Relato: Lições de vida com Animal Crossing - Neo Fusion
Relato
Lições de vida com
Animal Crossing
4 de maio de 2020

Os últimos dois meses foram difíceis para quase todo mundo, inclusive pra mim. Eu saí de um fevereiro conturbado, comecei a me recuperar em março, apenas para ser acertado em cheio pelo início da quarentena. Eu moro na Itália, onde a necessidade de isolamento veio um pouco antes do que em outros lugares, e passei um bom tempo repleto de incertezas sobre como seriam as semanas seguintes. Especialmente no começo, um sentimento me assombrou: a solidão. Por mais que eu não esteja completamente isolado e ainda tenho a oportunidade de ver dois ou três amigos com frequência, passar tanto tempo em casa com meus próprios pensamentos foi de certa forma desconfortável. Foi durante esse período que escrevi as minhas análises de Ori and the Will of the Wisps e Doom Eternal.

Quando meus amigos em outros lugares do mundo começaram a ficar em casa também, notei que isso poderia ser uma boa oportunidade para entrar em contato com pessoas importantes para a minha vida, mas com quem eu não falava direito há um tempo. Então passei dias em longas conversas via Discord, WhatsApp ou Skype com velhos amigos na Suécia, Inglaterra, Espanha, em Portugal, nos EUA, no Canadá e, é claro, no Brasil. Reconectar com essas pessoas foi bastante importante para mim, e estou muito grato aos meus amigos por, juntos, fornecerem uma base de apoio emocional em um momento de necessidade. Eu também comecei a fazer terapia psicológica remotamente — algo que parecia distante da minha realidade antes, mas que também se demonstrou uma útil ferramenta.

Estranhamente, além das conversas com amigos e da terapia, mais uma coisa me ajudou imensamente a superar a solidão do isolamento: Animal Crossing: New Horizons. Desde o momento que o jogo foi anunciado, eu tinha certeza de que eu não o jogaria. Eu joguei um pouco de New Leaf lá em 2013, quando apreciei o jogo, mas senti que não era pra mim. Bom, talvez só não fosse o momento certo.

No final de março, enquanto eu jogava e escrevia sobre Doom Eternal, reparei a quantidade de bons amigos que jogavam Animal Crossing. Foi graças a uma conversa com um amigo inglês, e um desconto de uns 15€ no preço do jogo, que resolvi morder e experimentar. Inaugurei a ilha Chill Pill em 1º de abril de 2020. Mal sabia eu o que me aguardava. Um mês e 100 horas de jogo depois, posso dizer que Animal Crossing foi uma parte surpreendentemente relevante da minha recuperação — que não está completa, mas está progredindo. Nesse tempo, aprendi diversas coisas com o jogo, e gostaria de compartilhar algumas importantes lições com vocês aqui.

Qualquer atividade pode ser divertida com boa companhia.

Uma das coisas que mais gosto de fazer em Animal Crossing é visitar as ilhas dos meus amigos, ou convidá-los para conhecer a minha. Apesar das burocracias online da Nintendo, reuniões dentro do jogo me trazem muita alegria, mesmo que seja apenas com atividades banais. Não temos tantas coisas diferentes para fazer juntos dentro do jogo, mas isso não me impediu de criar boas memórias com ele. Em outras palavras, contando que você esteja com bons amigos, atividades simples são sempre agradáveis.

Bom humor e solidariedade vão mais longe do que egoísmo e ganância.

De forma geral, a comunidade ao redor de Animal Crossing é incrivelmente generosa. Claro que, entre meus amigos, coordenamos compras e vendas de nabos para otimizar o ganho de todos, mas mesmo estranhos muitas vezes abrem suas ilhas para qualquer um que queira ficar rico naquele dia. Quando não podemos nos visitar, a principal forma de interação entre amigos é enviando presentes, ajudando na obtenção de itens diferentes e trazendo um resultado positivo para todos.

Às vezes só precisamos fugir da realidade.

Animal Crossing fornece uma simulação de algo que todos queremos agora: ambientes externos. Claro que olhar para a tela do Switch não é a mesma coisa que andar no parque, mas os cenários coloridos e as músicas relaxantes do jogo fornecem algo que se assemelham a um substituto. E, nesse tempo, podemos pensar em outras coisas além da nossa própria ansiedade.

Tudo fica mais fácil quando somos organizados.

Eu sempre fui uma pessoa desorganizada. Não terrivelmente tal, mas um pouco mais do que eu gostaria. Em um certo ponto de Animal Crossing, percebi duas coisas. Primeiro, o jogo parou de estabelecer metas para mim; dali em diante, eu ditaria meus próprios objetivos. E segundo, para tornar a minha ilha em algo de orgulho, eu precisaria planejar e me organizar de verdade. Assim, rabisquei um plano diretor para a ilha e uma lista de tarefas para que, a cada dia, eu chegasse um pouco mais perto do que havia planejado. Dessa forma, eu consigo me sentir mais engajado no jogo e focar em pequenos objetivos, um de cada vez, sem me sentir completamente perdido nas ideias que vêm e vão da minha cabeça.

Inspire-se, mas evite comparações desnecessárias.

Como eu comecei a trabalhar na minha ilha depois dos meus amigos, fiquei completamente incrédulo quando os visitei pela primeira vez. Enquanto eu catava mato para pagar minhas primeiras dívidas, meus amigos já tinham cenários mirabolantes e ambientes decoradíssimos. Por alguns dias, fiquei um pouco com a sensação de que, por mais que eu continuasse jogando, minha ilha nunca seria tão bonita e organizada quanto as deles. Então percebi que essas ilhas me serviriam de inspiração, mas eu deveria evitar comparações de certa forma tóxicas. Cada jogador tem seu estilo e seu ritmo, e nem todos chegaremos aos mesmos lugares ao mesmo tempo. Essa é a beleza de Animal Crossing e, curiosamente, da vida real.

Mesmo tarefas rotineiras podem ser divertidas.

Animal Crossing é, em grande parte, um jogo de tarefas e rotinas. Somos recompensados por jogar diariamente, e todos os dias temos algumas tarefas que podemos fazer, como coletar algumas frutas e desenterrar fósseis. São coisas que não precisamos fazer, mas nossa experiência com o jogo será melhor se as fizermos. Com o tempo, cada pessoa desenvolve sua própria forma de executar essas tarefas, e entra em uma rotina agradável e recompensadora.

Verdadeiras amizades duram mais do que o tempo.

Não importa o que aconteça, a maioria dos personagens de Animal Crossing serão amigáveis com você. Mesmo que ocorra uma frustação e eles pensem em abandonar sua ilha, tudo pode ser resolvido com uma boa conversa. E assim são boas amizades: atenção é importante, mas não deve ser necessária uma manutenção constante.

Seja livre para ser quem você quiser.

New Horizons introduziu à série a possibilidade de mudar a aparência do seu personagem à vontade. Isso abre uma nova dimensão de expressividade ao jogo: afinal, muitas vezes nossa aparência está de certa forma atrelada ao nosso humor. Alguma combinação pode parecer mais “certa” em um determinado dia, então basta um armário e um espelho para mudar sua cor de pele, cabelo, sexo e acessórios para aquilo que te fizer se sentir melhor.


Esses pontos podem aparecer bobos ou óbvios, mas pensar em tudo isso me ajudou muito nas últimas semanas. Para mim, os dois pontos chave foram amizade e organização. Em termos de amizade, Animal Crossing trouxe uma desculpa para interagir com meus amigos, até que eu percebi que não precisava de desculpa para falar com quem eu gosto. Já sobre a organização, o jogo tem servido como espécie de cobaia para a vida real, me preparando para planejar e estruturar melhor diversos tipos de projetos, inclusive estes que produzo para o Neo Fusion. A vida não é remotamente tão simples quanto Animal Crossing, mas muitas vezes é justamente na simplicidade que encontramos aprendizado.

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Comentários

[…] No último sábado, 13 de março, completei um ano de isolamento social. Posso contar nos dedos as vezes que saí para resolver alguma pendência obrigatória presencialmente. Pensar que o mundo mudou tanto em 365 dias me causa ansiedade. Mas, pensar como eu mudei, ou deixei de mudar, nesse período me causa mais angústia. Obviamente, não tem sido fácil para ninguém. O que restou, além das adaptações de rotina, foi reaprender a me comunicar de maneira remota. Uma dessas lições foi aprendida por meio de Stardew Valley. […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 18/02/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/previa/valheim/) […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

[…] a alternativa não é descartada. Até mesmo tivemos uma história inédita do marsupial em Crash Bandicoot 4: It’s About Time. Poderíamos ter uma nova versão futuramente de Crash Bash – o party game da franquia […]

[…] mas também foi possível prestigiar títulos à parte dos cartunescos, como, por exemplo, o novo Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, que resgatou a alma de um dos jogos de esporte mais icônicos de sua geração. Embora a origem […]

[…] não sendo tão inovador e debatível quanto Her Story, o título certamente conquista um espaço importante no (já não tão popular) gênero dos […]

Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm