Análise: Sand Land - Neo Fusion
Análise
Sand Land
6 de maio de 2024
Sand Land foi cedido pela BANDAI NAMCO para a realização desta análise

Sand Land é um jogo baseado no mangá escrito e ilustrado por Akira Toriyama que é muito conhecido por ser autor da famosa série Dragon Ball, além de também ter sido designer de personagens em Chrono Trigger.

Recentemente foi lançado o anime de Sand e pode ser assistido pelo serviço de streaming Star+, a história do jogo, mangá e anime é a mesma então independente da mídia é possível conhecer a obra como um todo.

sandland_tanque

Um ensaio sobre a escassez

A história de Sand Land tem como maior pano de fundo a escassez da água no planeta Terra, e como os impactos disso refletem nas relações humanas (principalmente o individualismo), e com todo esse contexto a história engaja de maneira bem orgânica, uma vez que essa é uma realidade em que a humanidade futuramente possa vivenciar.

Beelzebub é um jovem demônio, filho de Lúcifer, que passa parte de seu dia roubando água da guarda do Rei. Ele possui a  personalidade de uma criança, e a cada diálogo no qual o personagem comenta o quanto ele é mal só pelo fato de dormir sem escovar os dentes, faz o jogador sorrir, mesmo diante de um diálogo tão simples, mas que carrega um carinho gigantesco.

sand_land_monster

Como dito anteriormente, apenas o Rei detém da única fonte de água ainda ativa, e explora isso para ganhar dinheiro em cima do desespero das pessoas por água, diversos comunidades tentam sobreviver cada um de sua maneira, o xerife Rao cansado dessa situação pede ajuda a Beelzebub e seus amigos demônios para encontrar uma lendária fonte de água, com a promessa de que esse grande achado será benéfico para ambos.

Beelzebub recruta seu amigo e fiel escudeiro Ladrão, que como próprio nome diz, sua maior especialidade é roubar sem ser notado, e o jogo tem sua narrativa formada, as aventuras iniciam com esses três personagens, onde cada um tem o seu ponto de vista diante de diversas situações durante a jornada, o que traz ainda mais riqueza na narrativa.

sand_lander_belzeebub

Um dos pontos mais interessantes é a construção das relações do personagem Rao com os demônios ao decorrer da narrativa, de modo que quanto mais Rao observa as atitudes de Beelzebub, ele concluí que os demônios não são tão assustadores como dizem, e que o mais assustador de fato a ganância do Rei.

Mad Max nas areias de Akira Toriyama

Como a o mundo todo encontra-se em uma severa escassez de água, logo o cenário aqui não poderia ser outro do que um vasto deserto, e nele Beelzebub juntamente com seus companheiros de aventura transitam dentro de carros, tanques e até mesmo motocicletas, apesar do jogo apresentar também batalhas corpo a corpo, a maioria dos confrontos o jogador fará dentro de veículos.

No inicio é um pouco confuso os comandos para atirar, andar, trocar as munições e até mesmo mirar. Porém em poucos minutos é possível ter domínio das ações mais importantes durante o controle dos veículos, o jogo apresenta de maneira cadenciada e sem complexidade novos recursos, o ajuda muito o jogador a ter tempo de se familiarizar com as novidades apresentadas.

Há momentos que é preciso sair do veículo, para explorar e coletar recursos, que são muito importantes para evoluir os veículos e uma cidade que servirá de ponto de partida onde o jogador evolui o veículo, encontra lojas para comprar recursos, além de missões secundárias.

Nesses encontros sem veículo, o jogador irá se deparar com batalhas corpo a corpo, que não tem complexidade alguma, apenas desviar de golpes e bater na hora certa, nada punitivo. Há uma árvore de habilidades que irá compor com habilidades passivas e golpes e contra golpes novos não só para Beelzebub mas também para seus companheiros de jornada Ladrão e Rao.

A jogabilidade resumidamente, não traz nenhuma novidade ou mecânica diferente daquilo que estamos acostumados, a riqueza do jogo é evidenciada muito mais pelo mundo e história que Sand Land apresenta.

O mapa é convidativo para o jogador explorar e descobrir cada vez mais, há muitos baús com recursos, além dos próprios recursos naturais que podem ser coletados durante as andanças nesse deserto.

Como também dito anteriormente é possível evoluir a sua base em Spino, cumprindo missões secundárias e ajudando NPCs que o jogador encontrará no deserto, a sensação de ver a cidade crescer é muito satisfatória, a ponto e fazer o jogador explorar ainda mais para encontrar não só pessoas paraa cidade, mas também itens para decora-la.

Sand Land está com legendas em português brasileiro, os menus e diálogos estão muito bem localizados, sendo um ponto importantíssimo, tendo em vista da belíssima narrativa que Akira Toriyama criou, dito isso o carisma de cada personagem desde os principais até mesmo aqueles que aparecem brevemente é primoroso.

 

 

O jogo foi testado em Steam Deck Oled, e não apresentou problemas ou bugs durante toda a gameplay, está muito bem otimizado para o aparelho.

Com personagens carismáticos e uma narrativa engajante, Sand Land traz uma jogabilidade divertida e envolvente, não só para os fãs de Akira Toriyama, mas também para novos jogadores que querem conhecer as obras do autor.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm