Análise: Summer Catchers - Neo Fusion
Análise
Summer Catchers
1 de abril de 2021
Cópia digital da versão de Switch do jogo cedida pela Noodlecake Studios.

Desenvolvido pela FaceIt, Summer Catchers tem uma estrutura de gameplay perfeita para quem busca sessões de jogo curta, mas recompensadoras. No controle de Chu, uma garota que sonha em ver o Verão, você precisa cruzar diversos cenários repletos de obstáculos para chegar a seu objetivo.

Pelo caminho, Chu vai encontrar diversos personagens que a ajudam a concretizar essa missão, incluindo um urso vendedor de itens e um corvo sarcástico. Além dessas figuras, que oferecem uma lista de objetivos para cada fase, o jogo também inclui mistérios como um alce mágico e montanhas com olhos gigantescos que observam cada um de seus movimentos.

Colecionando rumo ao Verão

Summer Catchers é um jogo com o melhor estilo “colecione o maior número possível de itens” bastante familiar ao cenário mobile — do qual Summer Catchers originalmente faz parte. A movimentação do carro da protagonista acontece de forma automática, bastando ao jogador escolher entre três cartas que propiciam interações com obstáculos do cenário.

Summer Catchers

Escolhendo a carta errada, ou falhando em acertar o timing, o jogador tem que arcar com a consequência — geralmente a quebra do carro e o reinicio da fase. Enquanto o conserto não traz custos e é feito rapidamente, todas as cartas que o jogador usa custam recursos coletados automaticamente conforme você avança nas fases.

Com isso, o game estabelece um loop no qual o jogador inevitavelmente vai precisar usar recursos para comprar novas cartas, mas usar as cartas de maneira correta garante que ele vai ficar ativo tempo o suficiente para adquiri-las. Essa descrição pode parecer meio confusa, mas é fácil de entender conforme você joga — ou pensando em Summer Catchers como um “endless runner”, no qual cada movimento possui um custo.

Para deixar as coisas mais interessantes e complexas, o título aos poucos vai introduzindo novas opções de ação e obstáculos que combinam com elas. Assim, embora o ciclo de gameplay básico se mantém sempre o mesmo, há variedade o suficiente para você sentir que não está gastando seu tempo em algo cujo senso de novidade já passou há tempos.

Personagens roubam a cena

Summer Catchers

Enquanto a repetição sem dúvida é parte integral de Summer Catchers, ele consegue compensar isso com diálogos interessantes e a presença pontual de mistérios. A cada etapa da viagem o jogador conhece figuras bem distintas entre si e aprende algo com elas, bem como se depara com mistérios que trazem mais personalidade a cada área explorável.

Caso isso não suficiente, também é possível investir os recursos obtidos em mudanças cosméticas para as vestimentas e para o carro de Chu. Elas não mudam nada do ponto de vista prático, mas a charmosa arte em pixel do jogo, combinada à personalidade carismática da protagonista, estimulam a ver como cada roupa nova combina com ela.

Summer Catchers

Summer Catchers é um ótimo jogo casual para aproveitar em sessões curtas, o que torna a versão para Switch (usada para esta análise) praticamente perfeita para sua proposta. O game se adapta bem à tela grande, mas brilha de verdade quando aproveitado no modo portátil, mesmo em um cenário no qual os carregamentos de tela parecem exceder um pouco o limite ideal. Se esse tipo de experiência é algo que te atrai, vale a pena dar uma chance para essa experiência leve e envolvente.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm