Lista: Switch e a situação dos principais Indies dos últimos anos - Neo Fusion
Lista
Switch e a situação dos
principais Indies dos últimos anos
15 de novembro de 2017

Por seu caráter híbrido, o Switch despontou, teoricamente, como um interessante sistema para jogar títulos independentes. O que talvez pouca gente imaginava é que o sistema se daria tão bem com os indies nesse primeiro momento. São diversas as notícias de que jogos independentes estão vendendo muito bem no Switch. Seja melhor do que nos outros consoles em um lançamento próximo, seja com um primeiro dia e semana de vendas superiores aos da ocasião do lançamento para outro console ou PC, o fato é que jogadores, Switch e indies estão se dando muito bem até o momento.

Isso aí acabou gerando uma “corrida do ouro” dos indies no Switch. A previsão é que a coisa vai ficar mais competitiva (com mais jogos independentes e a chegada de alguns figurões da indústria AAA) daqui para frente. De qualquer forma, mesmo com uma agenda de lançamento positiva, a Nintendo não consegue suprir uma biblioteca mais avantajada e versátil por si só, e a expectativa por mais títulos independentes vem crescendo entre os jogadores.

Resolvemos fazer um apanhado dos principais jogos independentes dos últimos anos (e alguns futuros) e apresentar qual a atual situação de cada um. Existem alguns títulos que talvez nem combinem com o sistema, e claro que não há uma necessidade de tudo que é indie ser lançado para o Switch, mas como nos propusemos a fazer um grande apanhado, tentamos fazer da forma mais ampla possível.

Iremos linkar um vídeo com trailer do jogo em cada nome para que o leitor possa identificar melhor cada título comentado que desejar.

Os já confirmados para o sistema

Elencamos alguns importantes jogos que já estão confirmados para chegar no Switch nos próximos meses. Destacamos, entre tantos títulos interessantes, o competente Hollow Knight, que foi atrasado para o início de 2018, além do simpático Night in the Woods, que está concorrendo a melhor jogo independente no TGA 2017, Inside, considerado um dos melhores jogos de 2016, Owlboy, Dandara Blasphemous, título que teve uma campanha forte no kickstarter e que chegará ao Switch simultaneamente aos outros consoles e PC.

https://www.youtube.com/watch?v=iTQsPZoG_NI

https://www.youtube.com/watch?v=aTDNRizuv00

O caso do GameMaker Studio

Já pensou em jogar Undertale no seu Switch? Eu já, e você provavelmente também. Acontece que a engine por trás do título ainda não dá suporte ao híbrido da Nintendo. Não só Undertale, mas um grande número de bons e excelentes jogos dependem desse suporte para serem cogitados para o Switch. Quando (e se) a YoYo Games, responsável pela engine, habilitar esse suporte, pode esperar por uma parruda quantidade de confirmações e anúncios nos dias e semanas seguintes, ainda que muitos títulos dependeriam da desenvolvedora ou publicadora se interessarem em lançar para o híbrido. Dentre os jogos que podem chegar ao console caso o suporte aconteça, destacamos:

Rumores, possibilidades e certezas

Aqui comentaremos os principais jogos independentes dos últimos anos que já foram lançados para outros sistemas e mostraremos o que há de notícia ou rumor sobre a possível chegada desses jogos ao Nintendo Switch.

Entramos em contato com a Supergiant Games que destacou que não há planos no momento para versões de seus jogos já lançados e que eles preferem focar em jogos novos. Entretanto, eles estão estudando a possibilidade de contratar engenheiros adicionais para trabalhar diretamente com ports de jogos já lançados, então pode ser que em um futuro mais distante esses três excelentes títulos possam chegar ao híbrido.

https://www.youtube.com/watch?v=MnjAGvUEJ8w

Jogos ainda não lançados oficialmente em nenhum sistema

Por fim, indicaremos alguns dos jogos que estão no nosso radar e que ainda não foram publicados em sua versão final para nenhum sistema.

~

Esses foram os títulos que levantamos em nossa pesquisa, e não estão inclusos aqui os jogos que já forma lançados para o Nintendo Switch. Se você sentiu falta de algum título ou tem alguma sugestão de jogo que ficou de fora da lista, só falar com a gente nos comentários que iremos atrás para saber a situação do título mencionado.

Leia também

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm