Análise: Mr. Saitou - Neo Fusion
Análise
Mr. Saitou
21 de março de 2023
Analisamos Mr. Saitou no PC através de um código fornecido por Laura Shigihara

Mr. Saitou é um game com gráficos simples, sem combate e com uma duração tão pequena que devo demorar mais tempo finalizando este review do que aquele que precisei para chegar ao fim da aventura. No entanto, todos esses aspectos aparentemente “negativos” na verdade funcionam a favor do game, que acaba se tornando uma pequena experiência narrativa bastante satisfatória.

No game, encarnamos o homônimo Mr. Saitou, um trabalhador comum japonês que é internado após sofrer um acidente no meio da rua. Durante seu tempo de recuperação, ele conhece o garoto Brandon, que está acostumado ao ambiente hospitalar e acabou tendo os idosos que passam pelo local como sua principal companhia.

Do relacionamento entre os dois personagens começa uma aventura com ares surreais, na qual o protagonista se transforma em uma espécie de lhama misturada com uma minhoca gigante. O objetivo é simples: ajudar o pequeno Brandan a chegar em uma caverna repleta de cristais que ele ouviu dizer serem muito belos.

Mr. Saitou é sobre ver a vida de forma diferente

Com pouco mais de duas horas de duração, Mr. Saitou é uma experiência essencialmente narrativa e que tem como principais desafios alguns puzzles de matemática básica. Em seu caminho para o objetivo final, os protagonistas encontram diversos companheiros interessantes que ajudam a desenvolver a amizade entre o protagonista e seu pequeno companheiro.

Mr. Saitou

É difícil explicar o impacto da história sem entrar em spoilers que estragariam a experiência. Posto isso, posso afirmar que a trama, embora leve, consegue tocar em temas considerados bastante pesados como solidão e depressão, mas sem cair no sentimentalismo ou no “coach barato” que estragariam sua intenção.

Evoluindo seus personagens de maneira natural, o roteiro é ponteado de figuras excêntricas e momentos de humor, tendo como ápice uma apresentação musical inesperada. Os desafios, embora leves, ajudam a trazer uma maior variedade para o game e evitam que ele se torne monótono ou repetitivo.

Os gráficos, embora simples, também funcionam a favor da experiência. Muito disso se deve à forma caricata como os personagens são apresentados, que se beneficiam muito dos pixels 2D simples e do sistema de exploração digno de um RPG da era 16-bits. Só gostaria que o sistema de navegação fosse menos confuso e pudesse ser configurado com maior liberdade (é difícil explicar porque um jogo de PC não deixa o personagem se mover usando as teclas WASD).

Mr. Saitou

Vale observar que, durante nossos testes com Mr. Saitou, só tivemos acesso à versão em inglês do jogo, que usa alguns trocadilhos como a base para a resolução de alguns quebra-cabeças. No entanto, a versão de lançamento promete ter legendas em português brasileiro, cuja qualidade não podemos atestar no momento atual.

Mr. Saitou é um jogo bastante simples e relativamente curto, mas não menos memorável sobre isso. O game sabe misturar bem elementos narrativos e puzzles simples para contar a história de uma amizade tocante, cujos temas vão ressoar principalmente entre quem já atingiu a idade adulta e se estabeleceu em uma carreira com uma rotina bem definida. Caso você tenha a chance, vale a pena conferir o jogo em uma única sessão para tirar proveito máximo dos efeitos que ela provoca.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm