Um sonho comum entre quem cobre o mundo dos games, ou somente o aprecia como um fã, é participar do desenvolvimento de um deles. Fui felizardo de ter esse privilégio com Horizon Chase Turbo – Senna Sempre, DLC que chegou oficialmente a todas as plataformas nas quais o game está disponível em outubro de 2021.
Entre o final de 2019 e abril deste ano, tive a oportunidade de trabalhar com a Aquiris Game Studio gerenciando as mídias sociais de jogos como o próprio Horizon Chase e Wonderbox, além de contribuir para o gerenciamento de comunidades e o desenvolvimento de estratégias de marketing — até na parte de suporte ao usuário dei minhas contribuições.
Nesse meio tempo, tive a oportunidade de participar do processo de desenvolvimento de Senna Sempre ajudando no desenvolvimento da narrativa presente no DLC. Enquanto o jogo original é focado essencialmente no gameplay — excelente e responsivo, em minha opinião —, o DLC precisava dessa camada narrativa adicional para fazer justiça à carreira de Ayrton Senna, um dos maiores corredores de Fórmula 1 de todos os tempos e, até hoje, uma inspiração para todos os brasileiros.
É aí que entrei no projeto: orientado pela equipe de desenvolvimento (e pela eterna paciência de Rodrigo Oliveira, game designer, professor e eterno lindo), ajudei nas pesquisas sobre os momentos mais representativos da carreira de Senna que o jogo pretendia retratar. Além de escrever as descrições para as pistas e cada capítulo pelo qual o jogador passaria, também me diverti bastante ajudando a criar os nomes-fantasia das equipes presente no DLC, bem como nas frases ditas pelos pilotos — muita coisa que Senna “fala” no jogo foi sugestão minha (modéstia à parte, acho que o resultado final ficou bem legal).
Assim, dado meu envolvimento com o desenvolvimento de Horizon Chase – Senna Sempre, não posso fazer um review tradicional sobre ele — até mesmo porque minha posição sobre o projeto não é exatamente neutra. No entanto, ainda senti a necessidade de escrever um pouco sobre o resultado final que, assim como você, só tive a oportunidade de conferir no lançamento oficial.
Um dos principais desafios de desenvolver Senna Sempre era manter o gameplay arcade de Horizon Chase e combiná-lo ao universo da Formula 1, que é ainda mais rápido e dinâmico. Nesse sentido, posso dizer que a equipe acertou em cheio através de alguns “truques”: as pistas do DLC são mais largas, o que proporciona uma maior facilidade nas ultrapassagens, e o comportamento dos inimigos foi alterado para tornar as coisas mais interessantes e únicas.
Se nas campanhas principais de Horizon Chase você se depara toda hora com adversários que querem jogar você para fora da pista, isso raramente acontece no novo conteúdo. Sim, há um ou outro adversário que vai jogar de forma mais “suja”, mas isso acaba reservado para momentos mais específicos da experiência e em cenas nas quais é preciso retratar adversários mais “competitivos” que Senna teve em sua carreira.
De certa forma, essas mudanças de comportamento não devem ser uma grande surpresa para quem tem acompanhado os desafios do Playground nos últimos meses. Nesse espaço dedicado a eventos com duração limitada, a equipe de Horizon Chase tem aproveitado para testar novos comportamentos dos oponentes e desafios com regras mais variadas — e até hoje eu amaldiçoo toda vez que há alguma pista com pouco combustível disponível.
Outra forma inteligente de mudar a forma como Senna Sempre é jogado são as Senna Mark’s, série de objetivos que muda a cada pista e faz você pensar de forma inteligente. Um deles pode desafiar você a não pegar um nitro extra, enquanto outro pode desafiá-lo a terminar a corrida sem recorrer a esse recurso em nenhum momento — só para citar alguns exemplos entre tantas regras disponíveis.
Enquanto a adição desses objetivos como algo secundário já seria interessante, acredito que torná-los parte essencial do avanço pela campanha foi a escolha certa. Com isso, os jogadores realmente precisam ficar atentos aos desafios propostos e mudar seu jeito de jogar, não focando somente na conquista do Troféu Dourado como objetivo — que continua sendo um elemento importante, mas não essencial (algo que a primeira parte da campanha deixa bem claro).
Para completar, os jogadores podem escolher entre três setups diferentes para o carro de Senna: um focado no controle, outro na velocidade e um terceiro que oferece mais combustível. Confesso que usei a opção de controle maior em grande parte do tempo, mas mudanças foram essenciais para cumprir alguns objetivos — bem como a capacidade de “ler” as pistas e detectar quais pontos poderiam ser mais ou menos problemáticos, dado os desafios propostos. Para completar, o novo modo em primeira pessoa transforma a experiência de jogo de forma positiva, embora eu admita que ainda prefiro a visão em terceira pessoa (acho mais fácil coletar as moedas da pista assim).
Em minha opinião (nada imparcial), tudo funciona muito bem e ajuda a trazer um ar de frescor para Horizon Chase — depois que você termina a campanha e rejoga diversas vezes as mesmas fases da campanha original para produzir conteúdo, isso é algo muito bem-vindo. Se tenho uma reclamação “positiva” a fazer, é que tudo parece muito curto: em poucas horas dá pra terminar todos os objetivos sem grandes problemas, ficando aquele gosto de “quero mais”.
Trabalhar junto com a Aquiris no desenvolvimento de Horizon Chase Turbo – Senna Sempre foi uma das experiências profissionais mais recompensadoras que pude ter (mesmo que eu sempre fique com o sentimento de ter feito só uma parte pequena). Poder fazer parte desse projeto foi muito divertido, e até hoje agradeço ao Vitor, Rodrigo, Sandro, Paulo, Gabriel, Paulo, Andrey, Diego, Waio, Jesus Fabre e todos os demais membros da equipe por ter podido participar disso. Agora, novamente como um simples fã e “jornagames”, fico ansioso para ver o que vem pela frente (tenho certeza que muita coisa boa).
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm