Análise: Shu - Neo Fusion
Análise
Shu
5 de fevereiro de 2018

Um vilarejo é atacado por uma perversa e gigantesca criatura e cabe a uma pequena e indefesa criatura percorrer plataformas e ambientes distintos em busca de sobreviventes. Pode parecer clichê — e provavelmente você já experimentou algo parecido —, mas o caminho percorrido em Shu pelo pássaro antropomórfico de mesmo nome é divertido e agradável, seja pelo conteúdo audiovisual ou pelas habilidades adquiridas a cada novo cenário.

O vôo da Fênix

Logo de início, percebemos a ausência de um narrador ou qualquer conversa entre os personagens apresentados: uma sequência de desenhos elaborados à mão resume que o destino de Shu é vingar os habitantes de sua terra natal, encontrando cada um e conduzindo-os por ambientes inóspitos e hostis até um altar seguro — onde estarão livres das garras do nefasto perseguidor.

O protagonista pula, movimenta-se horizontalmente e também pode planar — essa última servindo para alcançar locais mais distantes e para tirar proveito das correntes naturais de ar. As sequências de pulos e rasantes pelos ares têm seus momentos bem equilibrados na maior parte das vezes, como se Shu dançasse em busca de sobreviventes e de uma saída para sua angústia.

Por se tratar de uma criatura de hábitos aéreos e terrestres, uma vida é perdida toda vez que caímos na água, assim como quando caímos no precipício — afinal, Shu não voa efetivamente, apenas paira no ar. As cinco vidas são restauradas toda vez que alcançamos um checkpoint em forma de totem, ou seja, as chances de sobrevivência durante todo o seu progresso são as mesmas. Com esse sistema cadenciado de tentativas limitadas, evita-se o famoso farming de vidas que geralmente torna as coisas mais fáceis com dezenas de tentativas seguidas.

Um por todos, todos por um

À medida que progredimos nas fases, é comum nos depararmos com sobreviventes que aparecem sozinhos e com indicação de seu nome. Os sobreviventes, todos integrantes do vilarejo arruinado recrutados pelo pássaro, concedem ao novo companheiro habilidades únicas — pulo duplo, controle sobre plantas, manipulação do tempo a sua volta, entre outros. Os desafios exigem cada vez mais reflexos e precisão e cada um dos cinco mundos tem um level design diferente baseado nas duas habilidades concedidas por vez — os recrutados acabam se juntando em pares a Shu e seguem todos de mãos dadas. Essa fraternidade explicitada é, infelizmente, apenas estética e poderia ter sido melhor aproveitada como em Ico, clássico do PlayStation 2 que leva a ideia de mãos dadas ao extremo.

Um dos mundos mais marcantes é Warbler Woods, ambientado em uma densa floresta, onde o protagonista encontra, entre muitos obstáculos, um ser com poderes de fogo. Essa parceria confere invulnerabilidade a ambientes aquáticos, porém o fogo acaba por destruir as folhagens e plantas que utilizamos como plataforma. Portanto, agilidade é necessária para ativar alavancas que controlam o nível da água e para evitar que as plataformas virem cinzas é crucial — principalmente durante a perseguição ao final desse capítulo.

Um gênero saturado

Jogos de plataforma 2D são um gênero muito explorado por desenvolvedores indie, seja por suas influências ou por uma suposta dificuldade menos acentuada para criar um universo em apenas duas dimensões. Ao mesmo tempo que mostra um trabalho cuidadoso da equipe, o jogo demonstra que poderia ter sido mais profundo em alguns aspectos, caindo novamente na repetição que assombra muitos jogos do gênero. A campanha é muito curta — dura de duas a quatro horas — e motiva muito pouco a exploração e coleta de itens opcionais. Além disso, sua narrativa é simples demais, algo que pode ter sido pensado apenas para dar o contexto à mecânica e temática do título.

Shu me recordou um pouco de Rayman Legends, publicado pela gigante europeia Ubisoft também para Nintendo Switch. Apesar de seu conteúdo audiovisual ser bom, ele não consegue ser mais que isso, diferentemente do título AAA. Os problemas técnicos, que quase não aparecem no jogo de plataforma da Ubisoft, são recorrentes e me fizeram perder o progresso durante as fases duas vezes. Sua trilha sonora, mesmo sendo propícia e dinâmica para o tipo de aventura, não é memorável como a de outros títulos independentes, enquanto os controles são fáceis, mas não tão precisos como em Celeste ou em The End Is Nigh.

Os comandos demasiadamente simples e seu contexto minimalista não fazem de Shu um jogo cativante à primeira vista, mas basta você seguir por algumas fases para descobrir o verdadeiro potencial da heroína com corpo de pássaro. Entre correntes de ar que te levam a altares de adoração e companheiros recrutados que aumentam sua curiosidade para o desfecho final, este é um título que entrega uma aventura muito curta, mas emocionante, digna de ser jogada em pequenas sessões nas palmas de nossas mãos.

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Comentários

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[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

[…] a alternativa não é descartada. Até mesmo tivemos uma história inédita do marsupial em Crash Bandicoot 4: It’s About Time. Poderíamos ter uma nova versão futuramente de Crash Bash – o party game da franquia […]

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Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm