Com lançamento previsto ainda para 2021, Arboria é o novo RPG roguelike desenvolvido pela Dreamplant e publicado pela All In! Games — ainda em acesso antecipado — na Steam. Assumindo o papel de um guerreiro Yotun, o objetivo do jogo é curar as raízes da Father Tree, que dá vida à aldeia Durnar, e derrotar um chapéu amaldiçoado que está corrompendo a mente dos guerreiros. Na companhia da fada Rata, temos então que explorar o mundo de Durnar para salvar nossa aldeia.
O jogo possui diversas mecânicas que inicialmente pareciam bastante confusas. O recurso principal é o Veri, coletado de cristais azuis e carregados pela Rata — assim como todos os itens que coletamos ao longo do caminho. Quando morremos, os itens e o Veri são perdidos como forma de penalidade, forçando o jogador a jogar com habilidade e atenção.
Ao morrermos, temos que fazer uma oferenda aos deuses. Quanto melhor for nossa performance naquela tentativa de vitória, mais felizes os deuses ficarão e melhores serão nossos status na hora de escolher o próximo guerreiro Yotun. No início, temos uma área bem limitada de Durnar para explorar e, conforme as raízes vão sendo curadas, mais lugares na aldeia são liberados também, propondo uma progressão interessante para o jogo.
O ponto mais forte de Arboria é o combate. Diferente de outros RPGs, aqui temos a ideia de armas simbióticas. Ao invés de ser equipada, a arma transforma nosso braço e muda o estilo, dano e velocidade do personagem. Temos também skills que transformam o outro braço e que afetam o estilo de jogo e, dessa forma, dependendo do que encontramos no caminho, temos que mudar nossa abordagem de combate completamente.
Temos golpes fortes e fracos que devem ser combinados de forma inteligente: bater nos inimigos de forma deliberada é inefetivo e, na grande maioria das vezes, leva à morte. O que facilita nesse momento do jogo, porém, é que não temos estamina, então podemos correr, desviar e avançar sem ter que nos preocupar.
Arboria é muito promissor e entrega uma experiência divertida com mecânicas equilibradas mesmo em early access. Não é um jogo para vivenciar um enredo incrível e surpreendente, mas os combates e estratégias para progredir fazem com que o jogador queira tentar mais uma run e curar mais uma raiz.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm