Relato: Toodee and Topdee - Neo Fusion
Relato
Toodee and Topdee
14 de junho de 2023

Publicado em 2021 para PC e Nintendo Switch, o simpático Toodee and Topdee chega agora também aos demais consoles. A partir da versão para PlayStation 4/5 pude conhecer o jogo de plataforma e puzzle que já havia agradado a Marina, aqui do site, quando testou a versão para o console da Nintendo ano passado.

Toodee and Topdee combina duas perspectivas a partir dos personagens vindos de dois mundos distintos. Enquanto o Toodee, como o nome já bem aponta, experimenta a realidade em 2D, se movimentando em progressão lateral como esperado em jogos de plataforma; Topdee se desloca e vê o mundo do ponto de vista de uma visão de isometrica de cima, ou top down, daí o seu nome.

Toodee and Topdee

Após o criador construir alguns mundos diferentes com a ajuda de seu assistente Toodoo, o ajudante prevê seu fim tão logo as criações tenha sido feitas, e para não ser apagado resolve roubar o ponto e vírgula que mantém o equilíbrio entre todos os lugares. Sendo assim, os planetinhas começam a se chocar e misturar, dando a chance da dupla de heróis se conhecer e começar a cooperar.

Toodee e Topdee passam por alguns mundos, cada um com cerca de 20 estágios tendo um chefão final. Cada local tem suas mecânicas específicas, desde elementos como nível de água, tiros de fogo e nuvens com trovões, passando por inimigos simples até gimmicks mais complexos como portais. O básico de cada fase é levar cada um dos dois protagonistas para o ponto de conclusão.

Toodee and Topdee

O ponto é que cada lugar tem seus obstáculos, e levar a dupla pro portal final pressupõe resolução desses a partir de alternancia entre os protagonistas. Trocâ-los é bem simples e rápido, feito a partir de um único botão. Enquanto uma dimensão está se movendo, a outra fica parada, incluído aí o Toodee ou Topdee. Como a perspectiva deles é diferente, um buraco de queda para um deles não passa de um vão na parede sem consequência alguma para o outro.

Dessa maneira, a maior parte das resoluções acontece a partir do Topdee mover coisas como caixas e blocos e criar plataformas para o seu colega. Naturalmente, e progressivamente durante a campanha, o Toodee também deve ajudar a alterar o mundo do amiguinho, principalmente coletando chaves ou guiando um tipo específico de “inimigo”, mas no geral Topdee vive em um mundo de puzzle enquanto o Toodee numa realidade de plataforma 2D.

Toodee and Topdee

O jogo acerta na forma como o ir e vir entre personagens é bem implementando. Além de simples, é divertido fazer coisas com cada um dos dois no intuito de chegar ao portal final. Existe uma boa progressão da dificuldade dos puzzles em cada mundo, dada a iteração dos elementos e gimmicks de cada local. Os mundos tem temas e osbtáculos e elementos de intereção diferentes, fazendo ser uma experiência mais variada.

Os chefes colocam tais elementos únicos de cada “mundo”, além de trazerem situações fora do comum das fases, sendo um ponto interessante da campanha. Com o desafio dos insetos azul e vermelho, o título também traz a proposta de uma jogatina mais rápida.

Toodee and Topdee

Toodee and Topdee não é apenas um jogo com uma premissa interessante, como também um que sabe iterar e trabalhar bem com seus elementos.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm