Análise: Streets of Rage 4 - Mr. X Nightmare - Neo Fusion
Análise
Streets of Rage 4 - Mr. X Nightmare
14 de julho de 2021
Cópia digital da versão de PC do jogo cedida pela Dotemu via Agência Masamune.

Quando Streets of Rage 4 saiu em abril de 2020, ele trazia praticamente tudo o que os fãs da série antiga poderiam querer. Com gráficos e animações atualizadas, o game conseguiu manter o espírito dos clássicos ao mesmo tempo em que adicionou novos desafios. Entre seus destaques está um excelente sistema de combos, que consegue misturar acessibilidade com belos desafios de aprendizado.

Em 2021, é hora do game ficar ainda melhor com a chegada do DLC Mr. X Nightmare. Adicionando novos personagens, novas ferramentas de aprendizado e desafios de sobrevivência, ele é a “cereja do bolo” para uma aventura-base que já era bastante sólida. Enquanto o modo história não sofre nenhuma mudança, a presença de três novos personagens, todos eles chefes da aventura original, já muda bastante coisa.

Tutorial que muda a experiência

Max é uma figura que surge de jogos anteriores e traz ataques com curso alcance, mas bastante dano. Estel surge como uma opção mais versátil e com golpes especiais que conseguem prender um adversário no chão durante certo tempo. No entanto, minha adição favorita foi Shiva: apesar de não poder usar itens, ele traz combos aéreos bem interessantes e um poder especial que garante um breve teletransporte — algo bem útil para se aproximar de um inimigo ou escapar de uma ameaça.

Aprender como usar os novos — e também os antigos — personagens se tornou uma tarefa mais fácil graças ao tutorial aprimorado que o DLC traz a Streets of Rage 4. Funcionando de forma semelhante a um jogo de luta, ele ensina desde princípios práticos — como bater e agarrar inimigos —, até como cancelar comandos e fazer os combos de cada personagem.

Streets of Rage 4 – Mr. X Nightmare DLC

O resultado é um sistema que, embora ainda deixe muito espaço para a aprendizagem própria, permite entender melhor os personagens antes de usá-los nos demais modos. Mesmo que você já tenha jogado o game anteriormente, vale a pena gastar alguns minutos no treinamento: os aprendizados contidos neles podem surpreender e ajudá-lo a encontrar novos meios de encarar desafios.

O tutorial é bastante completo e permite focar somente no personagem de sua preferência, embora alguns conceitos explicados funcionem de forma universal. Se tenho algo a reclamar sobre ele é que senti falta de algo que mostrasse o resultado da execução sugerida na tela — o que, ao meu ver, ajudaria a perceber melhores intervalos de tempo entre comandos e qual é o resultado final que deve ser almejado pelo jogador.

Modo sobrevivência é a parte principal do DLC

A principal adição que Mr. X Nightmare traz a Streets of Rage 4 tem um nome que pode até ser enganador: o modo Sobrevivência. No entanto, não pense que ele traz somente uma série de arenas que emulam o desafio da aventura principal — o que temos aqui é quase um “roguelike” incorporado à estrutura do jogo principal.

Streets of Rage 4 – Mr. X Nightmare DLC

Enquanto realmente traz uma série de arenas às quais você precisa sobreviver com apenas uma barra de vida, o modo vai além disso. A cada nível que o jogador conquista, surge a opção de escolher uma melhoria que vai ser aplicada permanentemente ao personagem (isso é, até ele ser derrotado).

Isso significa que, depois de algumas fases, você pode estar no controle de uma versão de Axel que tem pulo duplo, ataque especial com dano de veneno e uma maior resistência a ataques. Enquanto muitos upgrades são diretos, outros trazem trocas interessantes: você gostaria de ter mais poder de ataque e movimentação mais rápida, mas perder a capacidade de pular? A resposta depende do seu estilo de jogo e do quanto você está disposto a ceder para conseguir uma vantagem específica.

Streets of Rage 4 – Mr. X Nightmare DLC

Além da variedade de desafios e recompensas, o modo Sobrevivência traz outro atrativo: desbloquear novos golpes para os personagens. Assim como no modo História, em que sua pontuação destrava novos heróis, aqui ela é determinante para a quantidade de golpes que vão ser desbloqueados para o personagem que foi utilizado.

Esses golpes efetivamente substituem aqueles que você usa como padrão (algo que pode ser ajustado livremente pelo jogador) e garantem ainda mais possibilidades. Se você sente que já domina a maneira como um personagem funciona, os movimentos inéditos criados pelos desenvolvedores podem fazer com que você repense isso — e encontre ainda mais possibilidades legais no processo.

O DLC Mr. X Nightmare é daqueles que, embora não sejam essenciais para trazer qualidade ao jogo principal, fazem uma boa diferença quando aplicado a ele. Aprimorando o que já era bom e adicionando ainda mais possibilidades de combate, ele garante uma experiência ainda mais longeva e interessante. Com um novo tutorial e um modo que transforma os golpes de seus personagens, ele é uma bela adição a Streets of Rage 4 e merece ser conferido por todos que já curtiram a aventura original.

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Comentários

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 18/02/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/previa/valheim/) […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

[…] a alternativa não é descartada. Até mesmo tivemos uma história inédita do marsupial em Crash Bandicoot 4: It’s About Time. Poderíamos ter uma nova versão futuramente de Crash Bash – o party game da franquia […]

[…] mas também foi possível prestigiar títulos à parte dos cartunescos, como, por exemplo, o novo Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, que resgatou a alma de um dos jogos de esporte mais icônicos de sua geração. Embora a origem […]

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Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Só aproveitando o hype ( e o ódio ) das pessoas online: é voltado para crianças. Você, adulto, pode brincar e curtir, mas é voltado para crianças. Com 7, 8 anos você AMARIA jogar nisso, então não seja chato e curta essa ideia sensacional que a Big N teve

Me senti assim quanto aos ports de games de Wii U para o Switch. https://www.youtube.com/watch?v=E3sG7pfvgJU

THE WORLD ENDS WITH YOU HYPE

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Cuphead leva quase todos (a meu ver, claro) Mas a Nintendo tá massacrando esse ano

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

Treta foi massa demais

? vou seguir o Renan aqui tbm

oi

oi

oi?