Desenvolvido e publicado pela BINBOBELL, KAKU: Ancient Seal é um jogo de ação e aventura que conta a história de um jovem pré-histórico que se descobre em meio a uma grande missão. Durante uma caçada aparentemente comum, ele se veio em uma trama que trata da busca pela recuperação de um mundo destruído.
No entanto, essa premissa contrasta bastante com o jogo em si, que mostra suas aventuras de maneira bastante leve. Com visuais cartunescos e inspirações em séries como Zelda, Mario e até mesmo Banjo Kazooie, o título tem algumas arestas a ajustar e nem sempre acerta seu ritmo, mas ainda assim é uma aventura divertida que vale a pena conferir.
Após uma breve introdução na qual conhecemos os controles básicos de KAKU: Ancient Seal, descobrimos qual é a missão do protagonista. Ele deve viajar por quatro partes de um mundo dividido em busca de soluções para consertar o mundo criado pela misteriosa entidade conhecida como Saga.
Dentro do universo da aventura, seu mundo passou por uma grande catástrofe há 1 mil anos, que dividiu um mundo que até então era único em quatro locais diferentes. Cada um possui uma temática própria — como gelo, fogo e deserto — e pode ser explorado de forma relativamente livre pelos jogadores.
Quando uso a palavra “relativamente”, me refiro ao fato de que, a cada subárea que acessamos, os inimigos se tornam cada vez mais resistentes e fortes. Com isso, o título acaba sendo uma busca constante por upgrades, que dependem tanto de cristais básicos que obtemos em combate ou ao cumprir missões, quanto de cristais específicos a cada característica.
Há cristais para aumentar o dano físico, o dano de stagger e a resistência do protagonista, entre outras opções. Eles não são raros, mas estão espalhados em depósitos com poucas quantidades presentes em cada fase, então é preciso ficar atento a todos os momentos para coletar o máximo possível deles.
É nesse sentido que vem a comparação entre KAKU: Ancient Seal e Banjo Kazooie. Mais do que objetos opcionais, esses recursos de upgrades são muito importantes para tornar o ritmo do jogo tolerável. Os inimigos e até mesmo chefes não são difíceis e possuem ataques previsíveis — mas, se você não está no nível adequado, sempre vai bater fraco demais neles.
Descobri isso logo no começo do jogo, quando me deparei com uma batalha opcional contra um grande javali. Levei muito pouco tempo para descobrir como sair ileso do confronto, mas ainda assim ele se arrastou por mais de meia hora simplesmente porque os upgrades de combate necessários ainda não haviam sido obtidos.
Com isso, KAKU: Ancient Seal me ensinou que é preciso coletar sempre o máximo possível de recursos e, em ritmo constante, viajar para a dimensão paralela no qual os upgrades podem ser coletados. Por lá, também é possível usar as pedras especiais obtidas em cada mapa para passar por breves desafios de combate, plataformas e puzzles, que rendem mais vida e stamina como recompensa.
Até mesmo por essa necessidade constante de recursos de upgrade, o jogo é mais bem-aproveitado quando você não pensa nele de forma linear. Quando uma área disponível fica difícil demais, não há problema algum em viajar para outra, cumprir algumas missões dela e, depois de ficar mais forte, retornar a missões anteriores.
Isso estimula a explorar os diferentes cenários criados pela BINBOBELL — todos muito bonitos e com inimigos interessantes — e garante que você não vai se sentir estagnado por não ter o que fazer diante de um desafio. Ao mesmo tempo, as barreiras não naturais impostas pelo jogo podem ser um pouco frustrante, especialmente quando surgem em momentos mais avançados de uma cadeia de objetivos interligados.
Apesar de a estrutura de KAKU: Ancient Seal não ser exatamente original, ele foi criado de forma a sempre ter alguma recompensa ou desafio novo esperando a poucos minutos de distância. Assim, me vi surpreendentemente envolvido pela aventura, mesmo nos momentos em que ela se tornava um pouco repetitiva.
Muito disso aconteceu graças ao carisma do protagonista e de seus companheiros, que se mostravam figuras bastante agradáveis logo de cara. De certa forma, isso até compensou as confusões nativas ao game, que não dedica quase nada de tempo a ensinar coisas básicas, incluindo o funcionamento de seu sistema de upgrades.
Apesar de nem tudo ser perfeito e KAKU: Ancient Seal falhar em apresentar alguns de seus conceitos básicos, ainda assim me vi dedicando longas horas a ele. Recompensador e carismático, o jogo é daqueles que, embora claramente não tenham um grande orçamento, são feitos com boas intenções e ideias criativas.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm