Hall da Fama: O espaço-tempo de Outer Wilds - Neo Fusion
Hall da Fama
O espaço-tempo de
Outer Wilds
5 de julho de 2023

Se você já ouviu falar de Outer Wilds, provavelmente está em um de dois campos: já jogou e adorou a experiência, ou ainda está um pouco confuso sobre o porquê de tanta empolgação e tantos segredos ao redor do título. De fato, como Breath of the Wild e The Witness (sim, estou devendo um texto dele), Outer Wilds é um jogo sobre descobertas intuitivas e, portanto, é muito difícil de entrar em detalhes sobre sua história e suas mecânicas sem estragar a experiência do atual leitor, futuro jogador.

Dito isso, há algumas coisas que podem ser ditas. A premissa básica da exploração e as mecânicas que a rodeiam podem até parecer um spoiler, mas apenas da forma mais superficial. E é importante falar delas, pois exploram aspectos e possibilidades de videogames como poucos outros títulos sequer ousam tentar.

O momento em que obtemos as chaves para nossa nave espacial, após um breve prólogo, é quando o jogo realmente começa. E, já nesse momento, temos total e completa liberdade para explorar o compacto sistema solar em que se encontra. Composto de alguns planetas e uns outros objetos de interesse, encontramos uma abstração do espaço sideral; no mundo real, leva-se anos para viajar da Terra para Marte, por exemplo, e ainda mais para nossos vizinos mais distantes. Em Outer Wilds, planetas estão há apenas alguns quilômetros uns dos outros, e geralmente viagens não levam mais do que um minuto.

Além de, obviamente, facilitar nossa vida ao trocar anos por minutos, essas distâncias são atreladas justamente ao tempo do jogo. Tecnicamente, este é o primeiro spoiler do jogo, mas é tão atrelado à premissa que este texto seria impossível sem abordá-lo (mas não se preocupe, há muito mais para descobrir). Bom, aproximadamente 22 minutos após nossa primeira decolagem, o sol chega ao fim de seu ciclo de vida, transforma-se em uma supernova, e consome todos os planetas ao redor. Obviamente o processo de morte de uma estrela leva muito mais do que 22 minutos, e de novo a realidade é abstraída a favor da nossa diversão.

Este processo dá ao jogo um caráter meio roguelike. Porém, ao invés de adquirimos habilidades para o nosso personagem (ou mesmo melhorarmos nossas habilidades como jogadores), o que acumulamos é conhecimento, convenientemente organizado e categorizado no computador da nossa nave. No começo do jogo, o pouco conhecimento que temos nos guia em determinadas direções. Após certo ponto (que depende do jogador e não do jogo), nossa curiosidade será atiçada para continuar explorando e preenchendo as lacunas.

Quando menos percebemos, estamos completamente envoltos na história de uma civilização extinta que habitou o sistema, provavelmente milênios antes. Ao mesmo tempo, adquirimos melhor domínio sobre os controles da nave e do jetpack e navegamos planetas, antes desconhecidos e hostis, com agilidade e tranquilidade. E aquele universo, que parecia enorme, agora parece perfeitamente navegável em apenas 22 minutos.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm