Quando vemos jogos em acesso antecipado para serem testados, normalmente já esperamos um jogo travado, com muitos problemas e com pouquíssimas coisas a serem feitas. Quando comecei Indoorlands, já me peguei pensando que encontraria exatamente isso: um monte de problemas. Porém, o jogo da Pixelsplit surpreende por já apresentar muitas opções mesmo não tendo chegado ao chamado 1.0.
Indoorlands é um jogo de simulação de parque de diversões que não foge muito do que já conhecemos: precisamos criar um parque de sucesso, que tenha muito lucro e muitos visitantes. A diferença aqui, talvez, é que os brinquedos do parque são todos em galpões fechados e isso nos ajuda a decorar cada ambiente para melhorar a experiência no brinquedo e ter temas diferentes em cada um.
Justamente por ser focado em criar diferentes ambientes em cada brinquedo, o jogo acontece quando estamos mexendo neles, trazendo diversas opções de customizações tanto da corrida como do lugar onde o brinquedo se encontra. Começando pelo ambiente, podemos decorar com objetos, pintar as paredes e mudar o chão e a música para trazer o tema que desejarmos dentro daquele lugar. Também é possível criar corridas customizadas, aumentando a intensidade, velocidade, altura e podendo observar tudo de diferentes câmeras. Essas corridas customizadas ajudam bastante a melhorar o nível de satisfação com o parque e são extremamente divertidas de criar.
A visão geral do parque acaba não sendo muito utilizada, pelo menos nessa fase intermediária de desenvolvimento. São usadas somente para posicionar as instalações, verificar sujeiras e checar se os brinquedos estão com a capacidade máxima. Eu gostaria, nos próximos updates ou na versão final do jogo, que tivéssemos opções de decoração para o parque como um todo, não somente para cada brinquedo. Na visão geral, as paredes e o chão são brancos, não conseguimos adicionar árvores, bancos, plantas, decorações e sinto que isso agregaria mais satisfação para o jogador deixar o parque completamente no seu gosto pessoal.
Nos parques conseguimos adicionar centros de pesquisa que liberam muitos recursos para podermos adicionar. Atualmente, mesmo em Early Access, temos mais de 100 desbloqueáveis pelo centro de pesquisa que vão trazer melhores restaurantes, brinquedos, estacionamento, meios de transporte para chegar ao parque e também mais decorações que vão constantemente melhorar o nível do nosso parque.
Existem duas coisas que não me agradaram muito, mas que podem ser devido ao estado do jogo, em fase inicial. A primeira é a música, é muito irritante. Não temos muitas opções de temas musicais para os brinquedos e a trilha sonora da visão geral do parque é bem irritante, depois de um tempo de jogo comecei a desligar a música.
A segunda é que o inicio do jogo é lento demais. Demora muito mesmo para conseguir dinheiro e liberar os recursos novos das pesquisas. Mesmo que a capacidade de customizar os brinquedos leve muito tempo dentro do jogo, em determinado momento não temos decorações novas, dinheiro ou o que fazer. Temos que ficar esperando mesmo o tempo passar (conseguimos aumentar a velocidade que o tempo passa mas, mesmo assim, demora) e, no começo fez eu achar o jogo um pouco entediante. E, depois de certo nível, o progresso é rápido demais. Balancear o grind do jogo seria interessante ou, dependendo dos planos da desenvolvedora, adicionar novas funcionalidades ao jogo pode fazer com que isso se ajuste naturalmente.
Mas, apesar desse desbalanceamento de progresso atual, o jogo cativa. Eu entrava em cada um dos meus brinquedos, decorava, criava corridas diferentes e conseguia me divertir ao criar ambientes e experiências diferentes. Estou na busca de desbloquear todos os recursos de pesquisa e me vejo cada vez mais envolvida no jogo.
Indoorlands surpreende e, mesmo ainda em early access, já traz diversas opções e é um jogo bem fluido. A falta de tutorial (justificada dentro do jogo por estar nessa fase inicial) pode ser um problema nos primeiros 20 minutos, mas o menu intuitivo e o progresso fazem com que não seja um impedimento para novos jogadores. Se continuar desse jeito, promete marcar e se tornar um grande título na categoria tycoon de jogos de parque de diversões.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm