Relato: Resident Evil 7: Biohazard e a reencarnação de um clássico - Neo Fusion
Relato
Resident Evil 7: Biohazard e a reencarnação de um clássico
14 de julho de 2022

Em uma sucessão de erros e decisões narrativas minimamente questionáveis, apenas o terror, gênero que colocou Resident Evil em evidência na indústria dos games, poderia ressuscitar a franquia. É isso que Resident Evil 7: Biohazard faz de uma forma bem interessante: define novamente as escolhas de jogabilidade e de trama em títulos anteriores para reimprimir uma nova imagem com novos propósitos.

Resident Evil 7 é o primeiro jogo da saga construído especialmente para a nova geração de consoles da sua época — isto é, PlayStation 4 e Xbox One. Lançamentos anteriores tiveram atualizações para que o público pudesse desfrutá-los nesses videogames, mas estava por vir um novo projeto da Capcom que fosse concebido do início ao fim com base na tecnologia aprimorada disponível naquele momento.

Resident Evil 7

E se aquele era um momento de testar novas ferramentas para criação de jogos, calhou ainda mais ao estúdio reconstituir aquilo que sempre tornou Resident Evil popular, um instigante survival horror com elementos de exploração. Uma repaginação na franquia se mostrou necessária e, felizmente, ela foi bem cumprida.

Ethan Winters é um civil em busca de sua esposa, Mia Winters, desaparecida e dada como morta. Três anos depois, ele recebe pistas misteriosas que o levam a uma grande casa na zona rural dos Estados Unidos, onde então começa a vasculhar e descobrir segredos envolvendo Mia e uma família infectada por um terrível vírus.

Resident Evil 7

Tudo soa como novidade perante os jogos antigos. São personagens inéditos no núcleo principal, um novo estilo de gameplay em primeira pessoa, inimigos diferentes e um enredo diferente do que estávamos acostumados com Leon, Jill e os demais.

Imagino como o jogo deve ter sido um alívio para os fãs em seu lançamento. Eu, que joguei tempos depois pela primeira vez, já senti um enorme respiro criativo para a franquia, principalmente após experienciar Resident Evil 5 e Resident Evil 6. De fato, ele traz uma ideia mais instintiva, desafiadora e interessante que o destaca de seus antecessores.

Resident Evil 7

Me envolvi tão bem com o jogo que sua campanha passou voando. Dentre todas as situações possíveis acompanhadas pelo Ethan — que sofre como Cristo — foi um deleite poder resolver cada puzzle, participar de cada cutscene com a família Baker, tomar sustos repentinos e trafegar por espaços extremamente insalubres. 

Justamente pela ótima fluidez, pretendo voltar ao jogo novamente (e suas DLCs). Até seus momentos aleatórios alimentaram mais as minhas expectativas do que outros jogos. É sempre bom sair satisfeito de uma jogatina. Ou o ideal para qualquer entusiasta, eu diria. No caso de Resident Evil, acredito que este título aqui vai até um pouco além e consegue resgatar o seu prestígio que uma vez havia se perdido nas trevas, assim como Mia Winters.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm