Diferente de tudo o que já presenciamos na série de jogos Sonic, o novo Sonic Frontiers chega carregado de nostalgia e referências do passado, porém reformulado com novas mecânicas de gameplay e o tão conhecido ranking de experiência.
Logo no começo do jogo somos apresentados de maneira saudosista aos personagens e a narrativa de sempre: “reunir as esmeraldas do caos”e assim combater o mau que assola aquele bioma. Diante disso, Sonic também precisa ajudar seus amigos que ficaram presos no Cyber Mundo. É aqui que o jogador terá momentos de muita nostalgia com Tails, Amy Rose e até mesmo Knuckles.
O jogo se passa em um arquipélago chamado Ilhas Starfall, divida em 5 mapas ou biomas, sendo que cada conta com uma extensa área para se explorar e descobrir desafios escondidos ou puzzles que em sua grande parte não são difíceis de se resolver, o que de certa forma é algo positivo, afinal o jogo preza por um pace rápido, tanto na exploração como na resolução de enigmas.
Esse é o primeiro jogo da série que segue a linha de “jogos mapa aberto”, porém a problemática de deslocamento de um ponto a outro que jogos desse gênero carregam é facilmente sanada, uma vez que o Sonic possui uma agilidade imensa de movimentos, não só de corrida mas também de impulso no ar.
É válido lembrar que nesse jogo o ouriço azul possui muita habilidade durante os confrontos, alguns golpes são desbloqueáveis, assim como uma árvore de habilidades. Com o ganho de experiência, o jogador desbloqueia aos poucos golpes novos. Além dessa forma de upgrade, é possível aumentar o nível também da capacidade de anéis que o Sonic pode coletar, velocidade, defesa e ataque.
E é durante o upgrade de velocidade e capacidade de anéis que está uma dos meus maiores descontentamentos, para realizar uma melhoria é necessário conversar com um dos ancestrais Kocos, e o jogo faz esse upgrade um a um. Por exemplo, se o jogador conseguir realizar upgrade de 10 níveis de velocidade, o terá de fazer um de cada vez, e não simplesmente selecionar a quantidade que gostaria. É tedioso e gasta-se muito tempo nisso.
Em contrapartida, há portais espalhados pela ilha que são as missões de Time Trials e as missões no Cyberespaço, que além de possuir o tempo limite, também conta com alguns desafios, e quanto mais forem concluídos nessas fases, mais chaves são ganhas. Chaves essas essenciais para abrir os cofres que guardam as esmeraldas: em cada ilha é necessário coletar todas as esmeraldas e no final de cada bioma é travada uma batalha com o Titã daquele local.
Essas batalhas são excelentes e bem divertidas, tudo isso porque é nesse momento que o Sonic transforma-se em o Super Sonic, o tão famoso Sonic amarelo. É também onde a trilha sonora brilha e deixa o momento ainda mais intenso.
Não poderia terminar essa análise sem antes comentar do mini game de pesca dentro do jogo. É possível visitar Big the Cat e utilizar fichas de pesca, que são coletadas durante a exploração de mapa. A pesca não oferece desafio algum, é bem fácil de acertar o comando, que basicamente é apertar um botão no tempo certo, porém ao pescar e adquirir as fichas do Big The Cat, é possível trocá-las por recursos do jogo e assim acelerar upgrades para o Sonic.
Inclusive é durante a pesca que o jogador tem a oportunidade de liberar a viagem rápida entre os portais do mapa, ou entre os NPCs Kocos Ancestrais (aqueles que realizam o upgrade de suas habilidades), porém é a sorte de “pescar”o pergaminho que contém esse benefício. De qualquer forma para mim foi bem tranquilo e consegui em menos de 6 tentativas em todos os biomas.
Como trata-se de um jogo que requer velocidade, a precisão é imprescindível para realização dos movimentos, assim como uma boa movimentação de câmera também. O jogo por vezes se mostrou pouco preciso em alguns momentos bem pontuais, como por exemplo quando o Sonic precisa correr por alguma parede ou escalar pulando de uma parede para outra, diversas vezes em situações como essa era comum cair, errar e direcionar para plataforma errada.
Também em algumas plataformas de mapa aberto há uma sensação de paredes invisíveis, o que dificultava a saída do Sonic daquela plataforma, e então me via obrigada a completar tal percurso, por vezes acidentalmente entrava nessas plataformas e só conseguia sair completando, algo que de fato era bem cansativo.
O viés do mundo aberto também é o fato de que em algum momento aquelas atividades e desafios levarão o jogador a ficar cansado, e em Sonic Frontiers não é diferente, alguns puzzles e obstáculos começam a se repetir, alterando uma coisa ou outra, mas seguindo sempre o mesmo escopo. Porém o jogo continua divertindo. Talvez para os jogadores mais críticos a esse tipo de gameplay pode ser um fator determinante entre gostar do jogo ou não.
Uma adição que ficaria interessante ao jogo é incluir ranking mundial ou dos amigos em comum da plataforma jogada, com os tempos de cada um nos desafios de time trials, talvez deixaria o jogo ainda mais interessante, motivando assim os jogadores a buscar tempos melhores.
No geral Sonic Frontiers entrega aquilo que ele se propõe, com alguns defeitos pontuais aqui relatados, mas são passiveis de correções futuras por atualizações.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm