O Steam Next Fest é um evento em que vários criadores de jogos podem exibir títulos que serão lançados em breve com demos lançadas pelo Steam. São centenas de títulos disponíveis para experimentar entre os dias 6 e 13 de fevereiro; os mais curiosos podem conferir a lista completa na plataforma. Eu passei algumas horas explorando o catálogo e jogando algumas demos que pareciam interessantes. Confira a lista abaixo e veja se há algo digno da sua wishlist!
Na verdade joguei esta demo alguns meses atrás, mas vale a pena citá-la aqui. Gravity Circuit é um Mega Man-like com o diferencial de focar em combate corpo-a-corpo e a presença de um gancho que expande as opções de mobilidade pela fase. Após um período inicial para me habituar às mecânicas, achei as duas fases disponíveis muito divertidas. O jogo está planejado para lançamento em 2023 para PC (Windows, Mac e Linux), Switch, PS4 e PS5.
Minha primeira reação a Trinity Fusion foi de muito interesse, pois o jogo obviamente remete a Metroid e em particular Metroid Dread. Porém, trata-se de um híbrido entre metroidvania e roguelike, o que não me apetece muito. A demo é jogável, mostra que o jogo ainda requer mais tempo no forno, e não fiquei completamente convencido de que fases geradas proceduralmente agregam à experiência. Trinity Fusion deve ser lançado em 2023 para PC (Windows), PS4/5 e Xbox One/Series.
Este é um jogo do gênero cinematic platformer, estilo popularizado nos anos ’90 por títulos como Prince of Persia e Another World, e revitalizado por indies como Limbo e Inside. Planet of Lana nos leva a explorar um misterioso planeta acompanhado de uma fofa criatura que nos ajuda a resolver puzzles, prometendo ser um dos mais belos títulos deste ano. Será lançado para PC (Windows) e Xbox One/Series, e também estará disponível pelo Game Pass.
Foi o Pedro aqui do Neo Fusion que me indicou Interior Worlds, e achei o conceito interessante — um jogo de fotografia em ambientes sombrios sem ser necessariamente de terror (ao contrário de Fatal Frame). Porém, a demo me deixou bastante decepcionado. Passando-se em uma garagem, simplesmente andamos ao redor dela tirando foto de “pontos de interesse”, que são apenas neblinas com um ícone de câmera nelas. E como a câmera é analógica, nem podemos ver o resultado da fotografia na hora. Lança em março para PC (Windows, Mac e Linux).
Claramente inspirado no clássico da Ghibli, O Serviço de Entregas da Kiki, este jogo nos coloca no controle de uma bruxinha aprendiz que quer consertar sua vassoura e voar até o topo da montanha. Para tal, deve realizar entregas para coletar moedas e, no processo, explorar diferentes regiões. Com um quê de A Hat in Time, a demo foi uma agradabilíssima surpresa. Está previsto para 2023 para PC (Windows), Switch, PS4/5 e Xbox Series.
O novo jogo da Inti Creates — um estúdio formado por ex-funcionários da Capcom que trabalhou em Mega Man Zero, Blaster Master Zero, Azure Striker Gunvolt e outros. É um Castlevania-like (mas talvez não um metroidvania!) com o diferencial de ter ênfase em co-op, colocando um ou dois jogadores no controle de duas irmãs, especializadas em combates de curta ou longa distância. Pude jogar a demo com um amigo e a dinâmica proporcionada pelas personagens diferentes é bastante única e divertida. O jogo lança no dia 23 de fevereiro para PC (Windows), Switch, PS4/5 e Xbox One/Series.
Não consegui concluir esta demo porque infelizmente está rodando bem mal no Steam Deck. Porém consegui jogar o suficiente para entender que o jogo intercala segmentos de point-and-click e quebra-cabeças com outros de ação e exploração estilo metroidvania. Me pareceu interessante e com certeza irei revisitá-lo quando for lançado em 27 de abril para PC (Windows) e Xbox Series, também no Game Pass.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm