Relato: Super Mario Odyssey e a dinâmica do Cappy - Neo Fusion
Relato
Super Mario Odyssey e a dinâmica do Cappy
19 de março de 2021

Por mais que eu tenha minha cota de reclamações sobre Super Mario Odyssey, em especial por achar que sua porção de nostalgia/referências sustenta demais a empolgação e recepção por parte de público e crítica, a mecânica de jogar o chapéu e capturar inimigos é extremamente satisfatória. Não acredito que, daqui em diante, iremos ver exclusivamente esse tipo de mecânica em termos de power-up — até porque Bowser’s Fury vai na direção contrária —, porém é uma das mais significativas qualidades do exclusivo de Switch.

Seja como um elemento estético do protagonista ou personificado na jogabilidade propriamente dita, Cappy chegou para revolucionar a franquia de Mario — que já passeou por diferentes estilos de fases e jogabilidades. Seu papel versátil estabeleceu novos padrões para o gênero de plataforma. Ele é versátil, carismático e vai te conquistar ainda mais em Super Mario Odyssey.

Um chapéu feito sob encomenda

Desde que era protagonista dos arcades de Donkey Kong, Mario (ou Jumpman, como era conhecido na época) leva consigo símbolos que foram eternizados como parte integrante de seu visual e se tornaram características únicas do mascote da Nintendo: o bigode, as roupas — popularmente conhecidas como macacão — e o chapéu. O bigode de Mario, inicialmente “tingido” de azul por conta das limitações do hardware da época, ganhou a cor preta apenas em Super Mario Bros. 3. Seu macacão também mudou, ganhando a inversão das cores azul e vermelho na versão americana de Super Mario Bros. 2. Mas e o chapéu?

O chapéu de Mario sempre foi vermelho, desde quando Shigeru Miyamoto colocou ele sobre a cabeça de Jumpman pela primeira vez em 1981. De lá até aqui, a única coisa que realmente mudou foi o desempenho gráfico dos jogos e a letra “M” — incorporada junto à cor vermelha para designar Mario e distinguí-lo de seu irmão gêmeo Luigi. Em Super Mario Odyssey, o chapéu ganha vida e não é apenas um elemento icônico de caracterização: Cappy é tão protagonista durante a jornada quanto seu próprio dono.

Ah, se meu chapéu falasse…

Cappy apareceu com seus olhinhos brilhantes nos últimos segundos do primeiro trailer de Super Mario Odyssey, que foi mostrado durante a apresentação do Switch em janeiro de 2017. Nesta oportunidade, pudemos perceber que Cappy serviria de plataforma para Mario, podendo conectar dois lugares mais distantes ou até mesmo impulsionar o bigodudo para alcançar um local mais alto do que aquele que se encontra. É bem interessante ver essa mudança que nos permite posicionar plataformas onde quisermos, o que acaba instigando mais nossa curiosidade durante a busca por colecionáveis.

No segundo trailer, revelado durante a E3 2017, Cappy apareceu logo no início do trailer na cabeça de um dinossauro, dando indícios de que algo diferente estava por vir. O chapéu apareceu rodopiando ao redor de Mario e interagindo com elementos de cenário, algo semelhante à funcionalidade do Wii Remote quando apontado para a tela em Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2. Cappy se tornou, aos poucos, uma extensão do corpo e das habilidades de seu dono, em uma harmonia rítmica quase perfeita.

Além disso, Mario apareceu vestindo um sombrero colorido, uma cartola branca, um chapéu de safari, como em Mario’s Picross, um toque blanche — popularmente conhecido como chapéu de cozinheiro — diretamente de Yoshi’s Cookie, um snorkel de mergulhador, um capacete de futebol americano e até vestes que homenageiam o controverso NES Open Tournament Golf. O tradicional chapéu vermelho, que era um símbolo imutável, se tornou totalmente customizável e adaptável. Seja qual for a origem, forma ou cor, a relação entre Mario e Cappy é, literalmente, de se tirar o chapéu.

2017: uma odisseia com Cappy

Após dezenas de jogos com power-ups, chega a hora de abandonar esses itens que nos concedem habilidades temporárias. Cappy agora é arremessado em direção a inimigos, personagens ou objetos interativos, capturando-os e permitindo que Mario utilize suas habilidades específicas, sejam elas de movimento, pulo, extensão, disparo, etc. A escolha de design de substituir uma mecânica tão sólida por algo diferente deve ter sido inicialmente duvidosa, mas, pensando bem, foi excelente para fortalecer o companheirismo entre o chapéu e seu fiel dono.

Além de ser uma adição mecânica bastante criativa, Cappy e sua irmã Tiara são tão protagonistas quanto os velhos conhecidos Mario e Peach — algo que é deixado claro logo nos primeiros minutos de jogo. O papel de Cappy na narrativa é fundamental, e isso se torna ainda mais notável com o progresso narrativo — que se inicia com Cappy salvando Mario e seu chapéu que fora destruído por Bowser durante um confronto.

Mario nunca esteve sozinho, pois sempre contou com a ajuda de muitos amigos e até rivais em suas aventuras, mas também nunca esteve tão próximo e nunca foi tão dependente de algo ou alguém quanto de Cappy. Mas não se engane: Cappy também depende de Mario, e é essa relação tão amigável que tornam seus destinos cruzados uma odisseia daquelas.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm