Relato: Animal Crossing é um escapismo necessário na quarentena - Neo Fusion
Relato
Animal Crossing é um escapismo necessário na quarentena
28 de abril de 2021

O grande jogo de simulação de vida da Nintendo — no qual você é o único humano em uma vila habitada por animais carismáticos que vivem e interagem — chegou ao Nintendo Switch em 20 de março de 2020 e já lidera vendas no mundo todo, ultrapassando a casa dos 32 milhões de cópias vendidas. Estamos falando de Animal Crossing: New Horizons, que trouxe diversas inovações e novidades nessa sua nova entrada da franquia sem deixar de de lado sua maior característica: o carisma. Com visuais bem agradáveis e pitorescos, como o efeito do vento no cenário, os detalhes realmente chama a atenção e nos fazem refletir o tamanho do carinho que os desenvolvedores tiveram com esse jogo

Uma bela viagem

Tudo começa com você sendo levado para uma ilha: a princípio, você deve escolher o hemisfério (Norte ou Sul) no qual deseja viver, pois no jogo há uma interatividade com as estações do ano e isso pode influenciar de acordo com a escolha feita. Então, um simpático guaxinim irá te guiar até você conquistar sua casa própria e fazer a sua ilha prosperar. O primeiro dia se dá com muitos tutoriais e conversas, o que pode afastar um pouco o jogador novato da série — que pode entrar no jogo esperando por uma certa liberdade para explorar e coletar recursos.

Você começa em uma cabana e, aos poucos, vai pagando a hipoteca da sua casa — que pode ter diversas expansões oferecidas por Tom Nook. O jogo coloca aleatoriamente dois moradores entre os diversos NPCs existentes na ilha, e é importante que você interaja conversando, mandando cartas ou até endereçando presentes para criar laços caso você queira que eles permaneçam morando por lá. A ilha comporta até 10 moradores, e é possível recrutar mais companhias indo para outras ilhas com o Nook Miles Ticket ou recebendo visitas. Para receber visitas e se assegurar de que elas voltarão, é importante deixar sua ilha bonita e bem cuidada.

Pescar, caçar insetos e colher frutas (cada ilha tem uma fruta exclusiva) são os principais meios de obter renda, portanto nunca perca a chance de usar suas ferramentas para isso. Por falar em ferramentas, até mesmo as tão ostentadas ferramentas de ouro desgastam e se quebram em ACNH. Já mobília e itens são feitos em uma mesa de criação (os DYU, ou Do it Yourself) a partir de receitas compradas, trocadas ou encontradas na dentro de garrafas beira da praia.

Você nunca estará sozinho

Além dos moradores na sua ilha, você também consegue interagir com outros jogadores ou amigos que também têm o jogo. Basta abrir o acesso da ilha pelo aeroporto de maneira pública ou passar seu PIN para a outra pessoa. Essa interação ajuda na troca de itens ou até mesmo para catalogar itens — ou seja, se o seu amigo tem algum item raro no jogo, basta pegá-lo no chão e devolvê-lo em seguida para desbloquear essa opção de compra no terminal Nook.

Cada ilha comporta 8 jogadores online, e isso é incrível porque, além de funcionar muito bem, você pode organizar eventos e até mesmo ajudar o seu amigo em algo na ilha dele. A comunidade de Animal Crossing é muito unida, e tem sempre grupos bastante acolhedores principalmente com quem nunca jogou o game. Pode ter certeza que sempre há alguém disposto a te ajudar e a te dar dicas de como se sair bem na aventura.

Outro meio muito interessante de se ganhar dinheiro (muito dinheiro, por sinal) em Animal Crossing é comprando rabanetes no domingo de manhã. A vendedora Mae aparece restritivamente apenas nesse dia e nesse período e, após a compra, você deve guardá-los com cuidado para tentar comercializá-los durante a semana na mercearia. A cotação é variável e o valor oscila duas vezes ao dia (de manhã e de tarde), sendo as melhores cotações geralmente durante terças-feira à tarde e quartas-feiras durante todo o dia. O mais legal dessa loucura toda por bells (dinheiro do jogo) é que se a mercearia do seu amigo estiver com o valor de vendas bem alto, você pode viajar para lá (com a permissão dele, claro!), e negociar seus rabanetes pelo melhor preço.

Nesse novo jogo da série também foi introduzida outra mecânica interessante: os Nooks Miles. São pequenos desafios ou objetivos que geram milhas (como em serviços de cartão) que podem ser trocadas por itens, roupas, receitas de DYU ou passagens para viajar para outras ilhas e coletar recursos.

Para acessar a lista de tarefas a cumprir e ganhar os “nook miles”, basta acessar o smartphone do seu personagem, que também mostra seu catálogo de peixes e insetos, mensagens de amigos, melhores amigos que estão online, recurso para alteração de terreno e diversos outros recursos de maneira prática e fácil, como em um menu rápido.

Um jogo, diversos objetivos

Mas, afinal, qual é o objetivo de Animal Crossing? É relaxar, decorar, interagir com seus moradores ou amigos, ajudar, ser ajudado, deixar sua ilha bonita ou até mesmo despertar sua criatividade para construir cenários inspiradores. Assim como na vida real, Animal Crossing segue os dias e horários que vivemos, o que pode afastar jogadores mais imediatistas. As lojas têm horários, os eventos comemorativos acontecem nos feriados da vida real e o jogo está sempre tendo algo diferente. Os personagens são tão carismáticos e engraçados que você se pega por diversas vezes sorrindo e desejando que aquele morador nunca vá embora.

Enquanto tempos tão difíceis ainda são realidade lá fora, Animal Crossing: New Horizons é um jogo que traz muita paz e felicidade, um verdadeiro sentimento de ser abraçado nesses tempos de pandemia. São histórias maravilhosas carregadas pela série ao longo de seus muitos anos, mas que ganharam ainda mais destaque com esse lançamento. Só nos resta aguardar as muitas novidades e os eventos sazonais prometidos pela Nintendo — e o melhor de tudo, sem pagar mais nada por isso.

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Comentários

[…] No último sábado, 13 de março, completei um ano de isolamento social. Posso contar nos dedos as vezes que saí para resolver alguma pendência obrigatória presencialmente. Pensar que o mundo mudou tanto em 365 dias me causa ansiedade. Mas, pensar como eu mudei, ou deixei de mudar, nesse período me causa mais angústia. Obviamente, não tem sido fácil para ninguém. O que restou, além das adaptações de rotina, foi reaprender a me comunicar de maneira remota. Uma dessas lições foi aprendida por meio de Stardew Valley. […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 18/02/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/previa/valheim/) […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

[…] a alternativa não é descartada. Até mesmo tivemos uma história inédita do marsupial em Crash Bandicoot 4: It’s About Time. Poderíamos ter uma nova versão futuramente de Crash Bash – o party game da franquia […]

[…] mas também foi possível prestigiar títulos à parte dos cartunescos, como, por exemplo, o novo Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, que resgatou a alma de um dos jogos de esporte mais icônicos de sua geração. Embora a origem […]

[…] não sendo tão inovador e debatível quanto Her Story, o título certamente conquista um espaço importante no (já não tão popular) gênero dos […]

Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm