Eu não havia ouvido falar de Fuga: Melodies of Steel até o dia em que o título foi anunciado para o Game Pass ao lado da revelação de sua sequência (a ser também lançada em 2023 e chegando ao serviço). Gostei do trailer e resolvi experimentar o jogo quando ele foi efetivamente adicionado ao catálogo.
Trata-se de um game em que controlamos um tanque de batalha gigante na maior parte do tempo, engajando em batalhas e escolhendo as rotas de maior ou menor risco, e consequentemente maior ou menor recompensa. Também controlamos os jovens que pilotam o tanque e suas armas em sessões de ligação social entre eles, alocação de recursos e melhoria do veículo, além de outras atividades de ganho ou uso de itens para utilização em batalha ou para dar uma melhorada em nossos personagens para os confrontos seguintes.
O jogo trabalha de forma constante essa dinâmica de risco e recompensa, tanto na escolha dos trajetos (eles podem ter mais inimigos em sequência, nos gerando mais experiência e itens, ou ser mais calmos e recuperar os pontos de vida e habilidade do grupo, etc), quanto na própria batalha: podemos gastar o especial e/ou usar o personagem que está na melhor condição e com bônus, como é possível segurá-los para as batalhas futuras. No meio dessa decisão, temos o sistema de rank da batalha, em que conforme melhor você joga, mais experiência ganhamos.
O lado interessante dessa proposta é que Fuga não é um jogo fácil, e conseguir se dar bem e com bom ranqueamento, além de passar por mais batalhas e coletar mais recursos, é essencial como preparação para os confrontos futuros. Em um esquema simples de tipos de armas terem vantagens sobre determinados veículos inimigos, devemos o tempo todo alterar os personagens de posição sem perder de vista o link e conexão entre cada dupla: o que gera mais bônus e golpes melhores no pareamento.
As duplas se dão melhor em batalha conforme se dão bem nos trechos de descanso em que andamos livremente pelo grande tanque. Há um limite de ações dentro de cada sessão dentro do veículo-base, fazendo com que haja também a prerrogativa da escolha em como gastar o tempo ali. Influencia diretamente na batalha, e vice-versa, existem muitos sistemas conectando as duas sessões (de descanso e exploração do veículo, de movimentação pela rota e combate).
O ponto mais interessante de Fuga: Melodies of Steel, entretanto, vem de uma mecânica bastante particular: o Soul Cannon (canhão da alma, em livre tradução). É possível utilizar tal canhão para vencer todos os inimigos em um determinado confronto, sem limite algum. Não importa quantos inimigos estejam na tela, não importa se for um chefe de capítulo, qualquer adversário pode ser obliterado com esse canhão. Ele custa, porém, a vida de uma de nossas crianças-piloto. Cabe ao jogador escolher.
A trama do jogo se passa em uma França mais ou menos fictícia ocupada por uma Alemanha Nazista mais ou menos fictícia durante a segunda guerra mundial, ou algo do tipo já que tudo é mais ou menos fictício. Nossos personagens são crianças cujos pais foram levados para trabalhar em campos e que ao encontrar o tanque antigo começam uma busca por seus familiares.
Não é justo nem que adultos participem de guerras, que dirá crianças? Fuga coloca esse mundo absolutamente horrendo a partir de seus fofos personagens gatos e cachorros humanóides. Ao colocar a necessidade de utilizar o canhão quando se está quase morrendo, o jogo de certa forma castiga quem não está jogando bem e engajando com todos os seus sistemas e pensando de forma estratégica.
É possível passar o título inteiro sem usar o canhão, embora eu esteja escondendo informações aqui. Mas só é possível não usar a arma caso a equipe esteja bem preparada e tudo esteja bem afinadinho. Caso você esteja tomando más escolhas e se relacionando mal com os sistemas e estratégias, será necessário sacrificar uma criança.
Existem finais ruins e bons, e chegar no melhor deles pressupõe algo ainda mais interessante que não cabe colocar em spoiler aqui; mas chega também a partir do uso dos sistemas de jogo e de como se conectam as partes de batalha e descanso nessa jornada.
Fuga: Melodies of Steel não coloca o peso das escolhas em opções de diálogo ou resposta, mas sim na forma como quem joga engaja com seus sistemas e mecânicas. Ao fim de tudo, há um impacto ainda maior, pois a consequência chega pela ação e não por um julgamento do que seja melhor decidir aqui ou ali.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm