber que o jogo aposta muito mais na mobilidade de suas unidades. Embora proteções ainda existam, elas não são a parte mais importante da experiência, que valoriza muito mais a capacidade de unidades de se desviarem de ataques.

Metal Slug Tactics

Na prática, quanto mais longe você conseguir movimentar seus soldados em campo, mais esquiva eles vão ganhar — e menores as chances de eles serem varados pelas balas inimigas. Da mesma forma, a mobilidade também afeta um recurso conhecido como Adrenalina, que está associado à capacidade de ativar ataques especiais.

Enquanto a princípio o game dá a entender que ataques normais (que incluem armas com munição limitada) são os mais importantes, esse não é o caso. Saber cultivar boas habilidades de Adrenaline e o momento certo para ativá-las é o que vai tornar seu esquadrão praticamente invencível — ou minimamente viável para encarar os chefes gigantes.

O estilo roguelike de Metal Slug Tactics se faz evidente em sua seleção de fases. Antes de encarar a batalha final com Morden, é preciso passar por pelo menos um dos quatro cenários destraváveis (dos quais somente o primeiro é acessível no começo). Depois de escolher uma fase, é preciso passar por três estágios, o que ativa a batalha com o grande chefe final — vencido, ele abre uma nova fase.

Metal Slug Tactics

Cada estágio possui dois objetivos — um principal e um secundário —, cada um com uma recompensa temporária exclusiva. Ela pode ser desde oferecer mais pontos de experiência (que só valem para aquela run específica) até um bônus para ser invocado em batalha ou a recarga para as armas com munição limitada que seu grupo carrega.

Depois de certo tempo, escolher o lugar “certo” para ir se torna natural, já que você consegue analisar melhor qual a necessidade imediata de seu grupo. Também é preciso ficar atento às condições de vitória, sendo que algumas — geralmente as que envolvem a proteção de algum personagem — são muito mais ingratas do que outras.

O game trabalha com benefícios temporários e fixos

No que diz respeito às recompensas obtidas, Metal Slug Tactics trabalha com um sistema de habilidades destraváveis que são selecionadas de forma aleatória. Além disso, também é possível ganhar aprimoramentos temporários para as armas equipadas, mas é preciso ficar atento ao fato de que, muitas vezes, isso também acompanha algumas penalidades.

Metal Slug Tactics

Enquanto no começo isso traz um certo nível de experimentalismo, em poucas runs é fácil identificar o que mais funciona e se prender àquilo. Assim, o título acaba caindo em um problema comum de jogos baseados em runs: apesar de haver muitas opções disponíveis, não há estímulos — além de troféus, para quem liga para isso — para sair da zona de conforto.

O que é possível destravar de forma mais fixa são os personagens — algo que depende das condições em que você derrotou Morgan — e o setups de armas que eles usam. Também é possível garantir acesso a mais modificações de equipamentos, mas isso só aumenta a quantidade de itens aleatórios que aparecem nos upgrades entre fases.

Em geral, o sistema de Metal Slug Tactics é daquele tipo que parece robusto em um primeiro momento, mas soa como superficial na prática. Mesmo os personagens destratáveis, por exemplo, parecem muito semelhantes entre si, sempre se encaixando em categorias bastante específicas — há o atirador “arroz de festa”, o especialista em combates próximos e aquele que sabe usar explosivos, por exemplo.

Não que isso não seja legal, mas o game falhou em me pegar justamente porque parece que não há muito motivo para ir atrás dessas recompensas. As fases em si são legais na primeira vez, mas quando você já se acostumou com seus objetivos e comportamentos de inimigos, não há muito mistério em vencê-las — um grande crime em um jogo que tem a repetição como base.

Vale a pena?

Metal Slug Tactics

Metal Slug Tactics é um game que tem ideias legais, mas que peca principalmente pela escolha do formato rogue like. O sistema estratégico baseado na movimentação é inovador e funciona bem, e os visuais, sons e personagens disponíveis são bem legais — só faltam estímulos suficientes para que você queira voltar a repetir as mesmas fases e desafios várias e várias vezes.

Para completar, embora o jogo rode muito bem no PC, seu desempenho nos consoles (ao menos no PS5) é instável e marcado por vários slowdowns sem nenhum sentido. Assim, caso você queira jogar nas plataformas de mesa, vale a pena esperar por um patch. Quem sabe ele também traga mais conteúdos que ajudem a tornar o formato da experiência um pouco mais recompensador.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm